Atrações em São Petersburgo : 5 Imperdíveis

os russos são racistas

Eu não me canso de dizer que São Petersburgo é uma cidade que não recebe a atenção devida, a cidade é maravilhosa, tem atrações para pelo menos 5 dias mas eu sei que nem todo mundo passa tanto tempo na cidade. São Petersburgo é uma cidade que eu certamente iria sempre descobrir algo novo.

Eu acho engraçado que nas duas vezes em que fui para Rússia, vi algumas pessoas torcerem a cara porquê imaginam que não tem nada de interessante para ver, e que a Europa só se visita França, Espanha, Itália e Portugal, mal sabem que a Rússia é incrível como todo e que tá cheio de atrações em São Pertersburgo.

5 Atrações em São Petersburgo que são incríveis

roteiro de 5 dias em são petersburgo

Catedral do Sangue Derramado

Não tem como ir a São Petersburgo e não visitar essas duas catedrais incríveis! Eu ainda lembro que na minha primeira vez na Rússia eu cheguei na esquina e dei de cara com a Catedral do Sangue Derramado, eu já tinha lido sobre ela mas não fazia ideia que ela fosse tão linda, achava que a linda era apenas a Catedral de São Basílio em Moscou, estava muito enganada!

Roteiro de 4 dias em São Petersburgo

Quem já entrou em uma igreja ortodoxa russa sabe que geralmente tem aquela coisa meio exagerada, muito decorada por dentro com tantas imagens que a gente nem sabe bem por onde olhar. Essa aqui claro que é muito mais exagerada (e bonita!) que todas as outras igrejas russas que vi na vida!

roteiro de 5 dias em são petersburgo

Catedral de Santo Isaac

Numa das minhas caminhadas pela cidade, uma enorme cúpula dourada me chamou a atenção. Quanto mais eu me aproximava, maior ia ficando e de perto ela é bem impressionante mesmo. A Catedral de Santo Isaac já foi a principal igreja de São Petersburgo e hoje ainda é a maior catedral ortodoxa do mundo!

A Catedral de Santo Isaac hoje em dia não é mais exatamente uma catedral, no sentido de não ter missas e coisas do tipo lá, ela é um museu (custa 250 rublos a entrada) e não tem bancos como nas igrejas, já que apenas missas muito especiais acontecem lá.

Roteiro de 5 dias em São Petersburgo

Quando a gente entra, fica meio sem saber pra onde olhar, as igrejas ortodoxas (principalmente as russas) são assim cheia de imagens, ela é mais simples que a do Sangue Derramado mas ainda assim é muito ornamentada nas paredes e tetos. Se estiver com as pernas boas, suba os 300 degraus até a varanda da catedral para ter uma vista incrível de São Petersburgo.

roteiro de 5 dias em são petersburgo

Fortaleza de São Pedro e São Paulo

Um lugar que eu recomendo passar toda uma manhã por exemplo! A Fortaleza de São Pedro e São Paulo é onde a cidade de São Petersburgo se originou, onde foi feita a primeira construção da cidade. A fortaleza na verdade nunca teve efeito de defesa (apesar do nome) e foi mais uma prisão política mesmo.

A fortaleza é na verdade um complexo com várias atrações, sendo a mais importante para mim a Catedral de São Pedro e São Paulo que é lindíssima por dentro. Além da riqueza da catedral, uma coisa que me chamou atenção foi o mausoléu de alguns tzares lá dentro, sendo o do Pedro. o Grande o mais importante de todos.

Tem também algumas outras partes menos bonitas e mais “bizarras” da fortaleza, como é o caso do Museu da Tortura, que eu não fui. O ingresso para a Fortaleza de São Pedro e São Paulo tem preços diferentes, e depende do que você vai querer ver, mas sempre visite a catedral porquê vale muito a pena.

museu hermitage

Museu Hermitage

O maior país do mundo não faria nada pequeno né? A prova é que o Hermitage é o segundo maior museu de arte do mundo (perdendo apenas para o Louvre!) e possui mais de 3 milhões de peças. O Hermitage era o Palácio de Inverno dos tzares russos, então por dentro vocês vão estar mesmo passeando por um palácio, e vendo algumas dos quadros mais famosos do mundo.

museu hermitage

A parte ruim do Hermitage é que ele é daqueles museus gigantes que mesmo que você fica muitas horas lá, não vai conseguir ver todas as galerias e tudo que o museu oferece. O museu é na verdade um complexo com várias partes, e mesmo indo com guia e sem pegar fila eu tive um pouco a sensação que faltou coisa.

Roteiro de 4 dias em São Petersburgo

Palácio de Catarina

São Petersburgo é a cidade dos palácios! Se o Hermitage era o palácio de inverno, esse aqui é o palácio de verão, onde os tzares iam passar férias no subúrbio de São Petersburgo. Antes de ir eu já sabia que era um palácio de estilo rococó (uma das poucas coisas que sabia sobre o palácio!) mas quando cheguei eu achei que ele parece um bolo confeitado, é muito exagerado, sabe? Eu sei que é o estilo mas é muito laço, muito dourado, muito querubim, muito tudo!

palacio catarina

Eu tive a sorte de ir no verão, então pude ver os jardins e andar pela área. Mesmo fora do castelo, sempre tem fontes, monumentos e os jardins do palácio se fundem com o bosque da região. O lugar é incrível e eu entendi porquê é uma das principais atrações de São Petersburgo.

Para visitar o palácio, é necessário fazer uma visita com guia, não é possível ir visitar livremente. Os guias do palácio fazem visita apenas em russo, então é necessário comprar uma visita guiada com antecedência, já que do contrário será apenas em russo.

palacio peterhof

 Peterhof

As pessoas costumam chamá-lo de ” O Versalhes da Rússia”  e mesmo eu que acho esses apelidos de cidades sempre ruins, acho que nesse caso a relação seria apropriada. Peterhof é um conjunto de palácios que fica no subúrbio de São Petersburgo, numa cidade chamada Petergof e foi construído a mando de Pedro, o Grande.

Tirando o fato dele parecer um tanto narcisista com a cidade e o palácio levando o nome dele, o Peterhof é um dos palácios mais incríveis que visitei na vida e Pedro, o Grande realmente fez bonito. Tá certo que ele era meio megalomaníaco, e construiu uma cidade com o nome dele e mesmo um palácio com o nome dele, mas no final a cidade se tornou uma das mais lindas que já vi na vida!

No dia que eu fui, só pude visitar a parte de dentro do palácio, peguei um super mau tempo e não pude ir aos jardins. Mas pelo que vi, realmente ele realmente é incrível! A pequena parte que consegui visitar foi a  Grande Cascada e a Fonte de Sansão. Sim, em vários momentos me lembraram o estilo do palácios franceses, inclusive soube depois que essa parte foi inspirada na cascata do Castelo de Marly.

Palácio de Catarina e Peterhof no mesmo dia?

Eu sei que muitas agências propõe passeio para fazer Peterhof e o Palácio de Verão em um dia, mas eu não acho uma boa ideia. Tanto o Peterhof como o o Palácio de Verão tem muita coisa para ver, tem jardins enormes e são divididos em tantas partes que levaria uns dois dias para visitar tudo.

As vezes a gente fica na ânsia de querer conhecer tudo, mas na pressa acabamos não explorando todo o potencial de uma atração. Claro que se você for em pleno inverno russo, a regra pode não se aplicar porquê vai ser difícil explorar o jardim e você vai preferir atrações fechadas.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi Paula, tá bem?
    Eu estou com a ideia de fazer Helsinque, atravessar o Baltico de ferry até Tallin e depois de trem ou ônibus ir até são Petersburgo e Moscou….O que acha?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.