Como Planejar uma Viagem para China

omo planejar uma viagem para china

Como planejar uma viagem para China

Por mais que o mundo esteja moderno e globalizado, planejar uma viagem para China ainda não é a coisa mais simples do mundo. A China ainda é um país um tanto desconhecido para nós e algumas coisas funcionam um tanto diferente por lá. Ainda há muitos mitos sobre a China.

Ainda assim, o país é maravilhoso e vale muito a pena conhecer. Muita gente acha que é difícil e que vai ter muito problema numa viagem a China.

A verdade não é bem assim! Não é simples como comprar uma pacote para Orlando, mas também não é o fim do mundo, com um pouco de planejamento e pesquisa dá para se virar muito bem.

Planejamento é a palavra de ordem para evitar perrengues na China. O país não é tão complicado quanto se pensa (principalmente nas grandes cidades) mas ainda assim requer cuidados e atenção. Resolvi escrever umas dicas de como planejar uma viagem para a China.

omo planejar uma viagem para china

Passo a passo de como planejar uma viagem para China

Definindo o roteiro

A China é um país gigantesco, e você precisa saber o que quer ver e fazer para planejar melhor a sua viagem. Quer ir a Pequim? Quer ver os guerreiros de terracota de Xian? Quer ver pandas? Quer conhecer as montanhas e a China mais selvagem?

A minha dica é de anotar tudo que você quer ver, abrir o google maps e ver a distância entre os lugares. Eu sei que você tem vontade de conhecer um monte de coisas, mas precisa otimizar a logística da viagem e os deslocamentos. O ideal é fazer coisas que estejam a uma distância aceitável, e deixar cidades distantes demais para uma outra visita.

Se você fosse visitar o Brasil, você iria fazer o roteiro Manaus, Salvador e Porto Alegre? São cidades encantadoras, mas muito distantes entre elas, onde se perderia dias precisos apenas dentro de um avião. O ideal é planejar uma viagem para China escolhendo regiões mais próximas.

O que Fazer em Guangzhou

Geralmente as pessoas que planejam uma primeira viagem para China escolhem o chamado triângulo dourado : Pequim, Shanghai e Xian.

Acho esse o melhor roteiro para uma primeira viagem. As cidades não são super próximas, mas são daquele tipo “imperdíveis” e ligadas uma a outra por trens rápidos, facilitando assim a viagem.

Se você quer fazer uma viagem diferente do tradicional, pode fazer um roteiro pelo sul da China, pela Rota da Seda, pela norte e nordeste da China, ou uma viagem temática, como a China de sabores, visitando cidades com tradição gastronômica, ou a China dos pandas. O importante é escolher destinos que combinem entre si e que tenham uma logística ok de transportes.

o que fazer em kowloon

Escolhendo a época

Outra parte do sucesso em como planejar uma viagem para China é escolher a época do ano. Não existe isso de melhor época para viajar para a China, já que o país gigantesco tem clima e variedades diferentes. Existe no entanto um “melhor época de viajar para a China de acordo com a cidade que você vai.”

Se você não gosta de frio, conhecer Pequim nas férias de Natal não é uma boa ideia. As temperaturas nessa época ficam quase sempre negativas, e passeios como a Muralha da China se tornam bem complicados. Mas nem por isso posso dizer que dezembro não é um bom mês para viajar para China, há várias atividade de inverno na China.

Quem gosta de frio vai curtir Pequim, e pode ainda aproveitar para conhecer Harbin, uma cidade que fica já perto de Vladivostok na Rússia, e é famosa pelo seu festival de esculturas de gelo. Toda a parte norte e nordeste da China é excelente para quem gosta de frio, mas vá preparado porquê chega a fazer -20C em algumas cidades.

Antes mesmo de eu morar na Ásia, eu sofri um pouco com isso. Eu viajei para o Japão no final de novembro, e meu voo fazia uma escala em Pequim.

