Como se Vestir para Visitar Templos Budistas

visto de trânsito para china

Como se vestir para visitar templos budistas

Depois que eu fui morar na Ásia, tive bem mais oportunidade de conhecer templos budistas. Templos budistas são lugares sagrados, onde opera o respeito a divindade, então precisamos nos vestir de acordo. O problema é que em muitos países onde visitamos templo, faz um calor danado!

Se vestir para visitar templos budistas pode ser um desafio em lugares quentes. Se eu consegui me vestir direito para visitar mesquitas em Istambul em pleno Ramadã, ir a templo ficou mais fácil. Na verdade esse post não é somente sobre como se vestir para visitar templos budistas, mas também como se comportar dentro de um.

o que fazer em hong kong

Na minha primeira vez em um país budista, fiquei com medo de ofender sem querer e procurei ler sobre o assunto. Por mais que a gente tenha boas intenções, as vezes cometemos algumas gafes, já que é bem diferente da nossa cultura. Não tem jeito, temos que ler bastante e tentar aprender o máximo possível.

negra na china

Como se vestir para visitar templos budistas e como se comportar

Lugares como China, Japão, Hong Kong e Coréia, é mais tranquilo e em muitos templos você pode ficar calçado a maioria das vezes. De modo geral é também muito mais tranquilo em relação a roupa que em lugares como Laos, Tailândia ou Camboja.

Por exemplo, dentre os templos de Hong Kong, você raramente vai precisar tirar os sapatos. Já em Luang Prabang no Laos por exemplo, eu tirei o sapato toda hora. Vai depender mesmo de cada país. A regra é sempre observar o que os locais fazem e fazer o mesmo, olhe também as placas no lugar.

como se vestir para visitar templos budistas

Roupas para visitar templos

Com o calor que faz o ano quase todo no Sudeste Asiático, estar sempre com roupa composta para visitar templos pode ser um desafio. Eu quase sempre saía de calça asiática larguinha e camiseta, ou uma saia longa. O que pega é os braços e colo descobertos, mas eu sempre tinha um lenço na bolsa e jogava por cima, na hora de entrar.

Como se Vestir para Visitar Templos Budistas

Nada de shorts e decotes, roupas compostas e ombros e colo cobertos é a regra. Se você não for igual a mim que quer entrar em todo templo que vê, pode escolher um dia só para visitá-los e nesse dia usar roupas mais compostas.

Lembro de quando fui ao Grande Palácio em Bangkok, muita gente supresa com o dress code, e vendedores do lado de fora alugando roupas para os turistas entrarem.

Leia também : Como se Vestir em Bali | Dicas de Etiqueta na Indonésia

Acessórios de Buda

Na minha última viagem a Tailândia, eu vi uma placa falando sobre estátuas e decoração de Buda, com os dizeres “Buda não é decoração”. Na mesma hora aquilo me deu um clique, e fiquei pensando em quantas vezes pensei em ter uma estátua de Buda decorando a minha sala, e o quanto aquilo era desrespeitoso ao olhos de um budista.

Buda é um ser supremo aos olhos deles. Não é feito para ornar uma sala, é feito para ser adorado. E não, não importa se essa não é sua religião, a nós cabe apenas ver o lado deles, e respeitar. A mesma coisa é com tatuagens de Buda, roupas e acessórios, se os locais não usam, por algum motivo deve ser, né?

Como se Vestir para Visitar Templos Budistas

Como se Vestir para Visitar Templos Budistas : Cuidado com os pés!

Em várias religiões, os pés são impuros! São a parte mais baixa do corpo e precisa de uma atenção extra para não ofender sem querer. Não é por acaso que os sapatos são retirados e ficam fora da casa (ou na entrada) na cultura asiática.

Você provavelmente vai ver um monte de sapatos, tire o seu e coloque ali também. Alguns templos tem prateleiras, outros tem um cantinho, mas você vai ver sapatos de fora. Na China e Hong Kong você pode entrar com sapatos, mas lugares como Tailândia e Laos, isso seria um super desrespeito, olhe como todo mundo está fazendo, e faça igual.

Nunca em hipótese alguma use o seu pé para coisas que não seja andar. Não aponte nada com o pé, não coloque os pés em cima de cadeiras e assentos, pés precisam ficar no chão. Outra coisa que vejo muito entre os mochileiros é carregar o sapato fora da mochila, e isso é super mal visto, já que pés e sapatos são impuros, não devem ficar assim exposto e com risco de encostar nas pessoas.

Como se Vestir para Visitar Templos Budistas

Sentar é uma arte!

Outra coisa é a posição de sentar! A posição que nós normalmente sentamos no chão, com as pernas cruzadas não é a posição mais correta do ponto de vista do Budismo. O mais correto nas suas pernas com os pés virados para trás! Eu sei que é bem difícil para nós sentarmos assim durante muito tempo, mas vale o esforço de tentar pelo menos alguns minutos.

Como se Vestir para Visitar Templos Budistas

Falando em sentar, se acontecer de algum monge puxar assunto com você ( acontece deles puxarem papo com turista) e ele tiver sentado, sente-se também. Os monges são considerados seres superiores, e ficar de pé, numa posição mais alta que um monge não é de bom tom.

Demonstrações de afeto

Eu sei que na nossa cultura casais andam de mãos dadas, se abraçam e se beijam, mas templo não é lugar disso. Quando for visitar um templo budista, não fique de beijinho, não é respeitoso na cultura local. Beijos e carícias podem esperar não é mesmo?

Outras maneiras de respeitar a cultura local

Alem de se vestir de maneira apropriada para visitar um templo budista, há também outras coisa que você pode fazer. Evite comer se for a tarde, monges não comem depois do meio dia, e você certamente pode esperar até sair do templo antes de comer aquele lanche.

Cada país tem diferentes regras de como se vestir para visitar templos budistas, e maneira de se comportar. Se você seguir as dicas desse post, provavelmente evitará embaraço, mas em caso de dúvida sempre siga os locais.

 

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.