Mesquita de Suleyman : Maior Mesquita de Istambul

Mesquita de Suleyman : Maior Mesquita de Istambul

Apesar de grande e bonita, a Mesquita de Suleyman raramente entra no roteiro do turista em Istambul, os turistas praticamente só visitam a Mesquita Azul, e alguns poucos vão a Mesquita Nova, mas a Mesquita de Suleyman que é de fácil acesso e bonita, quase nunca e visitada.

Nas vezes que eu fui, tinha poucos turistas lá e o pessoal sempre muito simpático, veio me oferecer textos sobre a mesquita e me dizer que se eu tivesse perguntas, que eles estavam a disposição para me ajudar. Ja disse que ela é a maior mesquita da cidade?

mesquita de suleyman

A Mesquita de Suleyman é uma das minhas mesquitas favoritas de Istambul, ela assim como outras grandes mesquitas de Istambul, ela possui um complexo em volta com cunho social e cultural, geralmente há escolas e associações caritativas dentro do complexo, numa forma de beneficiar a população vizinha da mesquita.

Não importa o horário que eu vá a Mesquita Azul, sempre vai ter muitos turistas e ela sempre vai estar cheia e é impossível tirar uma foto como essa. A Mesquita de Suleyman é ainda maior, e dá para ver tudo com mais calam, os mosaicos, azulejos e chegar mais perto de tudo já que o lugar fica quase sempre assim vazio, exceto às sextas-feiras que é um dia importante pros muçulmanos.

Cúpula da Mesquita de Suleyman

Eu sou apaixonada por arquitetura de mesquitas, e essa é linda! A cúpula principal é seguida de mais duas cúpulas menores, todas com janelas que deixam a mesquita com iluminação natural, e recoberta de mosaicos feitos de azulejos de Iznik.

mesquita de suleyman

Mausoléu de Suleyman

Lembram ainda quando eu falei que além da mesquita propriamente dita, tinha um complexo lá? Tem um mausoléu do sultão Suleyman (que em português se chama Solimão e não consigo dissociar do cantor sertanejo 😀 ) e da sua esposa Roxelana e outros parentes, além de dois outros sultões.

mesquita de suleyman

mesquita de suleyman

O complexo tem ainda jardins, biblioteca e um cemitério onde além de outras pessoas importantes, está tambem enterrado Sinan, o arquiteto que construiu a Mesquita de Suleyman. Claro que a mesquita leva o nome de Suleyman porquê foi ele que ordenou a sua construção, para visitar todo o complexo eu levei umas 2 horas pelo menos.

As vistas da Mesquita de Suleyman

Uma das coisas que eu mais gosto na Mesquita de Suleyman é a vista incrível que ela oferece, tudo bem que Istambul tem muitos lugares com vista mas como a mesquita fica num dos pontos mais altos da cidade dá para ver a Ponte e a Torre de Gálata, o Bósforo e um pedaço da Ásia.

mesquita de suleyman

A entrada na mesquita é gratuita, mas é necessário estar vestido de maneira composta, as mulheres precisam também cobrir os cabelos, e diferente das mesquitas mais turísticas eu nunca ví empréstimos de lenço por lá, então vá preparada, leve um lenço ou echarpe na bolsa.

Outros posts sobre Istambul

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *