O que Fazer em Nakhon Phanom na Tailândia

Esse ano fui convidada para participar no Fórum de Turismo do Mekong, que esse ano aconteceu na Tailândia. Já tinha ido uma vez lá, mas dessa vez o destino não seria Bangkok nem as paradisíacas ilhas e sim Nakhon Phanom, uma pequena cidade na província de mesmo nome que fica no norte, já na fronteira com o Laos.

o que fazer em nakhon phanom

Claro que além de participar do fórum, eu aproveitei para conhecer a cidade e a região que não é muito turística, e onde mais de 90% dos turistas são tailandeses mesmo. A cidade em si não é cheia de atrações, mas para quem gosta de algo mais voltado a natureza ou experiências diferente pode gostar.

Eu fiz muito turismo de experiência, indo visitar fazendas de arroz (até plantei algumas mudas!) mercados orgânicos, vilarejos tradicionais de minorias étnicas, artesanatos e muitas outras coisas.

o que fazer em nakhon phanom

Onde fica Nakhon Phanom

Antes do convite para a viagem, eu nunca tinha ouvido falar da cidade também. Nakhon Phanom fica no Isan, região Nordeste da Tailândia. A cidade fica já na fronteira com o Laos, e está muito mais próxima de Vientiane, capital do Laos, que de Bangkok, capital da Tailândia.

O que fazer em Nakhon Phanom

o que fazer em nakhon phanom

Cruzeiro no Mekong

O rio Mekong é um dos mais importantes da Ásia, ele passa por 6 países : Myanmar, China, Tailândia, Camboja, Vietnã e Laos. Aqui em Nakhon Phanon ele é onipresente, em quase qualquer lugar que você vá, vai ver o Mekong. Aqui ele serve de fronteira natural, em uma margem é a Tailândia, na outra é o Laos.

o que fazer em nakhon phanom

Algumas empresas fazem o cruzeiro no rio Mekong, e é uma das coisas o que fazer em Nakhon Phanom que eu realmente recomendo. Sair um pouco antes do pôr do sol e pegar o sol se pondo no rio é maravilhoso. Os cruzeiro no Mekong costumam durar por volta de 1h (meia hora para ir e meia hora para voltar) e é legal ver a cidade por um outro ângulo.

o que fazer em nakhon phanom

Wat Phra in Plaeng

Foi a primeira coisa que visitei em Nakhom Phanom, esse templo é lindo! Eu já fui em templos bem conhecidos em Bangkok como o do Buda Reclinado por exemplo e ainda assim fiquei admirada com esse. Mesmo em cidades menores, os templos são sempre muito bonitos e valem muito a pena visitá-los.

o que fazer em nakhon phanom

Era minha segunda vez na Tailândia, e eu fiquei imaginando que por ser uma cidade pequena, não tinha muito o que fazer em Nakhon Phanom. Mesmo sem atrações famosas na cidade, os templos são bonitos. Uma coisa : Todos os nomes de templo sempre começam com WAT porquê Wat quer dizer templo em tailandês.

o que fazer em nakhon phanom

Eu acho os templos de uma beleza única, e visitei muitos templos na cidade, inclusive um templo chinês. Engraçado é que foi um dos que eu menos estava com vontade de visitar, não por não achar bonito, sou apaixonada por templo chineses também, mas por ver tantos templos em Hong Kong, acabei me acostumando.

o que fazer em nakhon phanom

Caminhar a beira do rio Mekong

Nakhon Phanom tem uma área em torno do Mekong onde dá para caminhar, e ver umas paisagens bem bonitas.  O nome Nakhon Phanom quer dizer cidade das montanhas. Na verdade não há montanhas na cidade, visto que elas ficam do outro lado do rio, já no Laos.

o que fazer em nakhon phanom

Feira noturna

Feira noturna é uma coisa super asiática, barraquinhas e mais barraquinha de comida de rua, camisetas e uma infinidade de produtos, de capinhas de telefone a bonecas que falam e dançam. Espetinhos de lulas e outras comidas é o forte nessa feira, mas vi grilos e larvas em outra banca.

o que fazer em nakhon phanom

Cobra de sete cabeças

A cidade é pequena como eu falei, e um dos principais monumentos da cidade é uma cobra co sete cabeças que funciona como fonte. Terminou meio que sendo um ponto de encontro do meu grupo, uma referência toda vez que a gente marcava de se encontrar.

o que fazer em nakhon phanom

Turismo de experiência

Num dos meus dias em Nakhon Phanom, visitamos uma fazenda que produz arroz de maneira orgânica, e pudemos experimentar uma parte do dia a dia de um agricultor. A empresa começou com uma família no vilarejo, e hoje emprega outras pessoas do mesmo vilarejo, numa espécie de cooperativa ajudando a população local.

o que fazer em nakhon phanom

Visitar vilarejos étnicos

Essa era uma coisa que eu sempre quis fazer, mas sempre tive receio porquê não queria ir num “zoológico humano” aliás, como tem vários lugares na Tailândia mesmo. Queria ter um contato com a população e com minorias que vivem na Tailândia, mas que fosse um turismo ético e sustentável.

nakhon phanom

Um dos melhores momentos na minha ida a Nakhon Phanom foi quando visitei o vilarejo de Tai Kuan. Era a saída da escola e as crianças passaram para conhecer a gente, todos muito sorridentes e simpáticos e ainda me pediram para tirar foto com eles.

comida típica do laos

Provar iguarias locais

Assim como a comida do Brasil não é a mesma em todas as cidades, na Tailândia também não é. Claro que é fácil encontrar lugares vendendo comidas tailandesas clássicas como o pad thai, mas aqui no Isan a comida tem outros sabores. Aqui a comida parece mais com a comida do Laos que com a comida que você vai encontrar em Bangkok por exemplo.

o que fazer em nakhon phanom

Bate e volta pro Wat Phra That Phanom

Se assim como eu você curtir templos, eu recomendo um bate e volta pro Wat Phra That Phanom, um dos mais importante templos e centros de peregrinação na região. Segundo contam, o templo guarda uma relíquia especial : Um osso do Buda!

Diferente dos outros templos em Nakhon Phanom, esse é um complexo com muita coisa para ver, e dá tranquilamente para passar algumas horas lá dentro. Há varias ala e salas cheia de imagens e sempre tem coisa para ver, e ainda tem um museu, pequeno mas que dá para ver várias peças antigas da região.

o que fazer em nakhon phanom

Onde se hospedar em Nakhon Phanom

Vou confessar que fiquei surpreendida com a quantidade de hotéis na cidade. Quantidade e qualidade, principalmente em se tratando de uma cidade não-turística na Tailândia. Eu fiquei no The River, um hotel que fica na beira do rio Mekong.

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Nakhon Phanom

Como chegar em Nakhon Phanom

Há voos saindo de Bangkok algumas vezes por dia. O aeroporto é bem pequeno assim como a cidade, e é atendido pelas low costs Air Asia e Nok Air. De lá até o centro da cidade eu recomendo um táxi.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.