Mesquita de Suleyman : Maior Mesquita de Istambul

Apesar de grande e bonita, a Mesquita de Suleyman raramente entra no roteiro do turista em Istambul, os turistas praticamente só visitam a Mesquita Azul, e alguns poucos vão a Mesquita Nova, mas a Mesquita de Suleyman que é de fácil acesso e bonita, quase nunca e visitada.

Nas vezes que eu fui, tinha poucos turistas lá e o pessoal sempre muito simpático, veio me oferecer textos sobre a mesquita e me dizer que se eu tivesse perguntas, que eles estavam a disposição para me ajudar. Ja disse que ela é a maior mesquita da cidade?

Leia também :

mesquita de suleyman

A Mesquita de Suleyman é uma das minhas mesquitas favoritas de Istambul, ela assim como outras grandes mesquitas de Istambul, ela possui um complexo em volta com cunho social e cultural, geralmente há escolas e associações caritativas dentro do complexo, numa forma de beneficiar a população vizinha da mesquita.

Não importa o horário que eu vá a Mesquita Azul, sempre vai ter muitos turistas e ela sempre vai estar cheia e é impossível tirar uma foto como essa. A Mesquita de Suleyman é ainda maior, e dá para ver tudo com mais calam, os mosaicos, azulejos e chegar mais perto de tudo já que o lugar fica quase sempre assim vazio, exceto às sextas-feiras que é um dia importante pros muçulmanos.

Cúpula da Mesquita de Suleyman

Eu sou apaixonada por arquitetura de mesquitas, e essa é linda! A cúpula principal é seguida de mais duas cúpulas menores, todas com janelas que deixam a mesquita com iluminação natural, e recoberta de mosaicos feitos de azulejos de Iznik.

mesquita de suleyman

Mausoléu de Suleyman

Lembram ainda quando eu falei que além da mesquita propriamente dita, tinha um complexo lá? Tem um mausoléu do sultão Suleyman (que em português se chama Solimão e não consigo dissociar do cantor sertanejo 😀 ) e da sua esposa Roxelana e outros parentes, além de dois outros sultões.

mesquita de suleyman
mesquita de suleyman

O complexo tem ainda jardins, biblioteca e um cemitério onde além de outras pessoas importantes, está tambem enterrado Sinan, o arquiteto que construiu a Mesquita de Suleyman. Claro que a mesquita leva o nome de Suleyman porquê foi ele que ordenou a sua construção, para visitar todo o complexo eu levei umas 2 horas pelo menos.

As vistas da Mesquita de Suleyman

Uma das coisas que eu mais gosto na Mesquita de Suleyman é a vista incrível que ela oferece, tudo bem que Istambul tem muitos lugares com vista mas como a mesquita fica num dos pontos mais altos da cidade dá para ver a Ponte e a Torre de Gálata, o Bósforo e um pedaço da Ásia.

mesquita de suleyman

A entrada na mesquita é gratuita, mas é necessário estar vestido de maneira composta, as mulheres precisam também cobrir os cabelos, e diferente das mesquitas mais turísticas eu nunca ví empréstimos de lenço por lá, então vá preparada, leve um lenço ou echarpe na bolsa.

Outros posts sobre Istambul

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.