Candeal : O Bairro da Timbalada

Candeal : O Bairro da Timbalada

candeal

Qualquer pessoa de Salvador sabe bem que a Timbalada nasceu no Candeal. O bairro que na verdade faz parte de Brotas, se divide em duas parte : O Alto Candeal, com seu prédios de classe média, e o Candeal Pequeno, um bairro tipicamente pobre, e é do último que vou falar.

candeal

Eu acho que só tinha ido ao Candeal uma vez, quando na minha última ida a Salvador eu notei que as ruas em geral estavam com muito grafitti e muita coisa legal, e me sugeriram ir no Candeal para ver um pouco mais. O bairro vem ganhando visibilidade nesse quesito, e diria que até está ficando mais turístico, e o incluiria num roteiro de Salvador fora do circuito turístico.

candeal

candeal

O bairro é um prato cheio para quem gosta de fotografar, a cada esquina tem uma novidade. Até eu que não entendo de fotografia, achei o bairro extremamente fotogênico e cheio de oportunidades de boas fotos.

candyall guetho square

Salvador é uma cidade musical por vida, e o Candeal não fica atrás. Qualquer pessoa que conhece minimamente as músicas da Timbalada, já ouviu eles falarem do Candeal em alguma das músicas. Ainda nos anos 90, o Candyal Guetho Square era palco dos famosos ensaios da Timbalada.

candeal

 

candeal

Eu acho que passei mais ou menos uma hora andando por lá, pela rua principal mesmo e fui curtindo as coisas que via. É um passeio diferente, tenho certeza que muita gente de Salvador não conhece o bairro, e não faça ideia de que tem coisa para ser visitada por lá.

pracatum

Pracatum

A escola de música Pracatum foi fundada por Carlinhos Brown. O Pracatum é uma importante escola que ajuda os jovens da comunidade do Candeal, dando-lhes oportunidade de aprender uma profissão como músicos. Muitos adolescentes e adultos formados pela Pracatum hoje estão em bandas famosas.

candeal

Além de tudo, Carlinhos Brown sempre volta lá para fazer shows seja sozinho ou com convidados. Sempre achei bonito ele ajudar o Candeal Pequeno, e tenta trazer mais educação e cultura no bairro onde ele foi criado.

pracatum arte

Grafitti

Recentemente o bairro meio que virou uma galeria de arte a céu aberto. A gente vai andando por lá, e pode ver nos muros, nas casas, nas praças um pouco de cor e desenho. O que antes era só mais um bairro pobre de Salvador, virou um bairro referência de street art.

escadaria do zap

Escadaria do Zap

Eu até brinquei no Instagram dizendo que quem não tem Escadaria Selaron que caça com Escadaria do Zap mesmo. A escadaria do Zap é um lugar conhecido por quem é do Candeal Pequeno, é um lugar onde os músicos costumavam se sentar para tocar nos anos 80.

bica do candeal

Bica do Candeal

Outro lugar bem conhecido é a Bica do Candeal. O lugar que servia para a população pegar água, hoje é uma obra de arte com mosaicos. Fiquei bem feliz de ter conhecido um pouco mais do bairro. Dá para casar uma visita ao Candeal com um passeio ao Rio Vermelho, já que o bairro fica vizinho.

 

Outros posts sobre Salvador

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais em Américas, Bahia, Brasil, Salvador, Slides
o que fazer em taipei
O que Fazer em Taipei e o que Visitar

cafés em taipei
Cafés em Taipei : Minha Lista de Melhores Lugares

Fechar