Devido a uma tempestade de neve, o aeroporto de Pequim estava um caos com quase todos os voos cancelados, e a Air China ainda piorou a situação. Notem que sequer era inverno ainda.

como planejar uma viagem para china

Feriados na China

Se puder evitem os feriados na China também! A China tem um bilhão de pessoas, e você não vai querer estar de férias ao mesmo tempo que eles. Claro que não dá para evitar tudo, mas eu recomendaria evitar o Ano Novo Chinês por exemplo!

O Ano novo Chines tem data móvel (procure saber quando acontece no ano da sua viagem) mas tem acontecido ultimamente em fevereiro. Não tem como planejar uma viagem para China de sucesso sem olhar esse detalhe.

omo planejar uma viagem para china

Fugindo do frio na China

Se você não curte frio, toda a parte sul da China e sudeste tem temperaturas bem amenas. Pode escolher algo entre Guilin e Guangzhou, passando ainda por Hong Kong e Macau. Sabia que a China possui ilhas tropicais com praias bonitas? Hainan é a principal delas, e pode ser uma boa ideia para quem quer ir a China no inverno mas não quer passar frio.

Na semana que mudei para Hong Kong, em pleno inverno eu pude usar camiseta. Eu vim fugida do frio, e aqui a temperatura oscilava entre 18 e 22 graus. No inverno pode fazer um friozinho, mas raros são os dias em que o termômetro marca 10 graus ou menos que isso.

Por outro lado, no verão alguns lugares ficam insuportáveis (oi, Hong Kong!) com temperaturas na casa dos 35 graus e uma umidade tão alta, que só que já foi a Manaus ou Singapura pra entender.

Não quero dizer que você não deva viajar, mas que você deve ter em mente quando pensar em como planejar uma viagem para a China.

Hospedagem em Guangzhou

Reservando hotéis na China

Depois de decidir onde ir e quando ir, chega o momento de reservar hotéis e passagens. Essa é a parte mais cara de como planejar uma viagem para China, já que a grande distância costuma encarecer as passagens. Por outro lado, hotéis na China são bem em conta.

Hotel na China

Quando digo que hotel na China é barato, não quero dizer que um hotel cinco estrelas em Pequim custe o mesmo que um albergue em Londres. Quero dizer que visto ser uma cidade grande como Pequim, os hotéis tem preços mais em conta que em outros lugares.

Vou dar um exemplo : Um bom hotel cinco estrelas em Pequim custa o mesmo que um hotel três estrelas em Berlim por exemplo.

Seleção de hotéis nas principais cidades chinesas

ShanghaiPequimNanjingHangzhou
TianjinChengdu WuhanQingdao
DalianShenyangKunmingGuangzhou
hospedagem em guangzhou

Hotel cinco estrelas na China

Uma outra coisa, é que o ranking e standard de hotéis na China, é um pouco diferente que o da Europa por exemplo. Muitos hotéis que estão classificados como cinco estrelas, não são isso tudo, então não olhe só as estrelas e sim as fotos e comodidades do hotel para não ter erro.

Nesse sentido, prefiro muitas vezes reservar hotéis de redes internacionais. Um Novotel em Shangai ou um Rennaissance em Pequim tem menos chance de dar errado.

Não tenho absolutamente nada contra hotéis chineses, já fiquei em vários, mas no geral eu acho as estrelas um pouco exageradas, a maioria dos hotéis que se dizem cinco estrelas, seria um quatro estrelas para mim.

como tirar o visto para china

Visto para China

A maioria dos viajantes precisam pedir um visto para China. Essa etapa só pode ser feita após a compra da passagem e a reserva dos hotéis, uma vez que os consulados pedem isso. O visto para China não é algo complicado ou demorado, mas sim minucioso e cheio de detalhes.

Se a sua passagem pela China for curta, e a depender do seu itinerário, talvez você não precise de um visto prévio, e possa receber um visto de entrada. São algumas situações bem específicas, mas vale a pena ver se o seu caso se encaixa.

