Trens na China : Como Funcionam

trem bala chines

Trens na China funciona super bem, como na Europa eu diria. A China é um país gigantesco (maior que o Brasil!) e com trem bala que funcionam super bem, e alguns trens mais lentos também. Os trens na China são bem pontuais e a depender do trem, bem confortáveis e na minha opinião é a melhor maneira de se viajar na China.

A malha de trens na China tem um total de 127 mil quilômetros e cobre mais de 500 cidades nos quatro cantos da China. Hoje em dia, o trem mais rápido do mundo é chinês. O trem bala na China consegue chegar a uma velocidade de 350 km/h.

trens na china

Comprando os bilhetes de trem

Sabe como é essa coisa de comprar os bilhetes de trem na Europa pela internet e buscar minutos antes da viagem? Na China é assim também, mas num nível um pouco mais complicado. Calma, se eu consegui, vocês também vão conseguir, basta um pouco de preparo e planejamento.

A empresa ferroviária chinesa até vende bilhetes online, mas o site está apenas em chinês e só aceita cartões de crédito emitidos na China. A nós meros turistas, só no resta apelar para alguma agência que faz o serviço para nós, mas no final vale a pena.

Comprando por agência

Se você colocar no google ” train china tickets” vai aparecer dezenas de agências. Todas custam mais ou menos a mesma coisa, já que os trens na China tem preço fixo. O que geralmente varia são as taxas de acordo com a entrega, algumas entregam no seu hotel, outras você tem que buscar na estação etc…

Já comprei com a China Travel Service que é a agência oficial do governo, e já comprei com a China Highlights e ouvi falar de outras. O problema da China Travel Service é que só vende trem chegando ou saindo de Hong Kong. E ainda no momento tem só Hong Kong – Guangzhou( Cantão) como rota atualmente. Na época que fui para Guangzhou foi ótimo, mas é bem restritiva.

Já a China Highlights cobre tudo sobre trens, tem todos os trens na China e muita informação, passei a comprar com eles. Eles entregam no seu hotel (com um acréscimo) seja na China, Taiwan, Hong Kong ou Macau, ou você pode ir buscar na estação mesmo, e isso vou explicar depois.

bilhete trem china

Leia também : Como tirar o visto para China

Tipos de trens na China

Assim como em qualquer outro lugar, os trens na China são bem variados. Tem aquele pinga pinga antigo, tem trem regional, tem trem bala, tem todo tipo de trem que você imaginar. Primeiramente vou explicar como reconhecer os trens na China.

Todos os trens na China vem com um número que é precedido de uma letra, com a letra você consegue identificar se é o trem bala, se é um trem mais lento, se tem muitas paradas ou se ele é expresso. Se por acaso não tiver letra nenhuma, então é um trem lento.

O trem bala na China vem sempre com as letras G, D ou C (G sendo o mais rápido de todos). Se o seu tiver uma dessas letras, ele é daqueles super rápido que chegam a até 350 km/h. Dos trens bala na China, a rota mais conhecida é certamente a de Pequim para Shangai.

Os trens normais vem com letras Z, T, K, Y, S. Não necessariamente todos esses são super lentos ou pinga pinga, eles só não são trem bala. O Z por exemplo é um trem expresso que vai a 160 km/h, o T é um pouco mais lento e para em estações principais, mas ainda assim vai a 140 km/h. Os outros são mais lentos, e aqui atribuiria o termo pinga pinga, já que vão sempre parando no caminho.

vagão trem china

Tipos de assentos nos trens na China

Quando você vai comprar no site, tem diferentes tarifas de acordo com a classe. Tudo depende do tipo de trem que você pega, e claro que quanto melhor a classe, mais caro é. Tem de tudo nos trens na China : de viajar em pé, até assento que reclina 180 como um cama.

Assentos no trem bala

O trem G que é o mais rápido de todos, possui quatro classes. As classes são : Business, superior, first e second. Vou dizer uma coisa para vocês : A segunda classe atende bem a maioria das pessoas. Eu já viajei de primeira porquê a diferença de preço era pequena, mas no geral a segunda está de boa!

O trem D que vai a 250 km/h tem quatro categorias também. As quatro são : Business, first, second e soft sleeper. Já já entro em detalhes sobre cada um dos assentos. O trem C possui superior, first e second. Esses são os assentos dos trens na China de alta velocidade.

Qual tipo de assento escolher no trem bala?

