O que Fazer em Marrakech e o que Visitar

marrakech

Não resisti e coloquei o trecho da música do Caetano no post sobre Marrakech! No final de janeiro passei quase 3 dias em Marrakech, foi a minha primeira vez no Marrocos e a primeira vez em solo africano e eu adorei.

A primeira vez real que tive vontade de ir ao Marrocos foi lá por 2011 mas morar na França onde existe uma quantidade enorme de marroquinos e por eles não serem tão bem vistos também dá lugar aos pré-conceitos e também ouvi muita coisa ruim sobre o Marrocos naquela época e resolvi adiar a viagem.

marrakech

No ano passado meu irmão passou uns meses aqui em Londres comigo e antes de voltar para o Brasil ele foi pra Marrakech visitar um amigo e quando ele voltou a minha vontade só cresceu.

marrakech

As portas de Marrakech! Não sei se em todo o Marrocos é assim mas em Marrakech era cada porta linda que via…as portas geralmente são bem pesadas em madeira trabalhada com cada detalhe impressionante. Tirei várias fotos das portas porquê achei lindas.

marrakech

Marrakech em sí não tem muitos monumentos a ser visitados, não é o tipo de cidade com muita coisa a visitar, para mim Marrakech foi mais ver, sentir o ambiente, o colorido, o cheiro das especiarias, se perder nos souks etc…

marrakech

Um dos lugares que visitei foi o Palácio Bahia que me fez lembrar o Real Álcazar de Sevilha, aliás apesar de eu saber que Sevilha tinha muita influência árabe fiquei surpreendida com a semelhança entre as duas cidades principalmente nos palácios e riads. O Palácio Bahia é um conjunto de vários palácios interligados entre sí e o que vale a pena ver são os pátios e os azulejos lindos.

marrakech
marrakech

O Marrocos é um país onde a maioria das mesquitas não são abertas aos não-muçulmanos e é bem difícil visitar uma, então a mesquita de Koutobia que aparece na primeira foto do post foi fotografada apenas do lado de fora. Uma das coisas que sempre gosto de visitar são igrejas porquê sempre são muito bonitas e interessantes por dentro e antes do Marrocos o único país muçulmano que fui foi a Turquia e adorei conhecer a Mesquita Azul.

marrakech
marrakech

Medina de Marrakech

As ruas da Medina parecem intimidantes no começo, como não passa carro na Medina o táxi que pegamos nos deixou em um dos portões e de lá tivemos que nos virar sozinhos.

No primeiro momento eu achei que nunca ia achar o hotel, era um sem fim de ruas estreitas e vielas e na rua estreita tinham vendedores chamando, gente passando, moto tudo junto e misturado e ainda por cima cheguei num dos horários de oração e o som do muezim da mesquita era forte.

marrakech

Os primeiros 10 minutos na Medina foram um tanto intimidantes mas logo comecei achar o Marrocos lindo e ficar fascinada pela cor, cheiros, sabores e cultura desse país.

marrakech

Outro lugar que visitei foi o Palácio Badii mas não achei assim imperdível, a entrada custa 10 dirhams mas não ví nada demais além antigo palácio com um lago e alguns pés de laranja, é um antigo palácio mais sem azulejos, varandas ou salas, tanto que preferi não colocar nenhuma foto de lá nesse post, não achei interessante. O que salvou foi uma exposição de fotos que estava acontecendo no local.

marrakech
marrakech

Eu fui no souk! Se a Medina no começo é intimidante, o que falar do souk? Souk é o mercado tradicional que em alguns países são chamados de bazar ou bazaar como é o caso do Gran Bazaar em Istambul mas o souk de Marrakech é bem diferente do Gran Bazaar ele é assim mais rústico e menos organizado.

marrakech

No começo eu andei normalmente mas à medida que fui entrando fui ficando com mais medo de me perder já que sou péssima de direção e fui percebendo que as mulheres foram desaparecendo, estava numa ruela cheia de mulheres comprando e numa distração entrei em ruelas só de homens e o clima foi ficando pesado e eu pedi a meu marido pra sairmos dali.

marrakech

Muita gente que vai ao Marrocos que comprar o famoso óleo de argan e é bem fácil de encontrar nas lojas mas se puderem comprem o de alguma cooperativa que ajuda as mulheres que fazem o óleo e não de uma grande empresa, assim você ajuda para que o dinheiro fique entre os marroquinos.

marrakech

Outra coisa que muita gente compra lá são condimentos, pimentas, e toda uma quantidade de ervas. Para as mulheres tem sabão preto que ajuda na esfoliação e renovação da pele e o ghassoul que é tipo uma argila que elas colocam no cabelo bem típico do Marrocos já que apenas existe na região das montanhas do Atlas.

marrakech
marrakech

O lugar mais famoso de Marrakech é com certeza a praça Jemaa el-Fnaa, nessa praça tem de tudo : restaurantes com vista, mulheres que fazem tatuagem de henna, macacos na coleira, encantadores de serpente e sucos de laranja com preço irresistível!

Falando em suco de laranja, em vários blogs eu ví relatos de gente que passou mal e teve dor de barriga depois do suco de laranja, não sei se é exatamente o suco ou simplesmente por ser outro lugar, outras comidas e por via das dúvidas eu evitei.

Esqueci uma das lentes em casa e por isso não tirei tantas fotos como eu gostaria mas adorei o Marrocos e espero voltar em breve.

Precisa de visto para o Marrocos?

Brasileiros não precisam de visto para permanência como turista por até 90 dias no Marrocos.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.