China no Inverno : Vale a Pena Viajar para a China no Inverno?

China no Inverno : Vale a Pena Viajar para a China no Inverno?

Última atualização

como planejar uma viagem para china

Você viajaria para a China no inverno? Vale a pena viajar para a China no inverno? Faz muito frio na China no inverno? Essas foram algumas das perguntas que recebi ultimamente e resolvi falar um pouco mais sobre viajar para a China no inverno. Sobre as vantagens e desvantagens de uma viagem para a China durante o inverno, e quais cidades visitar.

China ainda está longe um destino popular de inverno para viajantes estrangeiros que procuram atividades específicas de inverno, mesmo entre os asiáticos, a primeira opção termina sempre sendo Japão ou CoréiaMuitas pessoas não fazem ideia de como é a China no inverno, não sabem se é um país frio, se neva, se pode fazer esqui, se as coisas funcionam ou o quão frio é a China no inverno.

omo planejar uma viagem para china

A China é um país enorme, perdendo em tamanho apenas para a Rússia e o Canadá, sendo o terceiro maior do mundo em área. Para vocês terem uma ideia, depois vem os Estados Unidos e depois o Brasil. Se no Brasil, o inverno em cidades de diferentes regiões é bem distinto, na China também vai ser! Pequim e Cantão tem invernos tão diferentes como Salvador e Porto Alegre por exemplo.

A China também tem suas atrações de inverno. Há festivais de inverno incríveis, há regiões dedicadas ao turismo de inverno e  belas áreas de inverno, assim como lugares no sul da China que têm clima ameno durante o inverno. Ou seja, tem turismo de inverno na China para quem gosta de frio e para quem quer fugir do frio, tudo depende de onde você vai.

Os chineses praticamente não viajam durante o inverno, e é a baixa temporada do turismo na China, e isso quer dizer preços mais baixos e menos gente nas atrações. A baixa temporada na China começa em novembro e termina em março (excluindo o Ano Novo Chinês, quando o país inteiro está viajando e é a maior migração em massa do mundo).

o que fazer em shanghai

Menos multidões

Normalmente, há menos viajantes, pois a maioria dos chineses não viaja durante esse período por vários motivos. A gente tem mais espaço e tempo para aproveitar a viagem ao máximo. A maioria dos destinos mais populares na China (a Grande Muralha, Pequim, Xi’an, Shangai, Guilin, Hong Kong, Hangzhou, Chengdu …) ainda são bem animados durante o inverno, mas sem um milhão de grupos de chineses fazendo turismo!

Uma outra vantagem é o preço das coisas, menos turistas significam que a maioria dos hotéis e companhias aéreas oferece preços mais baixos para atrair clientes; algumas companhias aéreas oferecem até 80% de desconto nos voos. Atrações e resorts costumam vender ingressos de baixa temporada. Os trens por exemplo não tem desconto, já que os trens na China possui preços tabelados.

Escolha aqui seu hotel nas principais cidades chinesas

Shanghai Pequim Nanjing Hangzhou
Tianjin Chengdu  Wuhan Qingdao
Dalian Shenyang Kunming Guangzhou

 

Temperaturas de inverno na China

A China é um país vasto e o clima no inverno varia muito de norte a sul, de leste a oeste. Nesse ponto é como o Brasil onde o inverno nordestino em nada tem a ver com o inverno gaúcho. O inverno e o nível de frio na China vai depender de onde você vai, mas a boa notícia é que o inverno na China é a época mais seca, quase não chove e não tem muitas tempestades, exceto de neve no norte e nordeste.

china no inverno

Nordeste da China

Os invernos nessa região da China são longos, congelados e com neve, essa parte parece quase ter saído de Games of Thrones, para vocês terem uma ideia, é a parte da China perto da fronteira com a Rússia. Harbin, a capital da província de Heilongjiang não é chamada de “Cidade do Gelo” por acaso. Temperaturas de janeiro médias -12 ° C durante o dia, e durante a noite o mais comum é em torno de -20°C.

Norte da China

Pequim tem um inverno bem frio e longo e com neve! Entre novembro e março é uma época bem fria, as temperaturas médias estão abaixo de zero, mas dias ensolarados frequentes são perfeitos para passeios turísticos. A parte boa é que nessa época dá para visitar as principais atrações de Pequim com muita tranquilidade, uma vez que estão bem mais vazias.

O frio vai deixar as atrações bem vazias, é a sua chance de ter a Muralha ou o Templo do Céu quase que só para você. A possibilidade de pegar neve por lá é grande, minha experiência no norte da China durante o inverno se resume a um cancelamento de voos por causa de uma tempestade de neve e a Air China me fez esperar quase 20h, me lembro que estava bem frio (era meado de novembro) 

o que fazer em shanghai

China Central / Meridional

Shanghai, diferente de Pequim, tem um inverno bem mais brando, raramente nevando. A temporada de inverno é de dezembro a fevereiro, onde o inverno é bastante úmido e cheio de dias nublados. As temperaturas geralmente ficam acima de zero, mas se sentirão mais frias devido à umidade, um bom exemplo disso é Shanghai.

