O que Visitar em Montpéllier

O que Visitar em Montpéllier

Última atualização

o que visitar em montpellier

O que visitar em Montpellier e o que ver na cidade

Em agosto do ano passado eu finalmente conheci Montpéllier, que eu incluí no meu roteiro de 15 dias pelo Sudoeste da França. Montpéllier é a oitava maior cidade da França e a terceira maior do Sul depois de Marselha e Nice.

Eu passei um dia inteiro conhecendo a cidade e achei que foi o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos, mas não entrei nos museus, se você gosta de museu eu acho que passar um final de semana na cidade é um tempo razoável para ver coisas e visitar em Montpellier

O que visitar em Montpellier

Place de la Comédie

A praça principal da cidade é chamada de Place de la Comédie, nome que vem do fato do teatro municipal ser o prédio mais importante da praça, é nessa praça central que ficam muitos restaurantes e cafés da cidade, mesmo que você não queira almoçar lá, eu sempre recomendo que tome pelo menos um café lá e passe alguns minutos observando o vai e vem das pessoas, aliás eu adoro sentar e observar as pessoas nos lugares que eu vou, acho que é uma maneira a mais de sentir um pouco a cidade e entender o funcionamento das coisas.

o que visitar em montpellier

Eu fui no verão e estive na cidade durante o final de semana, imaginei que estivesse bem cheia por ser uma cidade próxima do litoral, mas me surpreendi com uma Montpéllier que apesar de ser agosto ( o mês mais importante no verão europeu) foi tranquilo para achar hotel, estacionamento e lugares para comer.

A cidade fica a apenas 10 km do mar, e é possível aproveitar dar uma esticadinha para conhecer as praias do Mar Mediterrâneo numa visita a cidade.

o que visitar em montpellier

Centro histórico de Montpellier

O centro de Montpéllier é bem bonitinho e tem muitas lojas das principais redes francesas, não tem lá muita coisa a ser vista mas a arquitetura e alguns prédios me lembraram muito a o estilo Haussmanien dos prédios parisienses.

Como só tinha um dia em Montpéllier eu fui mesmo para conhecer os pontos principais da cidade, para quem tem mais tempo pode ainda conhecer o Musée Fabre que é o maior museu de arte da cidade.

o que visitar em montpellier

Leia também : Hospedagem em Montpellier

o que visitar em montpellier

Sabem qual foi a impressão que Montpéllier me deu? De ser uma cidade boêmia, uma cidade onde as pessoas costumam aproveitar bem a vida, aliás como é bem típico do sul da França! Eu ví muitos bares, muita gente comendo ao ar livre e apesar da cidade não estar cheia, me pareceu uma cidade bem festiva. Eu não conhecia bem a cidade, não sabia bem o que visitar em Montpellier, mas terminei adorando ir descobrindo a cidade aos poucos.

o que visitar em montpellier

Porte du Peyrou

Paris tem seu Arco do Triunfo e Montpéllier também tem o seu arco, ou melhor a Porte du Peyrou que marca a entrada da Praça Real da cidade também conhecida como Promenade du Peyrou.

O arco foi construído em 1691 em homenagem a Luís 14 (o marido de Maria Antonieta) que foi o rei que mais ajudou no crescimento da cidade de Montpéllier. Para quem conhece Paris além dos lugares turísticos, vai ver que esse arco se parece bastante com o arco de Saint-Martin que fica no 10ème.

o que visitar em montpellier

Um pouco antes do Arco de Montpéllier fica um prédio com colunas gregas, é o Palácio de Justiça da cidade todo em estilo Neoclássico. O centro histórico de Montpéllier e ativamente pequeno, e dá para fazer tudo a pé sem nenhum problema, para quem quer explorar um pouco mais a cidade tem um bom serviço de tramway e ainda bicicletas em livre serviço.

o que visitar em montpellier

Lembram que eu falei que a cidade tinha uma ligação forte com Luís 14?  A Promenade du Peyrou é uma praça real em homenagem a Luís 14, a praça fica num dos pontos mais altos da cidade com vista para o vale.

Bem no centro da praça tem uma fonte com formas hexagonais que foi construída para distribuir a água da fonte do rio Lez que na época, passava pelo aqueduto que fica logo abaixo da praça.

Durante o verão, o lugar é bem agradável e tem uma vista fantástica, e ainda dá para aproveitar um pedaço do gramado e a sombra das árvores para descansar ou mesmo fazer um piquenique.

o que visitar em montpellier

Aqueduto de Montpellier

No final da praça a gente vê um antigo aqueduto fortemente inspirado da Ponte do Gard em Nîmes, cidade que fica perto de Montpéllier e que tem muitos resquícios romanos, aliás isso é bem engraçado porquê Montpéllier é a única das 10 maiores cidades francesas a não ter nenhum resquício romano na cidade, nem mesmo esse aqueduto já que ele foi construído já no século 18.

Como chegar em Montpellier

Montpéllier fica a 600 km de Paris, de onde dá para chegar de avião ou de TGV que é o trem-bala francês. Para quem vem de outras cidades importantes do Sul como Toulouse e Marselha, o trem e o carro são as melhores opções.

Quanto tempo precisa?

Dois dias dá para fazer o básico das coisas e ver o que visitar em Montpellier, claro que mais dias dá para conhecer as coisas mais profundamente, mas um final semana eu considero um tempo adequado.

hotel em montpellier

Onde se hospedar em Montpellier

Em Montpellier eu me hospedei num apart-hotel bem em conta que encontrei. Confortável e com uma kitchenette, foi ideal para mim que passei pouco tempo na cidade mas que queria ter um espaço para cozinhar.

 



Booking.com

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

3 Comments

  1. MOULIN

    Oi, Paula!
    Montpellier não tem “resquícios romanos” porque a cidade é medieval, e não romana. Ela foi fundada em 985. Já Nîmes, ela é romana, e por isso, as arenas e outros monumentos antigos que tem lá, não são meros “resquícios romanos”, mas autênticos monumentos romanos. As cidade romanas existem antes da era cristã, e as medievais depois de Cristo.
    Quanto ao “ar jovial” da cidade de Montpellier, é por conta da quantidade de estudantes. Montpellier tem 22% de todos os estudantes da França, pois tem muitas universidades. Inclusive, a primeira faculdade de medicina da Europa foi construída em Montpellier, em 1289, e é a faculdade em atividade mais antiga do mundo. Fica naquela ladeira que desce, em frente ao Peyrou, a Henri IV. Ah! Montpellier não tem acento.

    Reply
  2. Vania

    Oi, Paula!
    Uma parte do meu comentário não foi enviada com a mensagem anterior. Acho que você deve ter feito confusão com os séculos, pois Louis XIV era casado com Marie-Thérèse d’Autriche (1659-1683) e depois com Françoise d’Aubigné (1683-1715). Marie-Antoinette era casada com Louis XVI, os reis que foram decapitados na Revolução Francesa.
    Espero ter ajudado.
    Obrigada.

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais em Europa, França, Montpéllier
Heathrow Express
Heathrow Express : Como Ir do Aeroporto de Heathrow ao Centro de Londres

museum of childhood
Museum of Childhood : Museu dos Brinquedos em Londres

Fechar