O que o seu bolso permitir. Todos os assentos do trem bala, independente de classe possuem tomada e wifi. Todos os trens também possuem bar e um vagão restaurante, além de possuir banheiros ocidentais (na China o banheiro turco é comum!) e assentos que reclinam mais ou menos a depender da classe.

trem hong kong

Assentos nos trens comum

Agora a coisa muda um pouco mais. Mais uma vez eu continuo achando a segunda classe ok para boa parte dos trajetos, e foi a que escolhi para a maioria das vezes que viajei de trem na China.

Standing Tickets

O mais barato de todos! Mas aqui você está comprando um bilhete para viajar de pé! Além de viajar na classe mais baixa onde fica tudo amontoado, você sequer tem um lugar reservado para você. Eu evitaria a todo custo! Já disse que em alguns trens pode se fumar dentro do vagão? Nesses trens sem classe onde as pessoas vão em pé, isso existe!

Hard seat

É o mais barato sentado! Mas a única coisa que você tem é o assento! Eu nunca peguei ele, mas em todos os relatos que li, as pessoas não recomendavam o hard seat. Acho que vale a pena pagar um pouco a mais e pegar pelo menos a segunda classe ou soft seat.

Ahhh! Sabe as pessoas que vão de pé? Elas estarão nesse vagão e vão sentar no braço do seu assento! Sabe o vagão onde se pode fumar dentro? É bem o seu!

trem china

Soft Seat

Aqui seria o equivalente de segunda classe dos trens comuns. Tem ar condicionado, tem aquela configuração de assentos de dois de cada lado, é super de boa. Nos sites, eles recomendam esse tipo de assento para viagens de menos de 5h, também acho um tanto desconfortável para viagens maiores. Quando a viagem é maior, ele recomenda o sleeper, que é aquela cama que vai no trem.

Hard sleeper

Evite! Eu sei que o preço parece tentador, mas você certamente vai perceber o porquê de ser mais barato. É um compartimento com dois treliches e sem porta. As pessoas fumam no corredor, e as fotos são bem desanimadoras. Quanto mais alto o treliche, mais barato, assim a cama de baixo sempre vai ser a mais barata.

Se você for alto, vai ser complicado porquê a cama tem 1,80m de comprimento e é estreita. Também não dá para sentar direito, e tem uma ou duas tomadas por vagão. Vendo pelas fotos, não me parece nada confortável de dormir ali, ainda mais que não tem porta, não é um compartimento.

Soft Sleeper

Aqui, tem um compartimento fechado com quatro camas. É bem mais confortável para quem vai rodar distâncias longas de trem na China. São dois beliches por compartimento, e aqui eles são maiores e assim como no hard sleeper, o beliche de baixo é sempre mais caro.

Cada pessoa tem uma luz de leitura, e dentro do vagão tem uma tomada. Claro que uma tomada para quatro pessoas não é o ideal, não é? Mas dá para ir se ajeitando com os outros passageiros. Eu já tinha pego trem noturno na França e você pode escolher se quer um vagão feminino por exemplo, mas aqui todos os compartimentos são mistos.

Deluxe Sleeper

Aqui seria o luxo dos trens noturnos. Infelizmente ele está disponível em poucas linhas por enquanto. Dentro do compartimento tem apenas um beliche, sendo ideal para quem viaja com uma pessoa, você fecha a porta e o compartimento é de vocês. No deluxe sleeper, você ainda tem um sofá, televisão e um banheiro dentro do próprio compartimento.

Escolha aqui seu hotel nas principais cidades chinesas

ShanghaiPequimNanjingHangzhou
TianjinChengdu WuhanQingdao
DalianShenyangKunmingGuangzhou
Trens na China

Qual assento escolher nos trens comuns?

Aqui tudo vai depender do tipo de trem e da duração do seu trajeto. Eu escolheria sempre o soft seat, e para viagens mais longas o soft sleeper. Claro que esse guia aqui sobre trens na China é meramente ilustrativo, pode ser que seu trem seja um pouco diferente, as vezes acontece da linha receber trens novos/diferentes e ser um pouco melhor, mas não conte muito com isso.

trens na china

Retirando o bilhete comprado na internet

Lembra que eu falei que quando a gente compra, pode receber o bilhete de trem no hotel ou na estação de trem? Para receber no hotel há um acréscimo, e para recuperar na estação é grátis. Atenção : É grátis se você recuperar na estação por onde você vai viajar.

Se você tiver vários trechos saindo de estações diferentes, você pode até retirar, mas paga um acréscimo sobre os bilhetes que não saem dessa estação. Quer uma dica? Mesmo pagando um pouco a mais, vale a pena pela tranquilidade e por não ter que pegar fila o tempo todo.

Para pegar os bilhetes, basta encontrar a bilheteria e mostrar sua reserva junto com o passaporte. De modo geral, as pessoas na bilheteria falam nada ou bem pouco inglês, mas a língua da mímica nunca me deixou na mão. Os trens na China são bem pontuais, e uma das melhores maneiras de se viajar pelo país.

Trens na China

Trens na China : Embarque

Para entrar em qualquer estação de trem na China, você precisa passar pelo raio-x como no aeroporto. Depois disso, com seu bilhete na mão é só procurar por algum telão com os horários dos trens.

estação trem china

A depender da estação, eles colocam algumas informações em inglês, mas melhor não contar com isso. Não precisa se desesperar, os números estarão sempre no nosso sistema, basta olhar então o número do trem, e o horário. Uns 15 minutos antes do horário previsto, eles vão abrir a porta para as plataformas.

Se você pegar o trem que vai de Guangzhou para Hong Kong por exemplo, o embarque começa antes. Nesse caso, uns 40 minutos antes eles começam a embarcar, pois é necessário passar pela imigração.

trens na china

Mesmo sem você saber chinês, e mesmo com as telas tudo indicando chinês, você pode sempre se basear pelas informações do seu bilhete. Os bilhetes sempre vão estar com o número, horário,  vagão e outras coisas no nosso sistema de algarismo. Olhe sempre o número do trem no telão, já que a cidade provavelmente não vai estar em inglês. Pra facilitar eu fiz essa foto do bilhete mostrando o que quer dizer cada um desses números.

  1. Número do trem
  2. Data (ano, mês, dia)
  3. Horário do trem
  4. Vagão
  5. Assento
trem guangzhou

Estações de trem na China

Claro que depende de estação para estação, assim como em qualquer lugar do mundo, as estações de trens na China dependem de cada lugar. Se você vai para grandes cidades como Pequim, Shangai, Tiajin, Shenzhen, Guangzhou e outras das principais cidades chinesas, as estações de trem serão diferente das estações do interior.

Uma coisa, é que no geral não dá para qualquer pessoa entrar nas estações. Só para entrar, você precisa passar por um esquema de segurança e raio-x mais ou menos como nos aeroportos, antes mesmo de chegar no saguão central para aguardar.

xiaolongbao

Comidas na estações

Mas uma vez depende do tamanho da estação, mas sempre vai haver onde comprar comida e/ou restaurantes. Em estações maiores, vai haver várias lojas de conveniência do tipo 7/11 onde você pode comprar bebidas e lanches para o trajeto.

Nas estações de cidade grande também tem restaurantes, tanto fast foods ocidentais (Mc Donalds, KFC, Burger King etc..) como restaurantes asiáticos. De modo geral, sempre vai ter várias lojas e restaurantes, a menos que você esteja numa cidade muito pequena na China.

Comida nos trens na China

De modo geral, sempre trem comida a bordo dos trens. Nos trem de alta velocidade, sempre tem um vagão restaurante e um bar que vende bebidas e algumas comidinhas. Nos trens comuns, não tem restaurante, apenas algumas comidinhas a venda.

starbucks china

Eu já vi inclusive Starbucks dentro do trem, café e algumas bebidas no vagão bar. A depender do trem também tem uma pessoa que passa vendendo uns lanches no carrinho.

De modo geral, a comida do vagão restaurante é cara e é comida chinesa tradicional. Se você não curte, ou não tem certeza se vai curtir, leve seu lanche de casa ou compre na estação.

Todo mundo come miojo!

Uma coisa curiosa que você vão ver muito é chineses comendo miojo no trem. Cup noddles para ser mais exata. TODOS os trens possuem uma torneira de água quente potável, e as pessoas costumam fazer o cup noddles por ser bem fácil.

Chineses não bebem água fria como nós, e sim morna! Por isso em todo canto tem torneira de água quente, e quase todo mundo leva cup noddles justamente por essa facilidade. Por aqui é tão comum isso, que você vai ver em todos os trens, até mesmo em avião, um voo que fiz com a Air Canada, eles estavam servindo cup noddles no lanche.

