Fondation Bemberg : Museu Incrível em Toulouse

toulouse

Mesmo depois de muitos anos visitando Toulouse, eu não conhecia ainda a Fondation Bemberg. Justo eu que adoro visitar museus e conheço Toulouse super bem. Na minha última visita a cidade, eu disse que não sairia de lá sem visitar a Fondation Bemberg porquê sabia que iria demorar para voltar a cidade e assim o fiz.

A Fondation Bemberg foi criada por Georges Bemberg, um rico argentino que viveu na França e foi um grande colecionador de arte. Ele decidiu emprestar a sua fundação ao governo durante 99 anos, e assim permitir que as pessoas tivessem acesso ao seu acervo de arte pessoal.

Fondation Bemberg

Três quartos das mais de mil peças de Georges Bemberg estão expostas na Fondation Bemberg, são quadros, mobília, esculturas e artigos pessoais. Ele é um dos melhores museus de Toulouse e entrou na minha lista como um dos meus preferido também.

Fondation Bemberg

Sala Veneza

Essa foi a primeira sala que de fato visitei e fiquei impressionada com a beleza. Comecei a visita no último andar, onde ficam as exposições temporárias e desci para visitar as salas. Nessa sala ficam várias das pinturas mais antigas, inclusive quadro do Canaletto, um dos pintores que sempre pintavam Veneza, o que é compreensível quando se sabe que ele era de Veneza, então pintava o que ele via e conhecia.

A mobília também é veneziana, e me lembra muito de alguns palácios que conheci na Itália. Várias partes me lembrou um dos andares do Palazzo Madama em Turim, ou ainda uma parte do Wallace Collection em Londres.

Fondation Bemberg

Quadros e pinturas

A coleção de quadros tem obras de pintores franceses, espanhóis, italianos e holandeses. De um lado temos quadros mais antigos de Canaletto, François Boucher e Van Dick e de outro pintores modernos como Picasso e Matisse. Eu não tinha ideia que em Toulouse tivesse uma coleção de quadros tão rica.

Fondation Bemberg

Galeria de retratos

Outra sala importante da Fondation Bemberg é a galeria de retratos. São quadros do Renascimento que data do século XVI misturados com várias esculturas de bronze. Essa parte mais antiga da Fondation Bemberg para mim é uma das mais bonitas de todo o museu.

Fondation Bemberg

Para uma cidade do porte de Toulouse, que apesar de não ser pequena, também não é Paris, eu acho o museu muito bom! Toulouse é a quarta maior cidade da França e apesar de ter alguns museus bons, não é lá conhecida pela variedade e riqueza dos seus museus.

Fondation Bemberg

Prédio da Fondation Bemberg

A Fondation Bemberg fica no Hotel d’Assézat. A palavra hotel aqui tem sentido de palacete, antiga casa das pessoas ricas da região. Fica numa das ruas mais movimentadas de Toulouse, mas ao mesmo tempo fica um pouco escondido porquê tem um grande portão e o prédio fica no fundo.

No pátio do museu funciona um restaurante com um café, eu até queria ter passado mais tempo lá, mas fui meio que numa correria e maratona de museus e terminei não indo.

Fondation Bemberg

Informações práticas sobre a Fondation Bemberg

Endereço : Hôtel d’Assézat, Place d’Assézat 31000 Toulouse

Horário de funcionamento : De terça a domingo, das 10h as 12:30 e das 13:30 as 18h. Fechado às segundas.

Preço :  8€

 

Outros posts sobre Toulouse

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.