Norte da Alemanha : Cidades para Conhecer

norte da alemanha

Certamente você estava esperando que eu citasse Berlim, já que a capital também fica no Norte da Alemanha. Eu decidi deixar Berlim de fora da lista, já que Berlim é uma dessas cidades que todo mundo “conhece”. Preferi citar outras cidades menos conhecidas no Norte da Alemanha, algumas pouco visitadas mas ainda assim bem bonitas.

bremen

Todas essas cidades são facilmente exploradas a pé, e se você se hospedar no centro, dificilmente precisará usar o transporte público. São cidades com tamanho interessante para passar dois dias, um final de semana inteiro na maioria dos casos basta para visitar.

bremen

Cidades no Norte da Alemanha para você conhecer

bremen

Bremen

Apesar de Bremen ser apenas a décima primeira maior cidade da Alemanha, ela é muito conhecida por causa de uma fábula infantil. Mesmo que você não lembre da cidade, certamente ouviu falar dos músicos de Bremen dos Irmãos Grimm. Dizem que se você tocar nas pernas do burro, vai dar sorte, por via das dúvidas eu fui lá e toquei.

bremen

De todas as cidades citadas nesse post, Bremen foi a que mais gostei de ter conhecido. O centro histórico de Bremen é extremamente rico, e a gente sai de uma atração e cai em outra. Para uma cidade do porte de Bremen, o centro é impressionante e cheio de estátuas por todo o canto.

Leia também : Roteiro pelo Rio Mosel (Alemanha) com vinícolas

bremen

Schnoor

Mas a parte que eu mais gostei de Bremen foi um bairro chamado Schnoor. Imaginem ruelas fofas com características medievais? A casa mais antiga data do século 15, e algumas ruas são tão estreitas que só passa uma pessoa de cada vez, e as vezes só de lado. O bairro é cheio de lojas de lembrancinhas, cafés e artesanato.

hannover
hannover

Hannover

Foi uma cidade que eu conheci completamente por acaso, e que valeu muito a pena visitá-la. Eu tinha um dia meio que sobrando em Bremen, e descobri que Hannover ficava a mais ou menos uma hora de trem de lá e decidi fazer um passeio bate e volta para a cidade.

hannover

Quando sai da estação de trem de Hannover, dei de cara com o escritório de turismo local e fui pegar um mapa. Descobri que Hannover tem uma linha vermelha que passa pelos principais pontos da cidade e basta seguir. Você vai andando seguindo a linha vermelha e conhece toda Hannover, excelente para quem se perde facilmente como eu.

hannover

Uma das poucas coisas que sabia sobre Hannover, é que ela tinha uma prefeitura lindíssima, talvez a mais bonita do Norte da Alemanha. Ela é linda sim, e ainda tem um parque bem bacana para aproveitar mais. Infelizmente quando eu fui a prefeitura estava fechada para reformas.

Eu não sabia que Hannover fosse uma cidade tão grande, com mais de meio milhão de habitantes ela é a capital da Baixa Saxônia e uma importante cidade de feiras e congressos, é a cidade com maior área para feira e congressos do mundo.

Leia também :

hamburgo alemanha

Hamburgo

Além de ser a segunda maior cidade da Alemanha, também é a capital do Norte da Alemanha por assim dizer. Não tive muita sorte com Hamburgo, quando fui conhecer a cidade, peguei um final de semana de muita chuva e vento, e não pude curtir tudo que a cidade oferece.

Diferente das outras cidades, Hamburgo é bem grande, mesmo se você estiver hospedado no centro, possivelmente vai precisar usar o transporte público para visitar algumas áreas. Boa parte da cidade tem essa estrutura de tijolinhos vermelhos, não conhecia esse tipo de construção na cidade e achei que deu um charme a mais.

O prédio mais charmoso de Hamburgo – Rathaus – Prefeitura em português é um prédio lindo que fica na Rathausplatz (praça da prefeitura). Quando você chegar aqui, está bem no centro histórico de Hamburgo, e essa é  a atração mais fotografada da cidade.

Você pode entrar no pátio gratuitamente e tirar algumas fotos, mas também há a possibilidade de fazer um tour e conhecer  prefeitura de Hamburgo por dentro. Não é possível fazer a visita desacompanhado, mas a visita com o guia custa apenas 5 euros, bem pouco pro grau de beleza do lugar.

Confesso que achava que o prédio fosse mais antigo, ele data do final do século XIX e depois entendi que tem um valor bem simbólico. Essa prefeitura foi construída depois do Grande Incêndio de 1842, uma espécie de marco do Renascimento de Hamburgo.

norte da alemanha

Aachen

Outra cidade que eu conheci meio por acaso. Estava na Bélgica, em Liège para ser exata e descobri que Aachen servia como um bom passeio bate e volta. Aachen pode ser visitada em um dia, tem uma catedral lindíssima e um centro histórico igualmente bonito.

o que fazer em aachen

Eu estive em Aachen em duas épocas diferentes : A primeira em setembro, quando começava a esfriar, mas o tempo ainda estava bom para caminhar, e a segunda em dezembro, no inverno. Claro que ir no comecinho do outono foi bem legal para caminhar bastante e conhecer a cidade.

norte da alemanha

Quando fui em dezembro, pude conhecer a cidade com o olhar natalino, e visitar o mercado natalino de Aachen. Tem as desvantagens de viajar no inverno europeu, mas eu curti porquê a cidade fica iluminada, colorida e festiva. Se você for para a Alemanha durante o mês de dezembro, sempre cheque o calendário dos mercados de Natal na cidade, vale muito a pena.

o que fazer em munster

Münster

Ainda no Norte da Alemanha, mas já perto da fronteira com a Holanda, fica Münster. É possível visitar boa parte da cidade em apenas um dia, mas acho que dormir lá é uma opção um pouco melhor para conhecer alguns lugares que ficam mais fora do centro como o castelo por exemplo.

o que fazer em munster

O centro histórico tem rus com casas bonitas, e eu que imaginava que Münster era pequena, me enganei. A cidade tem mais de 300 mil habitantes e é uma cidade universitária. Outra coisa que me surpreendeu foi a quantidade de lojas, o comércio era bem intenso lá.

De modo geral, as cidades (com exceção de Hamburgo) tem preços bons em se tratando de cidades importantes na Europa. Dá para fazer apenas um roteiro com essas cidades, e ir de uma para a outra de trem, sem precisar alugar carro. Eu sempre tive uma boa experiência viajando pela Alemanha, aliás não vejo a hora de voltar e conhecer algumas das cidades da minha super lista de cidades para conhecer na Alemanha.

Outros posts sobre a Alemanha

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.