Annecy : O que Fazer e Visitar

annecy

Annecy é uma daquelas cidades que a gente se apaixona quando vê uma foto, imagine uma cidade fofa cortada por canais lindos e floridos com as montanhas dos Alpes no fundo? Parece uma daquelas cidades saídas de uma pintura, algumas casas medievais, pontes e canais com águas turquesa completam o cenário.

annecy

Muita gente escolhe Annecy como um passeio bate e volta, geralmente saindo de Genebra que fica a menos de 50 km de Annecy e passa apenas o dia na cidade, o que eu acho suficiente já que a cidade é bem compacta e as principais atrações estão todas mais ou menos concentradas num só lugar.

annecy

Coisas para fazer e visitar em Annecy

annecy

Canais de Annecy

Um dos apelidos de Annecy é A Veneza dos Alpes por causa dos seus canais e para mim é a principal atração da cidade. O que eu fiz foi tentar seguir uma linha reta seguindo esse canal mas na verdade são vários canais e a cidade tem tanta casinha fofa, tanta coisa bonita e outros canais laterais que no final foi difícil de seguir em linha reta, mas se você seguir em linha reta termina na beira do lago.

Palais de l'Isle

Palais de l’Isle

O Palais de l’Isle é um dos pontos mais conhecidos de Annecy, é uma antiga prisão que fica bem no centro de Annecy numa espécie de ilha e é aberta para visitação onde a gente pode ver como funcionava a antiga prisãomedieval, mas infelizmente quando eu fui ela estava fechada para reformas.

annecy

O barato de Annecy é sair andando pela cidade, atravessando seus canais e tirando uma foto a cada segundo porquê a cidade é linda e você com certeza vai querer se perder entre os canais e as ruelas da cidade tentando encontrar o ângulo perfeito para mais uma foto.

annecy
fonte leao

Centro histórico

O centro histórico de Annecy é feito de ruelas e de arcadas baixas datando do século XVII, em alguns momentos o centro histórico me lembrou Colmar, acho que é por causa dos imóveis antigos bem conservados e a grande quantidade de turistas para uma cidade daquele tamanho.

cidade haute savoie

As ruelas dão um charme a mais a cidade e dá para passar de uma rua para a outra e se perder no centro, aliás eu me perdi várias vezes e em alguns pontos parece quase como um labirinto, mas simplesmente não parei para olhar no mapa e segui andando pelas ruelas e arcadas já que o centro é super bonito e de uma rua para a outra a gente sempre vê um pedaço do canal e é sempre uma boa surpresa.

annecy

Annecy é um dos destinos para quem gosta de turismo de aventura, no inverno há uma infinidade de estações de esqui nos arredores e no verão é possível fazer trilhas, o pessoal do turismo da cidade inclusive tem pacotes de passeios, como eu fui no verão eu queria fazer uma trilha (tem de vários níveis, desde iniciantes até mais difíceis) e por isso fiquei dois dias na cidade, mas peguei um dia de tempo ruim e aproveitei para ficar só na cidade mesmo, o que não me arrependo já que Annecy é linda!

annecy
annecy

Catedral de São Pedro

Bem no centro histórico da cidade vocês vão passar pela Catedral de São Pedro que vale a pena entrar se não tiver nenhuma missa acontecendo, a catedral em estilo renascentista começou a ser construída no começo do século XVI e hoje é um dos patrimônios históricos da cidade.

annecy
pont des amours

Pont des amours

A lenda diz que beijar nessa ponte dá sorte para os casais, mas sozinho ou acompanhado é um lugar com vistas lindas para o lago, para o rio e para uma parte dos canais. Dá também para descer e caminhar no calçadão e se preferir, alugar uma canoa por pelo menos meia hora e ver a cidade por outro ângulo.

annecy

Castelo de Annecy

No alto da colina fica o castelo de Annecy, um castelo do século XII que foi morada dos condes de Genebra e hoje funciona como um museu. Se não estou enganada custa 4€ a entrada e apesar de ser mais um museu que um castelo propriamente dito, vale muito a pena conhecer, no dia que eu fui tinha várias exposições lá e passei horas visitando.

annecy

Dentro do castelo há uma galeria de arte com quadros relacionados a cidade e ao lago, assim como artistas da região. O castelo em si tem duas torres principais e cada uma dela abriga museus e coleções diferentes, um dos principais é o museu de animação com exposição sobre desenhos e outros tipos de animação.