É muito importante que você escolha um bom hotel na China, alguns cuidados devem ser tomados porquê nas regiões menos frias, os hotéis baratos não costumam ter aquecedor, e mesmo com o inverno mais brando, você vai precisar de um.

o que fazer em hong kong

Sul e extremo sul da China

A província de Yunnan é um dos lugares com clima super ameno mesmo durante o inverno. Kunming, a capital da província tem temperaturas que não mudam muito durante o verão e o inverno, sendo uma boa opção tanto para fugir do frio no inverno, como para fugir do calor no verão.

O extremo sul da China cai dentro dos trópicos e esses lugares não passam por um inverno. As temperaturas de “inverno” são bastante amenas, até mesmo quentes. De fato, ir no “inverno” seria melhor hora de visitar esses lugares para você, se você não gosta de suportar o calor escaldante do verão.

o que fazer em hong kong

E aqui eu vou dar minha opinião como moradora da região, de Hong Kong mais especificamente : A melhor época para visitar aqui é de novembro a março. O verão em Hong Kong, Macau, Guangzhou e região é muito insuportável! Muita gente vem me dizer que por ser brasileiro, está acostumado ao calor, mas o que muitos não sabem é que o calor não é o maior problema aqui e sim a unidade! Se você é de Manaus, Belém ou afins vai entender o que eu estou falando e concordar, porquê mesmo os brasileiros acham isso aqui insuportável durante o verão, e por isso eu sempre recomendo visitar durante o inverno.

inverno na china

Eu sei que quando a gente fala de China ninguém pensa em praia! Sabia que a China tem praias incríveis? A ilha de Hainan fica ao largo do Vietnã e tem praias incríveis. Quase certeza que você nunca ouviu falar de Sanya, mas Sanya é uma cidade de mar azul, coqueiros, resorts e calor tropical em pleno inverno na China!

Principais atividades de inverno na China

china no inverno

Festivais de Inverno

O Festival de Gelo de Harbin é o maior evento de escultura em gelo e neve do mundo. É uma parada obrigatória para quem curte inverno e esculturas de gelo. Imaginem andar por um bairro todo feito com esculturas de gelo em tamanho real? O lugar onde acontece o festival é de deixar a Elsa e todo o pessoal de Frozen de queixo caído! O que Harbin tem de bonita, tem de fria com temperaturas médias de -16C durante o inverno e sendo um dos lugares mais frios da China.

o que fazer em macau

Ano Novo Chinês

É o festival tradicional mais importante da China. Há muitas atividades culturais, como feiras do templo, danças de dragões e danças de leões nas ruas de algumas cidades. O Ano Novo Chinês é incrível, eu acho a experiência de estar na China e poder ver tudo que acontece nessa época incrível, mas ao mesmo tempo não é a melhor época para viajar para a China. 

É durante o Ano Novo Chinês que acontece a maior migração do mundo, onde os chineses viajam. Acredite, você não vai querer estar no meio disso sem muita preparação! É mais cheio que Natal e todos os feriados juntos, a China tem quase 1 bilhão e meio de habitantes, e você não vai querer estar nas estações de trem ou aeroportos no mesmo dia que todos viajam!

Um outro detalhe é que o preço das coisas aumenta muito, os voos dobram de valor, os hotéis ficam mais caro e lotam rápido. Meu conselho é evitar se deslocar nos dias principais do feriado (que tem data móvel) e tentar aproveitar apenas em um destino se for o caso, sem precisar viajar durante o período. Ahhh! Os trens tem preço fixo, mas não deixe para comprar de última hora porquê costuma esgotar.

china no inverno

Paisagens invernais

A China fica extremamente fotogênica durante o inverno! E nem estou falando dos lugares mais clichês como Pequim e a Grande Muralha, me refiro a lugares de natureza mesmo, montanhas e lagos que ficam extremamente lindos durante o inverno. A província de Sichuan e a região de Leshan é conhecida pelas suas belas paisagens de inverno.

Esqui 

Pequim vai sediar as Olimpíadas de Inverno de 2022, e a China tem atraído cada vez mais viajantes para as pistas de esqui, embora ainda esteja bem atrás de outros destinos de esqui na Ásia como Coréia e Japão. Há vários resorts de esqui já nos arredores de Pequim, e alguns mais na região nordeste da China, imagino que muitos outros vão surgir até 2022. Um outro lugar que também serve para esquiar é a província de Sichuan, afastado uns 120 km de Chengdu fica um dos maiores resorts de esqui da China.

Hospedagem em Guangzhou

Comida invernal na China

Sabe aquela coisa dos europeus de comer fondue, raclette e afins no inverno? Na China também tem comidas típicas do inverno e os chineses são um povo que AMAM  comer! Claro que cada região tem suas particularidades, mas uma coisa que é muito comum no inverno por aqui é hot pot.

china no inverno

Hot pot também é conhecido como fondue chinês ou vietnamita, que basicamente é uma grande panela com um caldo ou dois que você escolhe, e vai adicionando outras coisas de acordo com o seu gosto, você vai adicionando e comendo. É algo super convivial, e que os chineses adoram fazer no inverno.



Booking.com

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais em Ásia, China, Dicas de Viagem, Planejamento, Slides
trem na alemanha
Trem na Alemanha : Como Funcionam

onde se hospedar em shenzhen
Onde se Hospedar em Shenzhen : Dicas de Hotéis

Fechar