Como é Viajar para Istambul Após um Atentado Terrorista

viajar para istambul após um atentado terrorista

Istambul, 12 de janeiro de 2016, uma bomba explode no bairro de Sultanahmet, que é o coração histórico da cidade. Naquele dia, alem da minha empatia às vitimas surgiu também uma preocupação, afinal eu estava de passagem comprada para Istambul, e chegaria 3 semanas depois a cidade.

Além de mim, uma amiga também iria e comecei a conversar com ela, era a primeira vez dela em Istambul e fiquei com medo dela desistir de ir, mas felizmente ela também foi bem sensata e não se desesperou. Calhou do Viaje na Viagem publicar um post sobre ir ou não ir para lugares e foi aí que definitivamente decidimos ir.

viajar para istambul após um atentado terrorista
Nós duas na Mesquita Nova

No dia do atentado, entrei em contato com o Pedro, um amigo blogueiro que estava lá e ele me disse que apesar do ocorrido, a situação não era de pânico, me tranquilizei depois de falar com alguém que estava lá e acompanhando tudo de perto.

Durante as quase 3 semanas que separaram o atentado em Istambul da minha viagem, eu e minha amiga ficamos de olho nos noticiários e um tanto apreensivas, conversamos muitas vezes e decidimos ir. Lógico que muita gente achou uma loucura a gente viajar para istambul após um atentado terrorista, mas eu estava tranquila.

viajar para istambul após um atentado terrorista

Como foi viajar para istambul após um atentado terrorista

Minha estadia em Istambul durou 1 semana, e eu me hospedei justamente em Sultananhmet onde ocorreu os atentados e também o bairro mais turístico da cidade.

Não senti nenhuma pressão ou diferença entre minhas outras visitas a cidade e aquela vez, nada de pânico, toque de recolher, ruas vazias, nada disso aconteceu, Istambul continuou cheia, não vou dizer que estava lotada de turistas, porquê fui no inverno e é a época onde geralmente há menos turistas.

Viajar para Istambul após um atentado terrorista foi bem normal, a única coisa que notei de diferente, foi que nas entradas dos bazares, sempre havia algum policial com detector de metal, e pediam sempre para ver minha bolsa, esse foi o único momento que me fez lembrar que três semanas antes havia acontecido um ataque terrorista nas imediações.

viajar para istambul após um atentado terrorista

Os dias em que estive em Istambul, foram de pura diversão e nem por um momento me passou na cabeça que algo pudesse me acontecer, só lembrei do ocorrido quando passei pelo Hipódromo em Sultanahmet, onde aconteceu o atentado.

Desde a minha última ida a cidade, tenho recebido comentários e perguntas do tipo “Devo ir para Turquia?” “A Turquia é perigosa?” e eu sempre lembro a essas pessoas que a Turquia não é um país em guerra como a Síria por exemplo, nem está dominada pelo Estado Islâmico como é o caso do Iraque. Mas pode acontecer algum ataque terrorista? Sim, e infelizmente essas coisas não tem como prever, mas não é algo que apresenta um risco grande.

Morando no Brasil por exemplo, as chances da gente morrer vítima da violência é enorme, e indo para a Turquia, a chance de você morrer atravessando a rua porquê não olhou antes é maior que morrer num atentado terrorista.

A questão é que um atentado terrorista não dá para prever, não tem muito como você saber quando, e nem onde vai acontecer e nem tem como se prevenir para que isso não aconteça, como é o caso da violência urbana.

viajar para istambul após um atentado terrorista

 

Particularmente, eu acredito que a resposta para um medo de viajar deve ser informação, leia, se informe sobre o lugar que você quer ir.

A cada vez que quero ir num país novo, eu consulto o site de Relações Exteriores de Portugal que dá conselhos aos viajantes, e informa país por país quais são os riscos e as regiões a evitar, use e abuse da informação para conhecer mais do país que você pretende visitar, e não se prender ao que os outros falam.

Eu moro em Londres, onde já teve um atentado e certamente terá outro, já morei em Paris onde também teve vários atentados, e fui para Bruxelas e Madri.

Assim como não mudei de Londres, e não deixarei de ir a Paris ou outras capitais, também não deixarei de ir a Istambul, pelo menos por enquanto! E o que os terroristas querem, é justamente semear o terror e fazer as pessoas não irem, e enquanto Istambul continuar sendo considerado um lugar seguro, eu irei!

viajar para istambul após um atentado terrorista

Afinal, devo ou não viajar para Istambul após um atentado terrorista?

Isso é o seu coração e sua cabeça que vão te dizer! Eu desde o começo estive serena, tão serena que volto lá no próximo mês, mas se eu tivesse muito preocupada, eu não iria.

No final das contas, se mesmo com toda informação, você estiver apreensivo, não viaje! Nada substitui uma cabeça tranquila, e ir para um destino e ficar o tempo todo com medo, não é as férias dos sonhos!

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

8 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom, Paula! Eu estava lá no dia deste atentado, e também quando aconteceu o atentado em Ankara em outubro de 2015. Em janeiro eu estava próximo a Sultanahmet, mas se não fosse pelo cordão pra fechar a praça e pelos carros de polícia na praça, era como se nada tivesse acontecido. A vida corria normalmente. E é isso mesmo que você disse, os terroristas querem é disseminar o medo, perturbar o cotidiano das pessoas. Pelo menos por enquanto, os turcos têm permanecido fortes e nós. E, repetindo o que você disse, é bem mais fácil morrer atravessando a rua (em Istambul ou mesmo no Brasil) do que vítima de um atentado terrorista. 🙂

    • Pedro,

      Foi bem importante pra mim ter falado com vc no dia do ocorrido, fiquei muito mais serena. Eu ainda acho Istambul um lugar muito seguro para viajar, se não fosse o caso, eu e vc não estaríamos de passagem marcada, não é mesmo? 🙂

  2. Paula! Eu estava há tempos buscando essa informação! Fiquei mais tranquila agora que li eu post. Eu já estava triste por estar deixando a Turquia de fora da minha lista de lugares para conhecer no meu ano sabático. Fiquei feliz de ter uma ideia mais light sobre a questão. 🙂 Obrigada por compartilhar essa informação.

  3. Eu tambem estava la dia 12/01 e concordo com tudo que vc e o Pedro comentaram. Infelizmente nao temos como prever onde sera o proximo ataque, o que podemos fazer e estar sempre vigilantes, evitar aglomeracoes e protestos e seguir a vida normalmente, como os licais. Eu fui para Sultanahmet horas apos o atentado, e tudo a volta corria como de rotina, a nao ser os restaurantes bem proximos, que estavam mais vazios que de costume. A Turquia e linda, vc se sente seguro ao andar nas ruas. Aqui no Brasil esta muito mais violento, pois corremos perigo diario. Ja fui 5 vezes e pretendo voltar em breve 🙂

    • Eleonora

      Que bom ver mais pessoas que estava lá! Concordo com tudo que você falou, e torço todos os dias para que o turismo volte a Turquia, já que é uma fonte de renda muito importante para os turcos. Ahhh estou voltando pra lá na próxima semana, estou contando os dias! 🙂

  4. oi Paula estou indo para Edinburgue vou fazer escala em Istambul minha confesso que estou com medo quase cancelando, o que você acha é seguro vou viajar com meu filho para visitar minha filha que mora em Glasgow.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.