Comida Típica do Laos : Pratos para Provar

comidas típicas do laos

Quem aqui conhece a comida típica do Laos? Quem já experimentou? O Laos é um país que a gente conhece muito pouco no geral, não é? Conhecemos muito mais os seus vizinhos Tailândia e Vietnã, e a maioria das pessoas não sabe nada do Laos, menos ainda sobre a comida típica do Laos.

A comida típica do Laos é antes de mais nada comida asiática, mas bem diferente da chinesa, japonesa e outras que conhecemos melhor. Como o Laos foi também colonizado pela França, há um pouco da influência do país nas comidas típicas. Dentre as comidas asiáticas que conheço, é uma das mais saudáveis, com muita coisa fresca, muitos legumes, e também muita pimenta!

comida típica do laos

Comida típica do Laos para provar

comida típica laos

Kaipen

Algas fritas. Vendo assim não parece bom, mas na verdade é sim! Crocantes e sequinhas, geralmente são servidas acompanhadas por molhos (muitas vezes apimentados) e é muito melhor do que eu imaginava. Se você conhece um pouco a geografia do Laos, sabe que o país não tem saída para o mar, então como pode ter algas? Simples, as algas são do famoso rio Mekong.

Pad Lao

Se você conhece minimamente a culinária tailandesa, certamente já ouviu falar do Pad Thai. Esse aqui é o Pad…Lao! Uma versão parecida com o pad thai, mas que vem do outro lado do rio Mekong, ou seja do Laos. Espero que nenhum tailandês esteja me lendo, mas eu gostei muito mais do Pad Lao.

O pad lao me pareceu uma opção mais saudável, com muito mais legumes (brócolis, milho e outros) e menos óleo que o pad thai. Nos restaurantes que fui, haviam apenas opções com carne de porco e frango, me parece que não há com camarão como o pad thai.

comida típica do laos

Khao niao mak muang

Conhecido em inglês pelo nome de mango stick rice. Tá certo que não posso dizer que é comida típica do Laos, já que você vai encontrar em vários lugares da Ásia também, mas se tiver a oportunidade de experimentar no Laos, por favor prove! Eu ainda não acredito que levei tanto tempo para provar essa sobremesa maravilhosa!

Eu achava meio estranho uma sobremesa feita de arroz e manga, é verdade. Pra piorar eu não gosto de arroz doce, uma sobremesa que eu sem querer relacionava com mango sticky rice. Até que um dia em Luang Prabang, eu provei e foi simplesmente maravilhoso! Eu costumo dizer que não tem como algo com leite de coco dar errado! E foi amor a primeira colherada desse prato!

O arroz é doce e cozido com leite de coco, e por cima eles colocam mais uma calda de leite de coco (e as vezes sorvete de coco) com fatias de manga.

comida típica do laos

Carne de búfalo

Até então nunca tinha comido carne de búfalo na vida. Eu descobri que o Laos tem uma criação de búfalos em algumas regiões, e Luang Prabang era uma delas. Os búfalos são criados ao redor do rio Mekong, inclusive há fazendas que vendem a produção de carne e laticínios para as grandes cidade. Eu comi carne de búfalo uma noite no restaurante do meu hotel e gostei, tinha a impressão que seria uma carne mais pesada, mas me surpreendi com a semelhança com a carne de boi.

comidas típicas do laos

Salada de mamão verde

Outra coisa que você também vai encontrar nos países vizinhos. Apesar da cara inofensiva da salada, ela é apimentada. Os ingredientes são misturados num pilão, e adicionam bastante pimenta, para mim foi impossível comer a salada. Quando ouvi falar a primeira vez da salada, achava que era doce, mas é salgada, já que o mamão verde ainda não é doce.

comidas típicas do laos

Bolinho de coco

Aquele tipo de comida de rua, o primeiro lugar que vi vendendo foi no mercado noturno em Luang Prabang. Juro que você vai viciar e querer voltar todo dia para comer. Eles são na verdade cozidos uma metade, e no final a outra metade é colada e criando assim um sanduíche. Ele é mais cremoso por dentro, e é geralmente servido em tigelas feitas de folha de bananeira.

comidas típicas do laos

Pho

Eu sei que o Pho é original do Vietnã, mas esse tipo de sopa é muito comum em outras partes da Ásia também. É uma sopa leve com hortaliças, e com massa geralmente de farinha de arroz. A maioria das vezes tem alguma carne dentro, mas há também opções vegetarianas.

comida típica do laos

Arroz grudento

É a comida típica do Laos por natureza! O famoso sticky rice é a comida laociana mais comum que existe. Eles são servidos em cestinhas de palha, tão grudentos que as vezes chega a ser difícil de tirar da cestinha. Você dificilmente terá uma refeição no Laos onde esse arroz não esteja presente.

comida típica do laos

Não use o garfo! Para comer, você pega um punhado do arroz com as mãos e faz uma bolinha, e molha ele em algum molho que vem de acompanhamento.

comidas típicas do laos

Porco (e peixe) agridoce

A gente não está muito acostumado a comer pratos agridoces, né? Mas na Ásia é bem comum, essa mistura, e no Laos eu comi tanto carne de porco como peixe com molho agridoce. Geralmente servidos com legumes e arroz grudento, a vantagem é que geralmente esse prato não é apimentado.

comida tipica do laos

Frutas tropicais

No Laos, sempre tem frutas tropicais! Algumas delas são velhas conhecidas nossas : banana, manga, tamarindo, cana, goiaba, abacaxi, mamão e mesmo graviola. Outras frutas são tropicais mas pouco conhecidas por nós por serem de origem asiática : durian, líxia, e alguns outros que não sei como chamam.

comida típica do laos

Linguiça

Aparentemente a linguiça é um dos pratos típicos do Laos. Eu já tinha comido uma bem parecida na Tailândia, mais especificamente em Nakhon Phanom que faz fronteira com Laos, mas em Luang Prabang comi muito mais. Ela é de porco como estamos acostumadas, mas tem umas ervas por dentro, capim limão, hortelã e outros, e quase sempre é servida assim, na folha de bananeira.

Atividades no Laos

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.