O que Fazer em Ljubljana

O que Fazer em Ljubljana

o que fazer em ljubljana

Ljubljana (ou Liubliana) é a capital e maior cidade da Eslovênia, aquele país espremido entre a Itália e a Croácia. É bem verdade que muita gente ainda não conhece a Eslovênia, e muita gente confunde com a Eslováquiajá que os nomes são parecidos.

o que fazer em ljubljana

Eu tinha muita vontade de visitar Ljubljana, achava o nome muito bonito e isso me intrigava. Quando comecei a viajar, ouvi falar de Bled, um vilarejo incrível com uma ilha no meio de um lago e descobri que ficava na Eslovênia e comecei a ter mais vontade de ir, mas sabe como é né? A gente termina colocando outras viagens no meio e fui adiando Bled até que esse ano eu resolvi finalmente conhecer a Eslovênia e a Croácia nas férias de verão.

o que fazer em ljubljana

Ljubljana é uma cidade bem compacta, e dá para ver praticamente tudo em um dia,  se você não for a museus e quiser apenas ver a cidade mesmo, eu reservei dois dias para a cidade e foi muito fácil achar o que fazer em Ljubljana, principalmente porquê era verão e a cidade estava cheia.

o que fazer em ljubljana

Umn das pontes mais famosas da cidade é a Ponte do Açougueiro (ela tem esse nome porquê fica perto do mercado central, onde tinha muitos açougues) e hoje é uma das pontes mais famosas da cidade por ser lá onde as pessoas colocam cadeados, mais ou menos como era na Pont des Arts em Paris

A ponte em si é de vidro, e eu mostrei ela no snapchat (nomundodapaula) e mostrei o quanto eu estava com medo de atravessar a ponte! Eu sou uma pessoa medrosa, e apesar de já ter pisado em pontes e em chão de vidro, nunca me sinto completamente confortável com esse tipo de coisa, no entanto a ponte é bem bonita e vive cheia de turistas.

o que fazer em ljubljana

o que fazer em ljubljana

A catedral de Liubliana tem como santo padroeiro São Nicolau, a catedral começou como uma catedral gótica, mas no começo do século 18 a catedral passou por uma reforma e adotou o estilo barroco que tem até hoje. Para mim, o estilo barroco é o mais fácil de ser reconhecido e o que acho mais comum, talvez por ter nascido e crescido em Salvador, uma cidade com uma quantidade enorme de igrejas barrocas.

o que fazer em ljubljana

Uma das portas da catedral, é uma espécie de porta sagrada feita de bronze, a porta foi criada em 1996 para comemorar os 1250 anos de Cristianismo na Eslovênia e foi inaugurada pelo Papa João Paulo II.

o que fazer em ljubljana

o que fazer em ljubljana

Outra grande atração da cidade é o Castelo de Ljubljana, eu cheguei na cidade de ônibus, vindo de Trieste e uma das primeiras coisas que a gente vê é o castelo no alto do rochedo.

o que fazer em ljubljana

Do castelo de Ljubljana a gente tem uma vista incrível da cidade, dá para ver o Rio Ljubljanica, os pontos principais da cidade e as montanhas que circundam Ljubljana.

o que fazer em ljubljana

À medida que a gente vai se afastando do centro, as ruas paralelas vão ficando mais calmas, e apesar de eu ter ido no pico da alta temporada (agosto, verão na europa) eu pude ver que ainda assim Ljubljana é uma cidade bem tranquila, com ruas quase vazias. Algumas ruas me lembraram um pouco Praga, achei alguns prédios um pouco parecidos, como os prédios dessa rua por exemplo.

o que fazer em ljubljana

Eu gosto muito de fazer passeio de barco quando conheço uma cidade, mas o centro histórico de Liubliana é tão pequeno que eu fiz a pé mesmo, é tudo plano e fácil de andar, basta seguir o curso do rio e a gente passa nos principais pontos de interesse da cidade.

o que fazer em ljubljana

Essa igreja rosa é um dos símbolos de Ljubljana, é a Igreja Franciscana da Anunciação, é uma das igrejas mais difíceis de visitar que eu já fui, isso porquê durante praticamente toda a manhã são celebradas várias missas, se quiser entrar para conhecer é melhor ir a tarde.

o que fazer em ljubljana

O coração histórico de Ljubljana é a Praça Preseren, que fica perto da Ponte Tripla e na frente da Igreja Franciscana da Anunciação que é um dos símbolos da cidade. É nessa praça que ficam concentrados vários bares e cafés da cidade.

Eu sempre voltava lá no final da tarde, sempre tinha algum artista de rua cantando, apresentações e muitos turistas passeando. Eu estava lá em agosto, na alta temporada e é um lugar bem animado, aliás achei Ljubljana muito mais animada do que eu pensei, não cheguei a sair muito a noite, mas pela quantidade de bares eu imagino que tenha uma vida noturna agitada apesar do tamanho da cidade.

Por coincidência, quando estava lá em Ljubljana, uma outra blogueira também estava, e foi nessa praça que eu encontrei a Maracy do Pequenos pelo Mundo, adoro desvirtualizar amizades e encontrar gente que assim como eu adora viajar.

o que fazer em ljubljana

Num dos dias que estive em Ljubljana, eu aproveitei e fui no Museu Etnográfico que conta um pouco da História da Eslovênia, que ao mesmo tempo se mistura com a de outros países dos Bálcãs, já que além de ter feito parte de vários Impérios, a Eslovênia até recentemente fazia parte da Iugoslávia juntamente com a Sérvia, Kosovo, Macedônia, Croácia, Bósnia e Hezergovina e Montenegro, o país ganhou independência em 1991 o que é algo bem recente.

o que fazer em ljubljana

O museu conta essa história através das suas salas e com as peças que nos faz conhecer um pouco mais do povo dos Bálcãs, e também tem peças de outros países como a China por exemplo, não é assim um museu na lista dos imperdíveis para visitar em Liubliana, mas gostei de conhecer um pouco mais sobre esse povo que até então conhecia muito pouco.

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

4 Comments

  1. Wanderley

    Paula,

    Como é a aceitação do Inglês na Eslovênia? Nos pontos altamente turísticos imagino que seja amplamente usado, mas e fora deles? Qual foi sua experiência?

    Reply
    1. Paula Augot

      Wanderley

      Eu estive em Liubliana e em Bled e não tive problema algum para me comunicar, a única pessoa que encontrei que nao falava inglês era uma caixa no supermercado, mas comprei e ela me mostrou o valor no visor, nao acredito que isso seja um problema…
      boa viagem!

      Reply
    1. Paula Augot

      Pedro

      Não fui em outras cidades da Eslovênia, Ljubljana é uma graça mas acho que não precisa ficar mais que dois dias…Bosnia nao fui e Croácia vale principalmente se vc gostar de praia

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *