Negra na China : Minha Experiência de Turista

Negra na China : Minha Experiência de Turista

O que Fazer em Guangzhou

Como é ser negra na China

Acho que todo mundo mundo já ouviu algum relato de negro tirando foto com chineses. Pessoas brancas também, mas aqui é a minha visão de negra na China, e tudo que vivi nas minhas várias visitas a esse país imenso que é a China.

A minha primeira vez “de verdade” na China foi em Guangzhou (Cantão) uma cidade conhecida pelo nome de África chinesa, pelo fato de ter uma população grande de africanos. Claro que quando digo grande, não quero dizer que tem um milhão de africanos, mas que tem uma quantidade de negros maior que em outras cidades da China.

Na real, eu pude ver muitas pessoas negras, muito mais que em cidade como Pequim ou Shanghai. Nas ruas, no metrô, na estação de trem eu sempre via algum negro. Tinha momentos que mais parecia algum país da Europa com imigrantes, em um final de semana ver umas vinte pessoas negras na China não é assim comum, pelo menos não fora de Guangzhou.

Eu poderia usar vários adjetivos para falar do povo chinês. Discretos não é um deles, então você pode imaginar como eu era olhada nas ruas, né? As pessoas olhavam para mim o tempo todo, eu já estava preparada para isso, mas claro que é desconcertante.

negra na china

Quando você olha para eles, não vê maldade no olhar, mas também não tem essa preocupação em olhar de maneira discreta como fazemos, aquele famoso “disfarce e olhe” então tinha umas pessoas que giravam a cabeça quase igual a menina do exorcista, homens e mulheres!

Eu olhava de volta, as vezes eu estava de saco cheio mesmo tentando compreender o lado deles. Os olhares várias vezes se transformavam em sorrisos. Chineses são sorridentes e gentis, eu não fazia a mínima ideia disso antes de morar em Hong Kong.

negra na china

Quem nunca viu estrangeiro

No final eu até fiquei com um pouco de pena! Algumas pessoas a gente percebe que são pessoas extremamente simples e provavelmente de alguma cidade bem “pequena” da China. Claro que pessoas de cidade maior na China já viu estrangeiro, mas tem gente que está em Shanghai mas que veio a passeio de lugares ainda rurais na China. Lugares onde todo mundo tem o mesmo tipo físico.

Eu comecei a fazer uma comparação do tipo : Uma pessoa de alguma roça no Brasil, provavelmente ela nunca viu um estrangeiro na vida. Essa pessoa no entanto, provavelmente já viu pessoas brancas, negras e pessoas bem diferentes entre si como é normal no Brasil. Um chinês médio, que só conhece algumas cidades na China é diferente. Ele só viu pessoas parecidas com ele, no máximo uma pessoa de alguma minoria étnica chinesa.

Passear em lugares super turísticos na China pode ser um exercício de paciência. Você provavelmente será olhada, eu sabia que ser negra na China me deixaria nessa posição, e não sabia bem como seria minha reação.

negra na china

É verdade que chineses pedem para tirar foto?

Sim! Mas não necessariamente o tempo todo e em todo lugar. A primeira vez que me pediram foto foi um grupo de chineses enquanto eu estava na Tailândia. Estava em pleno Grand Palace em Bangkok e fui chamada por um grupo de chineses. Eles pediram também para estrangeiros brancos, e para um grupo de negros americanos.

Não acontece a cada vez que saio na rua na China. Não é que eu pise o pé na China e gritem “olha lá uma turista negra na China, vamos tirar uma foto!” Mas é algo que pode acontecer em alguns lugares da China. No meu último post sobre viajar sendo negra, eu contei que ir para Seul foi extremamente tranquilo, e que ninguém me olhava praticamente, no entanto um dia um senhor me pediu para tirar uma foto com ele.

No geral, as pessoas que me pedem foto são pessoas mais simples. Gente que as vezes vem de outras partes menos desenvolvidas do país, e arrisco a dizer que nunca viram negros na vida. Quase sempre essas pessoas não falam uma palavra de inglês, e de maneira unânime te agradecem como podem e vão te oferecer um sorriso enorme.

Devo tirar foto com eles?

Isso é você que vai decidir. No começo, isso me incomodava um pouco, mas depois relaxei. Depois que tirei a primeira foto com um asiático e que fui agradecida com um sorriso enorme eu mudei de ideia. A cada vez que tiro uma foto com um chinês, mesmo sem a pessoa falar uma palavra em inglês, ela me mostra estar feliz e agradecida 

o que fazer em shanghai

Negros na China

Guangzhou é a maior cidade da diáspora africana na China, com uma estimativa de 100 mil africanos. Parece muito, não é? Mas estamos falando de China e aqui por acaso de uma cidade de mais de 7 milhões de habitantes, então não é tanto assim apesar de ser uma quantidade considerável.

Ser negro na China é um teste de paciência

Minha experiência como turista negra na China não é sempre fácil. Nem difícil na verdade, ele é algumas vezes irritante e cansativa. Eu me divirto muitas vezes com a maneira que os chineses olham porquê eles não são nada discretos, mas depois que você é olhada pela décima vez em cinco minutos, começa a cansar.

Morar na Ásia já está sendo um teste de paciência para mim, para aceitar as coisas que não posso mudar e que vão fazer mal apenas a mim. Eu como turista negra oscilo entre o riso, o stress, a paciência e o ignorar.

As pessoas olham MUITO. Isso eu não posso mudar, sou diferente do que eles conhecem, e como disse, tem pessoas que realmente nunca viram uma pessoa negra. Eu rio muitas vezes porquê eles são bem sem noção as vezes sabe? Chegando ao ponto de cutucar os amigos para mostrar a ” estrangeira negra”.

Mas é tudo sem maldade. Eu que já fui vítima de racismo em outras partes do mundo, vejo que não há maldade nos olhos deles, é curiosidade mesmo. Eu rio da maneira que eles olham com olhar de surpresa, e olho para a cara deles, encaro mesmo e muitas vezes eles olham e dão um sorriso e acenam com as mãos. Aliás, apesar de toda a indiscrição, eles são muito sorridentes, e os poucos que falam inglês tentam um contato com o laowai (estrangeiro)

O que Fazer em Guangzhou

O jeito é contar até dez!

Então tem aquele momento que eu já fui olhada mil vezes e que estou a ponto de explodir. Mas se eu explodir, não vai afetar o chinês que está olhando e sim a mim mesma, então eu tento ter paciência e lembrar que realmente tem pessoas que realmente nunca viram estrangeiros.

Lógico que em cidades como Shanghai e Pequim é relativamente mais tranquilo. Já estou imaginando como será quando for para Kunming, uma cidade do interior da China que quero muito conhecer. Acho que o jeito vai ser ignorar, ou olhar para eles com cara de surpresa como eles fazem quando me vem passar.

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

2 Comments

  1. Fernanda

    Kkkkk a última frase me fez rir alto “olhar para eles com cara de surpresa” tenho uma amiga que morou um tempo na China e ela contou que foi abordada varias vezes pra tirar Foto, ela é branca, cabelo bem ondulado e loiro , então deve ser só curiosidade mesmo e não racismo. Gostei demais do seu blog! Bj

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais em Ásia, China, Estilo de Viagem, Guangzhou, Pequim, Shanghai, Shenzhen, Slides, Viajando sendo Negra, Viajando Sozinha
hotel na china
Onde se Hospedar em Shanghai : Dicas de Hotel

hotel na china
Hotel na China : Como Escolher seu Hotel

Fechar