Mitos e Verdades sobre a China

como planejar uma viagem para china

Existem muitos mitos e verdades sobre a China. A China é um país distante de nós duas vezes. Distante geograficamente e distante culturalmente, muito!

A verdade é que conhecemos tão pouco da China, e o pouco que conhecemos está envolvido em muitos mitos, pré-conceitos, e sensacionalismo. A recente ascensão da China fez ela se tornar um pouco mais conhecida, mas ainda assim é um país envolvido em mistérios.

Eu sempre digo que quando a gente conhece mais profundamente um país, a gente consegue encontrar razões e lógica para as coisas mais diferentes que vemos, e tudo começa a fazer mais sentido. Existem muitos mitos sobre a China, alguns tem base em antigas práticas, outros não faço ideia de onde surgiu, e trouxe aqui alguns dos mitos e verdade sobre a China e um pouco de explicação.

Alguns mitos e verdades sobre a China

o que fazer em shanghai

Na China tudo é velho e pobre

Mito. A China é o segundo país mais rico do mundo. Só estando do lado de cá para entender a potência que é a China. Os últimos 30 anos na China, acho que ela teve um progresso que a Europa teve em uns 300 anos, porquê o país virou outro! A tecnologia na China deixa todo mundo boquiaberto.

A China é o país da modernidade e tecnologia, tudo na China é maior. Se vão construir um prédio, será para bater um recorde de tamanho, uma ponte? Será a maior do mundo! E por ai vai! Sim, existe lugares mais pobres, principalmente se você sair do eixo Pequim-Shanghai-Grandes cidades, mas você como turista vai certamente se surpreender é com a modernidade da China

Na China, todo mundo arrota

Verdade. Um dos motivos é cultural. Segundo a medicina chinesa, você não pode reter as reações naturais do seu corpo, se seu corpo que colocar aquilo para fora naquele momento, é porquê se você reter aquilo, vai te fazer mal. Sabe que pensando por esse lado, faz sentido?!

Mesmo Hong Kong sendo um lugar mais internacional, essa prática é comum. Você está na rua, no metrô ou em outros lugares e do nada ouve um super arroto gigante, ninguém se surpreende, ninguém vira para ver quem foi o “mal educado”. Inclusive já vi não-asiáticos que depois de um tempo morando na China passaram a arrotar sem cerimônias.

Chinês come cachorro

Em partes. A maioria dos chineses nunca comeu carne de cachorro, mas é verdade que é uma carne que se come na China. Carne de cachorro é mais comum na região de Cantão, e nas províncias do norte da China, as que são mais perto da Coréia do Sul, um lugar onde carne de cachorro é ainda mais comum.

Existe uma raça específica para se comer, e os cachorros são criados para isso. Como um boi ou porco, criado para abate mesmo, a diferença é que nós não estamos acostumados a ver isso. Não é que eles pegam o poddle de casa, matam e comem, há todo um esquema para isso, e não é algo que se coma todos os dias.

Leia também : Seguro saúde para China

restaurante com estrela Michelin mais barato do mundo

Comida chinesa é muito gordurosa, tem muita fritura

Falso. Muitos de nós conhecemos a comida chinesa apenas de restaurantes que fazem basicamente porco agridoce, yakisoba e mais uma ou duas frituras. A comida chinesa é infinitamente maior que isso, e uma coisa que eu percebi desde que mudei para Hong Kong é que eles comem muitos legumes, não raro tem vários pratos de legumes e hortaliças refogados.

Sim, existe as frituras, mas existe também muitas coisas cozidas no vapor. A comida chinesa na China é bem diferente do que já comi no Brasil, na Europa e em outros países fora da Ásia. Não sei porquê mas a comida chinesa feita fora da chinesa no geral é mais gordurosa e menos saborosa que a real comida chinesa, a diferença chega a ser gritante em alguns casos.

Escolha aqui seu hotel nas principais cidades chinesas

ShanghaiPequimNanjingHangzhou
TianjinChengdu WuhanQingdao
DalianShenyangKunmingGuangzhou

Na China só é permitido um filho por casal

Essa lei mudou em 2016. Eu acho que um dos fatos mais conhecidos sobre a China é esse da política do filho único, onde os casais não podiam ter mais que um filho. A verdade é que ela nem sempre existiu e que havia algumas exceções para essa política de filho único, mas é certamente uma das coisas que as pessoas mais conhecem sobre a China

A política do filho único durou 36 anos, e proibia os casais de terem mais de um filho. Havia exceções como no caso de gravidez de gêmeos, pessoas que morassem em área rural (trabalhar no campo precisa de mais mão de obra) quem tivesse o primeiro filho deficiente etc…ou quem pudesse pagar!