Internet e telefone na China

Muita gente sabe que o Facebook é bloqueado na China, né? Mas não é só o Facebook, o Google em geral está todo bloqueado, e o que a gente não lembra é que quem diz Google, diz Gmail e também o santo protetor dos viajantes : Google Maps!

O Google na China é o Baidu e eles tem um aplicativo de mapas. Na China todo mundo usa, mas ele está todo em chinês e fica impossível de usar se você não lê chinês. Se você tiver um iphone, o Iphone maps funciona relativamente bem, e é o que eu uso. Se você usa Android, o Maps.me é o mais recomendado.

Não esqueça de baixar esses aplicativos ANTES de chegar na China, uma vez que o bloqueio da China não vai te deixar acessar essas coisas depois que você já tiver chegado.

Comprando chip de celular na China

Se você quiser comprar um chip para usar internet, eu recomendo a China Mobile. Tem várias lojas em todo canto e inclusive uma no aeroporto de Pequim. Só não esqueça de levar seu passaporte quando for comprar o chip.

trens na china

Transporte na China

A melhor maneira de se deslocar entre as cidades chinesas vai ser sempre o trem. A depender de por onde você chegue, vale pegar o avião até o ponto inicial, mas entre as cidades o trem é a melhor saída.

Já falei que os aviões na China atrasam? A China tem uma taxa de pontualidade nada boa dos voos, os voos internos podem chegar no horário, a probabilidade que atrase é bem maior. Atraso de duas horas não é incomum.

Metrô funciona muito bem nas cidades, é barato e pontual. Eu sempre compro o cartão e recarrego, mais simples que comprar o bilhete a cada vez. Ahhhh! O metrô também tem placas e explicações em inglês.

Uber e táxi na China

Uber não funciona, e táxi é bem mais barato do que estamos acostumados. O único inconveniente do táxi é que os motoristas não falam inglês. Nem adianta também dar o endereço em inglês, já que eles conhecem por outro nome.

Quando pegar táxi, sempre tenha o cartão do hotel escrito em chinês, e quando for a algum lugar, peça na recepção para escreverem o nome para você.

Abra a sua mente!

Vá de coração e mente abertos. Acho que esse é um quesito bem importante em como planejar uma viagem para a China! Muita coisa é diferente, você vai encontrar muita gente que não fala inglês ( e nem tem obrigação de falar!) e ver algumas comidas um tanto bizarras.

Eu costumo dizer que não há errado, mas uma lógica diferente do que estou acostumada. Antes de criticar, sempre procuro entender o porquê de certos comportamentos. No mais, a China é um país incrível!

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

17 COMENTÁRIOS

  1. Olá Paula, gostei muito do seu texto. Estou tentando planejar uma viagem a China (roteiro mais tradicional) e estou um tanto insegura. O fato de eu desconhecer completamente a cultura e imaginá-la bem diferente, tem me travado. O que mais me deixa insegura é entrar no país, coisas como as medidas de segurança em aeroporto, perguntas e respostas durante entrevista de imigração, fatos assim. Tanto meu esposo quanto eu estamos um pouco tensos, além do fato de ser um regime político diferente do que estamos “acostumados” a observar. Some a esse fato nosso desejo de na mesma viagem querer combinar uma visita a Tokyo (medrosos e ousados, rsrsrs).
    Logo gostaria de saber, caso possas responder:
    – como é entrar na China como turista? existem dificuldades para imigrar?
    – Posso sair da China para o Japão e retornar a China, com certa tranquilidade, ou isso não é bem visto? claro que em posse de visto chinês e japonês
    – já na retirada do visto preciso informar essa ida ao japão?

    OBS: pensamos em ir a Pequim, Shangai e Xian no mês de janeiro.

    Desde já muito obrigada e sucesso!!

    • Ingrid

      Apesar da China não ser o lugar mais fácil do mundo, tbm não é bicho de sete cabeças e com planejamento vc vai conseguir fazer tudo tranquilamente.

