Serra e Santuário do Caraça : Patrimônios de Minas Gerais

Serra e Santuário do Caraça : Patrimônios de Minas Gerais

complexo do caraça

O Complexo do Caraça ou Parque Natural do Caraça é uma das sete maravilhas da Estrada Real, em Minas Gerais. Ele está localizado entre as cidades de Santa Bárbara e Catas Altas, a 100 e 120 quilômetros de Belo Horizonte, respectivamente.

Fazem parte deste Complexo, o Conjunto Arquitetônico do Santuário (igreja, prédio do antigo colégio e pousada), área RPPN (com 10.187 hectares), e áreas de manejo (Fazenda do Engenho, Buraco da Boiada e Fazenda Capivari).

complexo do caraça

O Caraça é um lugar que guarda muitas histórias, pois sua origem remota o século XVIII. Por muito tempo, funcionou como Colégio do Caraça para formação de padres. Durante quase 150 anos, mais de 10 mil meninos estudaram no lugar, entre eles os ex-presidentes Arthur Bernardes e o santa-barbarense Affonso Penna.

complexo do caraça

Hoje, é um lugar ideal para quem gosta de natureza, religiosidade e sossego, já que lá é possível fazer três tipos de roteiros: religioso, histórico/cultural e ecológico.

– Roteiro Religioso – visita à igreja em estilo neogótico de Nossa Senhora Mãe dos Homens. É nela que está em exposição o corpo de São Pio Mártir (o primeiro corpo de santo trazido para o Brasil).

complexo do caraça

– Roteiro Histórico/cultural – visita ao claustro, à catacumba, ao museu e à biblioteca, estes dois últimos funcionam no prédio onde existia o antigo Colégio do Caraça. O prédio havia sido destruído em um incêndio, em 1968. Entre os itens em exposição está a cama usada por Dom Pedro II e sua esposa Tereza Cristina, quando estiveram no Caraça.

complexo do caraça

– Roteiro Ecológico – trilhas e cachoeiras: Cascatinha, Banho do Imperador, Cascatona, Gruta da Bocaina e Bocaina. Além da flora, a fauna do Caraça é muito rica. É lá, por exemplo que mora o famoso Lobo-Guará, que vem comer na mãos dos padres. A visita do lobo acontece, geralmente, à noite e também pode ser vista pelos visitantes que se hospedam na pousada do Caraça.

complexo do caraça

Origem do nome do Complexo do Caraça :

O nome Caraça – de origem tupi-guarani – tem duas explicações. A primeira é que Caraça na língua dos índios que dizer desfiladeiro. E a Bocaina é um grande desfiladeiro encontrado na região.

A segunda explicação é que a Serra se parece com o rosto de um gigante deitado.

Esse post foi escrito por Daniela Almeida do blog D&D Mundo Afora. Saiba mais no post Serra do Caraça, uma das 7 maravilhas da Estrada Real.

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais em Américas, Brasil, Catas Altas, Minas Gerais
Bares legais pra conhecer em Sampa fora da Vila Madalena

avenida paulista
Avenida Paulista

Fechar