Havia uma taxa a ser paga para quem tivesse um segundo fiho, mas esse segundo filho não teria direito a escola pública e outros serviços públicos, então ter um segundo filho era apenas para quem pudesse pagar a taxa e pudesse criar.

mitos e verdades sobre a china

Redes sociais são bloqueadas na China

As redes sociais ocidentais apenas. Sim, existe censura e a internet é monitorada pelo governo, e redes sociais como Facebook, Instagram e outros são bloqueados na China. Se você quiser usar redes sociais na China, deve recorrer a um vpn que muda o seu IP e te localiza em algum lugar fora da China, “driblando” assim a censura chinesa.

Não pense que os chineses não conhecem redes sociais, eles tem absolutamente as mesmas redes que nós, mas com nomes diferentes. Não tem Google mas tem Baidu. Não tem Youtube mas tem YouKou. E Renren seria o equivalente do Facebook. Nesse caso, eles usam tudo e não sentem falta, porquê eles tem as redes sociais deles, e os amigos também usam as mesmas redes sociais.

mitos e verdades da china

A China é um país com muita poluição

Verdade. Mesmo se os níveis de poluição na China melhoraram muito nos últimos anos, o país como um todo ainda tem níveis bem altos de poluição. Não são raros os dias onde tudo fica bem encoberto por causa da poluição, e isso é um assunto que muitos brasileiros me perguntam quase sempre.

O que nem todo mundo sabe, é que a China embora tenha um nível alto, não tem o maior índice de poluição. Estive recentemente na Índia e lá é bem mais forte que aqui. A poluição aqui é bem forte, mas alguns lugares na Europa estão já com índices quase ou mesmo iguais aos daqui.

Mitos e Verdades sobre a China

Chineses comem insetos

Mito. Já ouvi um ditado que diz que chinês come tudo que voa, menos avião e tudo que tem 4 patas, exceto mesa. A verdade é que a China passou por grandes períodos de fome, o último foi de 1958 a 1961 quando milhões de pessoas morreram. Essas épocas de fome as pessoas faziam o que podiam, comiam o que encontravam ou morriam de fome.

Hoje em dia, não é mais o caso. Chineses comem muito miúdos, coisa como intestinos, cérebro, e outras partes do boi e do porco são comuns, mas insetos não. Se você for num supermercado na China, vai ver muito pé de galinha (eles adoram!) e outros miúdos, outro dia eu ví esôfago de porco no mercado, mas insetos não faz parte da alimentação da maioria dos chineses.

Sim, você vai ver em alguns lugares, principalmente Pequim, barraquinhas vendendo escorpião no espeto, mas aquilo é algo para turistas! Você não vai ver em outros lugares venderem aquilo, inclusive nunca vi aqui em Hong Kong e nem em outras cidades chinesas.

como ir do aeroporto de taipei ao centro

Chineses não falam inglês

Verdade. Achar uma pessoa que fala inglês na China não é das tarefas mais fáceis, mesmo em locais turísticos. Já fui inclusive num hotel quatro estrelas onde a recepcionista não falava inglês e fez meu checkout com o tradutor do telefone. Shanghai é a cidade que você mais vai encontrar pessoas falando inglês, Guangzhou também tem um número razoável, mas fora disso é raro!

O metrô tem sinalização em inglês, mas não conte muito com o fato de encontrar pessoas falando em inglês para dar informação. O meu conselho é você fazer um super planejamento de viagem e ter internet para poder usar o tradutor em caso de necessidade.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

2 COMENTÁRIOS

  1. A cachorrinha que adotei foi resgatada de um matadouro de carne de cachorro na cidade de Harbin, na China. Desde então, tenho conhecido mais sobre o assunto e é algo horripilante. Há grandes festivais em regiões específicas em que se consumidos milhares de cães (o de Yulin dura 10 dias e são consumidos 15 mil cães todos os anos). As condições em que os cães são mantidos são insalubres e muitos sofrem maus tratos. Muitos deles são cães de raça (goldens, labradores, beagles, etc.) porque a carne é apreciada. Tenho contato com uma ONG formada por 2 europeias e uma australiana que moram na China e enviam os cães para abrigos ao redor do mundo para terem um futuro melhor. Acompanho diariamente o trabalho delas. Pelo menos 1 vida eu consegui garantir um futuro diferente. Minha Luna é uma golden retriever cheia de vida e é a alegria da casa! Jamais terá o destino que estava reservado para ela na China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.