      Não tem dificuldades para entrar na China como turista, como moro a 20 km da China (Hong Kong) eu vou frequentemente, NUNCA me perguntaram nada na imigração, eu entrego meu passaporte e eles fazem o que tem que fazer, é dos lugares mais tranquilos do mundo nesse quesito.

      Vc pode sair da China e ir pro Japão ou pra onde vc quiser, com aquele visto de 5 anos não tem problema, e não precisa avisar na imigração, afinal o que importa pra eles é que vc não vai ficar ilegal na China, o que vc vai fazer depois e pra onde vai não importa muito, não precisa informar nada sobre isso.

      Ahhhh! Se cubram muito bem pq em Pequim faz muito frio em janeiro!

    • Olá, viajo pra china em agosto (vou ficar 1 mês), sendo os primeiros 15 dias em Chengdu. Minha dúvida é sobre vestimenta, pois, pelo que pesquisei, o tempo estará quente.
      Você sabe me informar se é tranquilo usar camisetas, shorts, saias e vestidos? Ou eles têm algum “padrão”?

      • Gabriella

        Sim, pode usar tranquilamente! O que não se usa é tipo short “popa da bunda” sabe? Ou top decotado e vestido decotado, mas roupas mais normalzinhas vc pode usar sem nenhum problema.

        P.S. Ainda assim eles provavelmente vão olhar muito pra vc! Eles ficam encarando os estrangeiros

  2. Olá! Gostei do seu blog e adorei as dicas. Fiz um roteiro para julho do ano que vem. 30 dias para Pequim, xian, jiuzhaigou, zhangjiaje, Guilin, Hong Kong e shangai. Já consegui os hotéis e passagens de trem e ônibus por sites. Minha dúvida estar em relação aos tours. Os passeios fechados que são oferecidos no Brasil têm preços absurdos. Eu consigo fechá-los por aí mesmo ou você recomenda que eu faça isso daqui mesmo? Tem alguma dica ou algum lugar especial para indicar? Desde já agradeço a atenção (:

  3. Oi Paula excelentes seus comentários !! Bom vou a China em marco-19 próximo e já com passagem comprada só isso !!! Chego por Pequim e volto por Hong Kong e quero no meio fazer Xangai !!! Conheço já uns 60 países e sempre viajo por conta própria !! Porém um amigo me assustou dizendo que ninguém nas ruas na China faia inglês !!! Que não há placas em inglês mesmo em Pequim e Xangai !!! E fiquei preocupado pra ir !!! O que vc diz !!! ??? Como ir agora ??? Hotéis ? O traslado entre estas cidades e os tours?!!! Agradeço e te aguardo !!! Abcos

  4. Placido

    A maioria realmente não fala inglês, e nem todo lugar tem traduções em inglês. Com o metrô é tranquilo e está tudo escrito em inglês. Para me locomover eu uso muitos aplicativos de mapa (ajuda muito!) ou táxi com o nome escrito em chinês

  5. Oi Paula! Que ótimo achar informações sobre o planejamento de viagens à China. Você sabe se há algum guia que fale portugues ou espanhol para nos acompanhar em Pequim? Ou até em outras cidades? Queremos fazer uma viagem tranquila, nada de correria, mas está difícil de planejar passeios que não sejam excursões. Felicidades para você . Abraço, regina

  6. Oi Paula. Te acompanho no Facebook, irei a China no início de abril 2019, Pequim e xian, chego em Pequim e depois irei para xian , posso comprar as passagens de trem já? E como faço isso? Obrigado

  7. Paula, adorei o teu trabalho. E que trabalho.
    Estou planejando viajar para China. Voce indicaria alguma empresa que vende pacotes de viagem?

  8. Olá,

    Gostei bastante das informações do seu blog, bastante esclarecedoras.
    Gostaria de saber se você presta algum tipo de consultoria de viagem com proposito educacional (pretendo estudar Mandarim).
    Obrigada 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.