Há também um museu alpino com informações sobre o lago, sobre os animais que vivem na região como um museu de história natural mais simples. No dia que eu fui, tinha também uma exposição sobre a China bem interessante, algumas exposições são temporárias e mudam o tempo todo mas achei muito barato o ingresso para o tanto de coisa que a gente pode visitar dentro do castelo.

annecy

Vista do castelo de Annecy

Do castelo a gente tem também uma vista para o lago de Annecy, como o castelo fica no alto de uma colina a gente além da vista pro lago pode ver uma boa parte da cidade e os tetos das casas e das catedrais, além das vistas incríveis para os Alpes.

lago de annecy

Lago de Annecy

O lago é sem dúvida a principal atração de Annecy, ele é o segundo maior lago da França e um dos mais puros do mundo, eu já tinha visto o lago de Annecy em vários cartões postais mas fiquei chocada quando vi o azul, e uma vez que a gente chega perto ele não é mais azul mas tem águas cristalinas como se fosse uma ilha paradisíaca do Caribe.

lago de annecy

O Lago de Annecy é sem dúvida a principal atração da cidade, um lago azul que é o segundo maior lago natural inteiramente em território francês ( só perde pro Lac du Bourget em Aix-les-bains) e é um dos lugares mais procurados pelos turistas em Annecy para passear.

lago de annecy
lago de annecy

Até dá para fazer um passeio a pé pelos arredores do lago, mas o lago de Annecy é tão bonito que acho que vale a pena aproveitar um pouco mais.

Nas margens do lago você vai encontrar algumas empresas anunciando passeios de barco, basta escolher uma de acordo com sua disponibilidade e os horários que elas oferecem porquê é praticamente sempre o mesmo trecho.

lago de annecy

Uma das coisas que mais me chamou atenção no lago de Annecy foi a cor azul dele, em alguns momentos me fez lembrar dos Lagos Plitvice na Croácia por causa da cor e da transparência das águas.

Fiquei também surpresa com toda natureza, a cidade de Annecy é rodeada pelos Alpes e a gente passa ao lado de várias montanhas durante o passeio de barco, eu nasci e fui criada num lugar plano no sentido de ter pouca ou nenhuma experiência com colinas e montanhas assim, com a natureza tão pertinho da gente e fiquei maravilhada.

lago de annecy
lago de annecy

Já perto do barco dar meia volta, a gente passa pelo Château de Duingt, um castelo que fica numa península, com os Alpes e as nuvens ao redor, lindo e parece até coisa de filme. Eu procurei saber se é possível visitar o castelo, mas na verdade ele é uma moradia privada e habitado por uma família, então as visitas não são permitidas.

lago de annecy

O Lago de Annecy foi criado a partir das geleiras alpinas, e ele tem algumas características bem peculiares, como o fato de ser um dos mais puros do mundo, a água está do lago de Annecy é muito mais limpa que uma água potável comum, inclusive a água das fontes que a gente encontra nas ruas da cidade, provém do lago.

Aqui na Europa, muitos países tem água potável e dá para beber diretamente da torneira, aliás as pequenas fontes que vemos nas ruas de muitas cidades como Paris por exemplo, é potável e você pode beber dela. Geralmente eu tenho sempre comigo uma garrafinha e encho nessas fontes.

lac haute savoie
lago de annecy

No dia que fiz o passeio, apesar de ser já verão, o dia estava meio nublado e tinha pouca gente fazendo o passeio, foi bem mais tranquilo porquê tinha espaço de sobra, e podia ficar me movimentado, fotografando e andando pelo barco sem problemas. Durante o passeio, há algumas informações sobre o lago e os vilarejos ao redor, tudo em francês e em inglês.

lago de annecy

Durante a 1h de passeio, a gente passa por vários vilarejos que ficam nas margens do lago de Annecy, e ouve um pouco da explicação sobre alguns dos lugares e personalidades que passaram por lá. Eu peguei um dia de verão com as colinas verdes, e ficava imaginando como seria ver tudo isso no inverno, os Alpes branquinhos cobertos de neve.

