Tour Gastronômico no Porto

tour gastronomico no porto

Uma das atividades extra-oficiais do Encontro de Blogueiros que participei no Porto foi um tour gastronômico oferecido a nós pela Taste Porto Food Toursonde durante 3:30h aprendemos (e comemos!) muito sobre a culinária do Porto e do Norte de Portugal em geral.

Na véspera conhecemos o André, nosso guia e a recomendação dele foi que não tomássemos cafe da manhã no dia seguinte já que seriam 3:30 de degustação, mas eu que costumo comer cedo desobedeci e comi um croissant, mas claro que no final terminei me arrependendo porquê a gente come muito no tour que no final eu quase sai rolando, muita comida e de qualidade, adorei o tour!
  tour gastronomico no porto
Depois de explicar um pouco sobre a culinária da região, o André nos levou a nossa primeira parada que foi a Loja dos Pasteis de Chaves, Chaves é uma pequena cidade do Norte de Portugal, já na divisa com a Espanha e eu descobri que os pasteis de Chaves são muito famosos.
 tour gastronomico no porto
O pastel em si é um salgado folhado com uma massa fininha e crocante, tem diversos sabores mas nós experimentamos o de vitela e o de chocolate, eu não sou a pessoa mais fã de chocolate no mundo e preferi o de vitela mas qual não foi a surpresa ao ver que todos os outros blogueiros que estavam comigo também preferiram o de vitela!
Gente, ainda guardo na memória o sabor do pastel de vitela, a carne estava divina e com certeza da próxima vez que for ao Porto eu vou lá comer outro pastel de vitela.
A pastelaria em si também vende outros sabores de pasteis doces e salgados, alem de vender algumas sobremesas, tudo num ambiente bem bonito e com uma decoração um tanto vintage que eu adorei.
 tour gastronomico no porto
 Depois foi a vez de irmos no famoso Mercado do Bolhão, ele não é grande como o Mercado Municipal de São Paulo por exemplo mas vale a visita. Não se assuste porque ele é um tanto simples na entrada, mas vale a vista para conhecer um pouco mais da verdadeira essência da cidade. Uma coisa que fiquei admirada foi com o tamanho de algumas frutas e legumes, eram gigantes!!! Algumas pessoas atribuem isso ao clima mas não sei se é verdade, o que sei é que achei as frutas e legumes lá excelentes.
 tour gastronomico no porto
 Depois foi a vez de irmos a Bolhão Wine House lá no Mercado do Bolhão mesmo, eu não bebo e não experimentei os vinhos mas as sardinhas… ah as sardinhas! Esqueça tudo que você conhece sobre sardinha, as de lá são muito saborosas. Além das sardinhas há também várias outras opções de petiscos e vinhos.
 tour gastronomico no porto
  Numa pequena rua, um pouco escondido fica o Flor dos Congregados, um dos restaurantes mais antigos da cidade ainda em funcionamento. Comemos um delicioso sanduíche de lombo de porco com presunto, a especialidade do restaurante é slow food, aquela comida preparada durante horas no fogo baixo sabe? Slow food é algo que eu curto muito e faço em casa, e por isso adorei a proposta do restaurante.
  tour gastronomico no porto
 Depois dos sanduíches foi a vez do cafezinho num dos cafés mais tradicionais da cidade : O Guarany. Depois do Majestic, para mim o Guarany é o café mais tradicional do Porto que ainda está em funcionamento, com mais de 70 anos de fundação, é um café que celebra as nossas raízes, já que claro o nome faz referência aos índios e ao fato do Brasil ter sido o mais exportador de café na época que o Guarany foi aberto.
  tour gastronomico no porto
E como sobremesa fomos na Leitaria da Quinta do Paço especialista em éclair, uma sobremesa francesa que seria mais ou menos como nossas bombas, só que tinha sabor chocolate e limão, e como sou apaixonada por sobremesas de limão, foi essa que eu preferi, aliás vou confessar que deveria ter comido um éclair de cada mas troquei o meu de chocolate por mais outro de limão com a Nicole do blog Agenda Berlim, pois é, eu trapaceei mas só porque sou apaixonada por sobremesa de limão.
tour gastronomico no porto
E quando eu achei que tinha terminado, tinha mais comida e dessa vez foi na Taberna do Largo…eu disse no post sobre onde comer no Porto que a cidade engorda já que tudo é delicioso e a gente sempre quer provar mais. Experimentamos as tábuas de frios com queijo português e embutidos e ainda teve linguiça flambada e as explicações sobre cada coisa que comemos.
Quero deixar meu agradecimento ao Porto Taste Food pelo convite para fazer esse tour gastronômico no Porto, e um agradecimento especial ao André que foi nosso guia e é um querido, nos explicou tudo, contou piadas e fez com que o tour fosse muito especial!

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

12 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.