Wat Pho – Templo do Buda Reclinado.

Última atualização

templo do buda reclinado

Wat Pho ou Templo do Buda Reclinado é uma das maiores atrações de Bangkok onde é possível ver uma imagem dourada de Buda de 43 metros de comprimento e 15 de altura. O templo foi batizado em homenagem a um templo de mesmo nome localizado na Índia onde acredita-se que Buda tenha morado lá por alguns anos.

templo do buda reclinado

Em 1767 uma estátua gigante de Buda foi destruída pelos birmaneses, essa estátua ficava em Ayutthaya que era na época a capital da Tailândia. O rei Rama I então resolveu criar um templo gigante e majestoso onde um Buda com características nunca antes vistas pudesse ser adorado, e assim nasceu o templo do Buda reclinado que é o mais antigo de Bangkok e certamente o mais famoso por ter o maior Buda já visto folheado de ouro.

templo do buda reclinado

Wat Pho é na verdade o nome curto para o templo que oficialmente se chama Wat Phra Chettuphon Aline Mangkhlaram Ratchaworamahawihan mas como além de ser muito longo nenhum turista ia conseguir pronunciar isso, o nome foi abreviado para Wat Pho. Vocês vão perceber que todos os templos se chamam Wat alguma coisa , é porquê Wat quer dizer templo em tailandês.

templo do buda reclinado

O templo do Buda reclinado fica ao lado do Grande Palácio e apesar da maioria das pessoas aproveitarem para fazer a dobradinha eu preferi fazer os dois passeios em dias diferentes e assim aproveitar mais, não queria sair esbaforida de um e ir para o outro só porquê estava ali do lado e economizar tempo.

Tanto o Buda como o Grande Palácio eu fui pela manhã antes das 10h que é quando ainda está mais vazio e o sol matador da Tailândia ainda não está a todo vapor.

templo do buda reclinado

templo do buda reclinado

Muita gente vê a estátua e pensa que acabou, o templo é na verdade um complexo grande com muitos outros mini-templos e mil estátuas de Buda de todos os tamanhos espalhados em jardins,  muitas dessas estátuas vieram de antigos templos de Ayutthaya.

templo do buda reclinado

Ainda nos jardins há dezenas de chedis que são uma espécie de torre feita de mosaicos ou azulejos que são de uma beleza impressionante, de longe parece algo normal mas quando a gente se aproxima e ver a riqueza de detalhe de cada cor e cada azulejo é realmente incrível!

templo do buda reclinado

Por dentro, o templo do buda reclinado está sempre cheio e é apertado, mas por fora eu adorei poder passear pelos jardins e ver os chedis, aliás eu passei muito mais tempo fotografando e e vendo cada detalhe da parte externa.

templo do buda reclinado

O Templo do Buda Reclinado em si é bem bonito, mas a aglomeração de turistas termina fazendo dele muito mais um lugar comercial que um lugar de paz como os templos deveriam ser

templo do buda reclinado

A primeira vez que ví em foto eu não tinha noção do quão grande era a estátua até que soube que era maior que o Cristo Redentor, foi uma surpresa enorme porquê nós já achamos o Cristo enorme e como ele está ao ar livre parece ainda maior, então imagine uma estátua maior que isso mas dentro de um templo, imaginou? Só para dados de comparação : a estátua da Liberdade é apenas um pouquinho maior que o nosso buda reclinado.

templo do buda reclinado

templo do buda reclinado

No Templo do Buda Reclinado, mesmo as paredes contam histórias, em várias partes do templo dá para ver alguns desenhos, geralmente eles contam sobre a vida e os ensinamentos de Buda, mais ou menos como os afrescos nas igrejas católicas.

templo do buda reclinado

A dificuldade em fotografar o Buda por inteiro é grande,  principalmente porquê quando você estiver de frente o templo possui várias colunas o que impossibilita a foto. Vá andando e quando chegar aos pés do Buda pare e fotografe pois é o melhor local para conseguir uma foto do corpo e da cabeça juntos.

templo do buda reclinado

templo do buda reclinado

Foi no Templo do Buda Reclinado que começou a história da massagem tailandesa, o Wat Pho foi a primeira escola de massagem reconhecida pelo ministério da educação da Tailândia. Hoje a escola possui um centro de massagem no próprio recinto do templo e é possível fazer uma massagem lá entre um passeio e outro.

templo do buda reclinado

Como chegar ao templo do buda reclinado :

Não há estações de metrô próximo do templo e apesar de várias linhas de ônibus passarem lá eu não recomendo ônibus aos turistas em Bangkok exceto se souberem falar tailândês! Os ônibus são caindo aos pedaços velhos, eu achava que os ônibus de Buenos Aires eram velhos mas os de Bangkok realmente são muito velhos e o ponto de ônibus não é bem sinalizado, muito complicado para você saber onde descer e onde pegar o tal ônibus.

templo do buda reclinado

Pegue o Skytrain e desça na estação Saphan Taksin, da estação mesmo você já vai ver o rio e siga até o pier que é lá que você vai pegar o barco para ir ao templo do buda reclinado. O  Chao Phraya Express Boat é o barco que funciona como transporte público (como o river bus em Londres) e possui várias linhas sendo a laranja a mais turística dela. Pegue a linha laranja e desça no Tha Thien Pier, de lá é só atravessar pelo mercado e seguir a multidão.

Procurando hotel em Bangkok?

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Paula!
    Vi um comentário seu num site perguntando sobre vacina contra febre amarela antes de Ir pra Tailândia e tenho a mesma dúvida. Sou baiana também e moro no Canadá há quase três anos. Vi que como não estou indo do Brasil nem pelo Brasil não preciso da vacina, mas tenho que mostrar evidência de que não moro no Brasil. Como foi com você? Que documentos mostrou?
    Obrigada! Beijo

    • Joyce

      Eu resolvi tomar a vacina, e fui numa dessas clínicas que você toma as vacinas que faltam e pode pagar, mas quando contei a médica que eu tinha tomado e não tinha o cartão, ela me deu um atestado de “exceção” dizendo que por motivos de saúde, eu não poderia tomar a vacina ( eu não queria tomar 2x) e me disse que nunca teve problema com pessoas que viajam com esse atestado. Eu confiei, e fui, em Bangkok eles não me disseram absolutamente nada, não tive problema algum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.