Quando Neva em Bariloche?

É difícil planejar uma viagem pra Patagônia e não se pergunta quando neva em Bariloche, uma das cidades que os brasileiros em geral adora ir para conhecer a neve.

Se tem um lugar que amo no mundo são as cidades argentinas de Bariloche e Villa la Angostura. Bariloche é a mais conhecida, um destino figurinha de neve dos brasileiros. Villa la Angostura fica a apenas 80km de Bariloche, também tem neve, também tem estação de esqui, mas é bem pequena, mais aconchegante e menos conhecida pelos brasileiros.

Eu fui esse ano pela NONA vez àquelas duas cidades. Já escrevi até um guia sobre elas, o primeiro e único guia escrito por uma brasileira sobre Bariloche e Villa la Angostura.

No meu blog também tem muitos posts sobre Bariloche.

Quando neva em Bariloche?

E a pergunta que mais recebo no blog é de turistas loucos para ver a neve sem saber em que época ir, todo mundo querendo saber quando neva em Bariloche.

As pessoas me dizem: “vou em maio, vou em agosto, vou em dezembro, mas quero ver a neve!”.

Quando Neva em Bariloche

Bariloche fica na Patagônia argentina. Fica no hemisfério sul, assim como o Brasil, o que quer dizer que nossas estações no Brasil coincidem com as de lá. O inverno vai de junho a setembro, assim como acontece no Brasil.

O inverno começa oficialmente em 20 de junho, mas se você quiser mesmo ver neve, ir para estação de esqui, fazer bonecos de neve e guerras de bola de neve, planeje ir um pouco mais para a frente.

Leia também : Precisa de passaporte para a Argentina?

As estações de esqui em Bariloche costumam abrir em meados de julho, a última semana de julho é mais garantia de neve pesada. Agosto é um ótimo mês e o início de setembro também.

Mas sempre tenha uma coisa em conta: estamos falando de clima, e algum ano, pode dar a doida nele e ficar tudo diferente. Nada é exato quando falamos de natureza, não é?

villa la angostura neve

Por exemplo, em 2016, chegamos em 18 de julho em Bariloche, já pegamos tudo nevado nas montanhas. No dia 22 de julho, peguei uma nevasca tão forte que me impediu de ir para Villa la Angostura naquele dia, a estrada estava muito escorregadia e perigosa para uma família inexperiente em dirigir na neve como a minha.

Mas tive relatos de pessoas que foram um pouco antes, na primeira semana de julho, e tiveram que penar e fazer muita “dança da neve” para ver um pouquinho de neve.

Partimos do pressuposto que o tempo é imprevisível. Mas uma coisa é quase sempre certa:  final de julho, o mês de agosto inteiro e o início de setembro é o período ideal para ter neve a ponto de estações de esqui abrirem.

Mas provavelmente a partir de maio provavelmente já haverá neve em cima das montanhas, suficiente para você matar sua vontade de fazer guerra de bola de neve ou fazer um boneco de neve. E em novembro você pode ter a sorte de presenciar uma nevezinha, já aconteceu comigo, apesar de ser improvável.

Leia também : Como planejar uma viagem para Argentina

Quando Neva em Bariloche

Como são apenas probabilidades, eu sempre costumo verificar as webcams localizadas na montanha e no centro de Bariloche. Assim dá para ver o tanto de neve que acumulou nos últimos dias. Faça isso também nos dias anteriores à sua viagem.
Sugiro o site site deles para ver quando neve em Bariloche.

Agora se você for em outro período do ano e quiser MESMO ver a neve, mesmo que de longe, sugiro um passeio ao Cerro Tronador, a montanha mais alta da região. Na verdade, o Tronador é um vulcão, de altura de 3.554m, exatamente na divisa entre Chile e Argentina.

Fica a 80 km de Bariloche, o passeio até lá dura o dia inteiro e é lindo. A neve é eterna em cima do Tronador, e, muitas vezes, pegamos neve na base dele.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é novotel-gatwick-.jpg
Escrever legenda…

Onde ficar em Bariloche

Bariloche tem uma rede hoteleira grande, comparado ao tamanho da cidade. Tem todo tipo de hospedagem, desde hotéis nas montanhas em estilo chalé, a apartamentos com vista de tirar o fôlego para o lago.