lago de annecy

Passeio no Lago de Annecy na prática

Duração : 1h

Preço : 14€

Comentários em francês e em inglês.

lago de annecy

Durante o verão a prefeitura da cidade cria uma praia urbana e alguns lugares do lago ficam abertos para o banho, mas não esqueçam que as águas desse tipo de lago são sempre muito frias já que vem das montanhas, e apesar de achar que deve ser lindo de nadar naquelas águas incríveis do lago. Toda a parte urbana do lago tem um calçadão que é ótimo para caminhar e conhecer mais a cidade.

lago de annecy
basilique de la visitation

Basílica da Visitação

Um pouco já fora do centro histórico e do centro da cidade fica uma basílica que não é muito visitada pelo turistas, não sei se porquê ela fica mais afastada ou se é porquê ela fica no alto e precisa subir uma ladeira, mas estava praticamente vazia quando fui.

tartiflette

Onde comer em Annecy

A culinária da região é a típica comida das montanhas, um pouco mais pesada para aguentar o frio e as condições mais difíceis. É justamente dessa região que vem um dos meus pratos favoritos : Raclette. A culinária da região tem muitos queijos ( Reblochon, Tome) e tem como base esses queijos um tanto mais fortes, se você nunca experimentou fondue, pode ser uma boa opção escolher um restaurante tradicional para experimentar.

Experimente também a tartiflette, que é um prato da região de Savoie composto de bacon, batata e queijo reblochon, garanto que você vai adorar! Um dos restaurantes mais tradicionais da cidade é o Chez mamie Lise, um restaurante de especialidade savoyardes onde dá para experimentar todos esses pratos típicos.

savoie

Onde ficar em Annecy

Para quem prefere dormir em Annecy eu fiz  uma seleção de hotéis na cidade. Há opções para todos os bolsos, e como Annecy não é uma cidade muito grande, dá para fazer tudo a pé e mesmo que você esteja um pouco mais afastado do centro histórico, poderá facilmente caminhar pela cidade.



Booking.com

como viajar de trem na frança

Como chegar em Annecy

Annecy fica perto da Suíça e da Itália. As maneiras mais simples de chegar lá por ar é pelo aeroporto de Genebra ou de Lyon na França. Saindo de Paris é um pouco mais longe, mas em 2h se chega a Lyon de trem rápido.

Dá para incluir Annecy num roteiro pela região e incluir Genebra, Lyon, Grenoble e Chambéry aliás foi por lá que eu cheguei vindo de ônibus.

 

Outras cidades na França

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

8 COMENTÁRIOS

  1. Querida Paula,

    Obrigado por partilhar a sua experiencia em Annecy.
    No entanto não concordo com alguns pontos:
    A temperatura da água é bastante agradavel. 22°C, a mesma temperatura que o mar Mediterraneo tem junto a Marselha em pleno julho.
    E sim, há muito para ver em Annecy que um dia será muito pouco. Considerando os arredores, pois tem imensos jardins e montanhas dignas de uma visita.
    De resto concordo plenamente com a sua avaliação, Annecy é linda.

    Obrigado

  2. Obrigada, Paula pela informação.Também adorei Annecy onde passei 3 dias que foram suficientes para ficar a conhecer a pequena cidade, o lago e alguns pontos de interesse ao redor. Para quem gosta da paisagem cársica, recomendo a visita ao rio Fier “Les gorges du Fier”, que fica nos arredores para onde se pode deslocar através de carro ou de autocarro/bus. Se utilizar o bus, informe-se muito bem dos horários já que são muito raros, mas vale muito a pena a visita.

  3. Otimo post, Paula!!!! ja tinha lido outros seus e quando vi este, iniciei a minha pesquisa por aqui.
    Gosta de andar de bicicleta e achei interessante dar a volta no lago. Voçê conhece algum lugar que alugue bicicleta e tem ideia do preço?
    Obrigada

  4. Paula, adirei o seu post, e gostaria de saber se em Annecy tem algum lugar para deixar as bagagens, pois estarei saindo de Grenoble, para passar o dia em Anecy e depois vou dormir em Lyon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.