Kit para andar de trem na China

Independente da classe escolhida, eu tenho um kit pronto para viajar de trem. Claro que esse kit pode ser maior ou menor e se adaptar a sua viagem e a uma viagem de avião. Basicamente eu levo telefone e computador carregados, um kindle para ler, lanches e papel higiênico.

Nos trens bala a gente encontra banheiros ocidentais, mas em trens comuns praticamente só tem banheiro turco (aquele buraco no chão!) e raramente tem papel. Os restaurantes também nem sempre tem guardanapo, então eu sempre tenho lencinhos de papel comigo.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

5 COMENTÁRIOS

  1. Oi Paula.

    Parabéns pelo seu blog. Muito bom!! Sempre o consulto para minhas viagens. Vou para a China em abril e estou na fase de cotação dos valores das passagens nos trechos internos (Pequim para Datong, Datong para Pingyao, Pingyao para Xian e Xian para Shangai) . Quanto a isso tenho uma dúvida: no post você diz que comprou pelo site China Highlights. Gostaria de saber sobre o procedimento. Os valores reais são aqueles que aparecem na pesquisa, ou tem algum valor extra a ser pago? Depois de compradas as passagens são enviadas por email para serem apresentadas na hora? É possível comprar com quanto tempo de antecedência? Eles são confiáveis? É que já li relatos de pessoas que compraram com outras empresas e eles cancelaram de última hora.

    Também já li em alguns blogs que para trechos (que não são muito distantes) seria preferível comprar estando lá na China (mediante tradutor no celular para auxiliar na comunicação), pois há muitos horários para a saída dos trens e os lugares não esgotam facilmente. Já para os trechos maiores (no meu caso, de Xian a Shangai) seria melhor garantir as passagens com antecedência. Qual é sua opinião?
    Estarei na China do dia 11/04 a 07/05 (no feriado de 29/04 a 02/05 vou para Seul e depois retorno para Beijing). Desde já agradeço pela sua atenção!!!

    Grande abraço.
    Ariadne

  2. Ariadne

    O valor real é sim aquele mostrado na pesquisa, há acréscimos apenas se você quiser que mandem para o seu hotel por exemplo (o que é uma mão na roda!) as passagens não são enviadas por email, os bilhetes são bilhetes comuns então as opções para vc é pagar um pouco a mais para entregarem no seu hotel, ou vc ir com o comprovante (que vai receber por email) e buscar o bilhete na estação de trem (se fizer isso no mesmo dia, chegue com bastante antecedência pq pode haver filas e as estações costumam ser bem grandes!)

    Sobre a China highlights eu acho de confiança sim, é uma das melhores empresas no ramo, já comprei várias vezes com eles (inclusive a passagem da minha viagem da próxima semana!) e nunca tive problemas. Acho que eles já começam a vender por agora para esse período que vc quer, os trens tem preço fixo, então a antecedência depende mesmo de vc, para feriado eu prefiro comprar antes.

    Vc tem razão quando fala de pequenos trechos, eu mesma já fiz isso muitas vezes, para cidades perto que tem 10-20 trens saindo toda hora, já comprei na hora sim! Acordei, pesquisei os horários, e anotei o número do trem e horários, todos os detalhes, ai pedi na recepção do hotel para escreverem em chinês, ai foi só ir na estacão e mostrar o papel, sem problemas

    boa viagem!

  3. Oi Paula,

    MUITO OBRIGADA pelos esclarecimentos!!!

    Estou super ansiosa para essa viagem para a China! Deve ser incrível!!. Já li todos os seus posts com as dicas maravilhosas!

    Boa viagem para você na próxima semana!

    Grande abraço,

    Ariadne

  4. Parabéns pelo seu Blog,tudo muito bem explicadinho. Estarei indo para a China em Março em um cruzeiro, será que você saberia me informar por favor se tem como ir de trem bala de Tianjin ate Beijing? Ficaremos ancorados por 3 dias em Tianjin e pretendemos ir 2 dias para Beijing.E também se o porto é muito longe da estação onde pegaria o trem bala.
    Obrigada,
    Abs
    Lise

  5. Lise

    Tem sim! Eu peguei o trem bala de Pequim para Tianjin, leva uns 20 minutos apenas. O porto não acho tão longe, mas tem que ver qual estação pq Tianjin tem mais de uma estação de trem
    boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.