Hospedagens em Bariloche que eu recomendo

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Bariloche

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é aeroplane-4347341_640.jpg

Como chegar em Bariloche

Bariloche fica a 1600km de Buenos Aires, e a maneira mais simples de chegar até lá é de avião, com uma conexão em Buenos Aires. De lá são quase duas horas de voo até Bariloche.

Durante a alta temporada (julho e agosto), existem voos diretos saindo de São Paulo para Bariloche com a Latam. A Azul também tem voos direto para Bariloche na alta temporada saindo de Campinas.

Carro

Não é minha opção favorita, mas se você quiser pode ir parando em outras cidades e fazer uma road trip. 

Saindo de Santiago, é possível também, mas mais uma vez só vale a pena se você for fazer uma road trip pela região, e ai pode parar em cidades com Puerto Varas, Osorno e Pucón

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é gleise-1555348_640.jpg

Trem 

Só vale a pena se você já estiver viajando pela Argentina, e por outras cidades, uma vez que ele não sai de Buenos Aires. O trem sai da cidade de Viedma, capital da província de Rio Negro e vai até Bariloche, no chamado trem patagônico. Não é a melhor escolha, a menos que você esteja na região já.

Ônibus

Como Buenos Aires está distante 1600 km de Bariloche, a viagem é bem longa, e dura quase um dia inteiro. No geral uma viagem de Buenos Aires para Bariloche de ônibus leva 21 horas.

De Buenos Aires, os ônibus saem do terminal do Retiro. Várias empresas fazem esse trajeto com muitas saídas por dia, mas as principais são Crucero del Norte e Via Bariloche. Ambas com ônibus leito e serviço de bordo.

Já saindo de Santiago é um pouco mais perto, mas ainda assim são 1200 km para percorrer. A Andesmar (empresa argentina) faz a rota de Santiago para Bariloche e vice versa e leva 19h para completar a viagem.

Post escrito pela Adriana Magalhães do blog Atravessar Fronteiras.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

5 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Eu Amanda/19. Estou planejando ir para Bariloche em 2018 Com a minha Família (6 pessoas ) Primeira Viagem internacional Quero muito ver neve !! Queria Conselhos (vale a pena o pacote de agência? ) (Hotél ou cabaña❤ ?) Que fosse perto de estação de Esqui e o Que mais desejo o snowboard❤.O dinheiro troco aqui e a metade lá? /Qual cidade está favorável as minhas perguntas ! Muito obrigado

  2. Oi Amanda . Estive com a familia em Bariloche neste ano e foi fantastico. Viajamos em 05 pessoas e ficamos no Apart del Lago . Hotel com um mini apto com cozinha, quarto de casal separado e bicamas . Bom e confortável e o pessoal muito amável. Ponto para a piscina aquecida . Caso tenha jovens no seu grupo, recomendo procurar uma hospedagem com piscina ( para usar á noite). Neve é mias garantida no final de julho e inicio de agosto. os võos da azul são diretos a partir de campinas. Vc troca dinheiro fácil na cidade então pode viajar somente com Reais . Bariloche tem atividades para qualquer um e de todos os preços. A comida pode fazer conta de como vc gastaria no Brasil para ir ao restaurante todo dia ( um prato lá da para 02 pessoas bem servido, os bifes são enoirmes) Ficamos 01 semana e gastei 800 reais para todos jantarem durante esse periodo. Lanche matinal tinhamos no hotel ( comprado pela Decolar) e almoço faziamos nos passeios. Para esquiar calcule 350 reais por pessoas / dia incluso equipamento e aula em grupo – tanto faz se for esquis ou snowboard… Recomendo o RentalCars para alugar carro que te deixa com bastante mobilidade o transito na cidade é igual a de uma cidade pequena do interior . .

  3. Li sua matéria e vi que vocês alugam carro em bariloche, já estive lá em 2012 em setembro, alugamos carro e não tivemos problema, estamos voltando agora em setembro /22 você vê muita dificuldade em dirigir em bariloche no inverno
    Juliana Pena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.