Georges Labit : Museu de Arte Asiática e Egípcia

O Georges Labit era um museu de Toulouse que eu não conhecia, eu até já tinha visitado alguns museus em Toulouse, mas fiquei impressionada como esse era maravilhoso e como não era tão conhecido, talvez por ele ficar fora do centro de Toulouse ou por não ser exatamente um dos top 10 em se tratando do que fazer em Toulouse.

georges labit

O prédio do museu Georges Labit já é todo uma atração, nunca tinha visto nada parecido em Toulouse e não tem nada a ver com a arquitetura da região, é um prédio com influências claramente árabes e tem um jardim com plantas vindas de várias partes do mundo para combinar com a diversidade do museu.

O Museu Georges Labit reúne peças de Arte Asiática e Egípcia, em se tratando de Ásia eles tem peças da Índia, Paquistão, Afeganistão, Vietnã, Tailândia, Laos, Mongólia, Java, Nepal, Tibet, China, Camboja, Indonésia e Japão. Eu adoro esse tipo de museu já que para a gente é tão raro ter a oportunidade de ver um pouco mais de arte desses países tão longes culturalmente da gente.

Eu meio que fiquei impressionada com a riqueza do Museu Georges Labit, as vezes a gente acha que só nas grandes capitais tem museus incríveis e que só os museus famosos que valem a pena, mas a prova é que muito museu legal não é tão conhecido assim.

Ala japonesa

A parte do Japão é uma das primeiras do prédio, e uma das que eu mais gostei. Essa estátua representa o Buda Amida cujo culto veio da China e começou a se popularizar no Japão durante o Período Edo e foi ganhando uma mistura dos dois países, repare como o Buda está em pé numa flór de lótus.

Além de diversas esculturas, uma das coisas mais interessantes da parte japonesa para mim foram as ilustrações japonesas que estavam guardadas numa gaveta. Eu achei que elas estariam melhor se expostas em molduras na parede, não sei se estavam guardadas assim por questões de conservação.

Na parte asiática (que é a principal do museu) em muitos momentos me lembrou o Museu Oriental de Turim, mas em menor escala. Acho que é porquê é um dos poucos museus que eu conheço, e também pela variedade de arte de diferentes países.

 

Arte Indiana

Eu não sei vocês, mas eu conheço pouco da Arte Indiana, mesmo morando em Londres uma cidade com forte presença indiana. Do pouco que conheço sobre esse tipo de arte, sempre tem representações de deuses, mas há milhões de deuses e sub-deuses indianos, eu só conheço os mais populares como Shiva, Vishnu, Ganesh etc… e todos eles estavam lá representados.

Shiva aqui está aqui montado num touro com Parvati, essa escultura do Norte da Índia eles acreditam que foi feita no século XII. Além de peças indianas tinha também muitas peças do Paquistão e Afeganistão, e é incrível ver a semelhança entre elas, tudo bem que é normal que peças indianas e paquistanesas sejam semelhantes, afinal a Índia e o Paquistão eram um só país 70 anos atrás, mas nunca imaginei que peças afegãs também fosse no mesmo estilo.

Ala egípcia do Museu Georges Labit

Para mim foi uma mistura de Louvre, British Museum e Museu Egípcio de Turim, tomadas as devidas proporções, é claro! Eu fiquei surpresa com o Museu Georges Labit, em como um museu tão bacana pode ser tão barato e relativamente vazio, mesmo sendo no dia gratuito.

São sarcófagos, múmias, papiros e muitas peças do Egito, se você assim como eu gostar desse tipo de museu, vai adorar o Georges Labit já que o subsolo é todo dedicado a esse tema. Mesmo sendo relativamente pequena, a parte egípcia é uma das mais visitadas e com mais objetos, já que tem muitas estatuetas pequenas como um dedo e muitas peças de escavações.

Georges Labit

 

Além das exposições permanentes, o Museu Georges Labit tem ainda exposições temporárias e uma série de eventos sobre cultura oriental, coisas como cerimônias do chá, aulas de tai chi chuan, origami, manga e várias apresentações de cultura oriental.

Informações práticas sobre o Museu Georges Labit

Endereço : 17, rue du Japon Toulouse

Horário de funcionamento : Das 10 as 18h (no inverno eles fecham 1h mais cedo) fechado às segundas.

Preço : 4€ (eu fui no primeiro domingo do mês e é o dia grátis)

Outros posts sobre Toulouse

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.