Negra na Argentina : Minha Experiência como Turista

Negra na Argentina : Minha Experiência como Turista

negra na argentina

Como é ser uma turista negra na Argentina?

Recebi muitas perguntas sobre como é ser negra na Argentina. Desde que comecei a escrever aqui no blog sobre como é ser uma turista negra nas mais variadas partes do mundo, a curiosidade das pessoas só aumentam. Além de curiosidade, as pessoas querem também saber como é, se serão bem recebidas, se vão ser olhadas de maneira desagradável etc..

Estava escrevendo como é ser negra na China quando recebi duas mensagens de gente me perguntando sobre a minha experiência como negra na Argentina. Lembrei então que não tinha postado nada sobre o assunto, e que seria muito mais relevante para os brasileiros, afinal a Argentina é um dos países mais visitados pelos brasileiros.

Uma turista negra na Argentina

Eu quero mais uma vez salientar que a minha experiência é como turista negra e não negra moradora. Vou dar a minha versão como alguém que foi de férias, e estou mesmo aberta para pessoas negras que moram na Argentina me digam como é.

negra na argentina

Argentinos puxam papo

Eu estava no banheiro do Starbucks com uma amiga, ela no cubículo e eu fora. Fomos interrompidas por uma senhora perguntando se éramos brasileiras. Eu respondi que sim. Ela começou a conversar comigo ali mesmo. A conversa girou em torno da vontade que ela tem de conhecer melhor o Brasil.

Um outro episódio foi no ônibus, uma outra senhora puxou papo comigo porquê me viu conversando em português. Por coincidência, ela já tinha morado em Paris assim como eu e minha amiga e conversamos por mais de meia hora até a senhora descer.

Sempre tinha um argentino puxando papo com a gente, seja na rua, em lojas, ou no transporte. Primeiro achei que isso só acontecia em lojas porquê as pessoas queriam vender, depois vi que isso aconteceu com frequência, mesmo em locais não-turísticos.

Durante minhas estadias, eu raramente vi outras pessoas negras na Argentina, mas ao mesmo tempo, para os locais eu não parecia nada muito diferente. Não teve olhares curiosos, perguntas indiscretas e nem nada rude como pude experimentar em outros lugares.

negra na argentina

A estrangeira daqui do lado

Acho, ( e aqui é puro achismo mesmo!) que o fato deles saberem que sou brasileira, me rotula como simpática imediatamente. Eu morei em Paris, e as pessoas não faziam muito ideia de onde eu era, na França há pessoas de todos os lugares, e raramente os franceses acertavam de primeira de onde eu era.

Na Argentina é diferente, antes mesmo de eu abrir a boca, as pessoas já sabem (ou imaginam) que eu sou brasileira, já que ver brasileiros por lá é a coisa mais comum. A minha última visita já faz cinco anos, por isso meu cabelo alisado nas fotos, preciso voltar para tirar fotos com cabelo natural!

Na minha experiência, ser negra na Argentina foi muito parecido com ser negra na Espanha por exemplo. Caminhava pelas ruas, absolutamente ninguém me olhava de cara estranha, sem comentários ofensivos, eu era apenas mais uma no meio da multidão, sabe? Como deveria ser na maioria dos países.

A minha experiência como turista negra na Argentina é até melhor que a minha experiência como turista em Salvador por exemplo. Onde me acontece de não ser atendida em lojas na minha própria cidade, quando vou de férias.

negra na argentina

Muitas pessoas tem me mandado mensagem apreensivas, são viajantes negros que vão para a Argentina pela primeira vez. O objetivo do meu post é tranquilizá-los, durante seus poucos dias como turista, você provavelmente irá passar pelos pontos turísticos e será muito bem recebido na maioria das vezes.

Por outro lado, argentinos tem expressões extremamente racistas (assim como nós!) e a maneira como falam e tratam bolivianos e peruanos me faz ver bem isso. Apesar de ter tido ótimas experiências, não posso negar que já fiquei muito chocada com algumas coisas que ouvi.

 

Hotéis na Argentina



Booking.com

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

4 Comments

  1. Isabela Pereira

    Olá Paula, acabei de conhecer seu blog e gostei muito! Principalmente das partes sobre ser uma turista negra, na verdade era por isso mesmo que eu infelizmente estava procurando, amo muito minha pele e meus traços, mas o medo que me assola é muito Grande! Obrigada por partilhar conosco suas experiências enquanto negra e turista. Faça um ” como é ser uma turista negra na Itália”. Obrigada e muito sucesso!!

    Reply
    1. Paula Augot

      Isabela

      Vou escrever sobre a Itália mais pra frente sim, obrigada pela sugestão! Vou só esperar minha próxima viagem para lá (já comprei a passagem!) e quero escrever junto com meu irmão, assim tenho a visão de um homem negro tbm! 🙂

      Reply
  2. Alex

    Legal sua experiência, fiquei mais tranquilo. Vou viajar para Argentina em breve e ao pesquisar sobre o assunto cai no seu site. Muito legal o conteúdo, parabéns.

    Reply
  3. Tiago

    Gostei do seu blog conheci ele hoje parabéns, eu morei em Buenos Aires por 2 anos e eles são bem acolhedores, sofri racismo uma vez no ônibus assim quando cheguei, mas as pessoas me ajudaram e chingaram o senhor e o motorista do ônibus fez ele descer, mas fora isso vivi muito bem lá, recomendo é um otimo pais!

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais em Américas, Argentina, Buenos Aires, Estilo de Viagem, Slides, Viajando sendo Negra
o que fazer em zhuhai
O que Fazer em Zhuhai e o que Visitar

o que fazer em luang prabang
O que Fazer em Luang Prabang no Laos

Fechar