Comidas na Tailândia.

Comidas na Tailândia.

Comidas na Tailândia

As comidas na Tailândia era para mim uma das partes mais excitantes da viagem, claro que ir a Bangkok e a Koh Phi Phi tambem me dava ansiedade mas poder comer tudo aquilo que eu gosto in loco fazia meus olhinhos brilharem.

Não sou uma pessoa muito fresca com comida, não vou dizer que como de tudo porque não sou muito chegada ao vegetais mas posso dizer que como em qualquer lugar, sem essa de ter nojinho ou medo de dor de barriga, então comer nas barraquinhas de rua na Tailândia não era algo que me preocupava, era algo que eu ansiava, já sabia que comer comida asiática era mais barato que comida ocidental e que o barato era comer na rua como fazem os tailandeses e assim fiz.

Comidas na Tailândia

 

No meu primeiro dia lá corri para uma das barraquinhas, à primeira vista as barraquinhas assustam quem não está mais acostumado ao comércio informal como é o meu caso, tudo parece muito pobre e velho mas eu encostei e sentei numa mesa que estava, a garçonete me trouxe um cardápio muito velho e eu para começar bem no quesito comidas na Tailândia optei por um Pad Thai.

Comidas na Tailândia

Para quem não conhece o Pad Thai, ele é um clássico da culinária tailandesa, uma espécie de arroz e feijão trivial que possui uma grande quantidade de variantes, mas o básico inclui noodles de arroz, broto de feijão, repolho, molho shoyu e/ou de tamarindo, ovos e frango ou frutos do mar, eu sempre comi pad thai e estava louca para ir a Tailândia para comer todos mas esse do primeiro dia foi a minha melhor experiência culinária nas barraquinhas de rua, todos os outros que comi não estavam tão bom, também teve as vezes que comi nas barraquinhas de rua estavam apimentados demais.

Ok, eu sei que a culinária tailandesa é apimentada, mas eu fugi de todas as comidas que levavam o nome de apimentadas e imaginei que o restante fosse ok, mas não era ou eu fiz escolhas erradas. Depois de alguns dias na tentativa-erro eu parei de tentar refeições nas barraquinhas de rua e fui comer nos restaurantes, as barraquinhas ficou apenas para os petiscos.

Comidas na Tailândia

Num desses centro comerciais de Bangkok encontrei um restaurante especializado em fondue asiática. Eu conheço esse prato como fondue vietnamita mas não sei se era realmente vietnamita ou apenas a versão tailandesa. Funciona assim : você escolhe o caldo e os acompanhamentos (frutos do mar, frango, carne etc..) e faz um combo que já vem com os legumes e noodles. Na sua mesa tem uma espécie de fogareiro já com a panela onde eles colocam o caldo e liga para aquecer, daí você coloca os legumes e a carne ao seu modo e vai comendo.

Comidas na Tailândia

 

Eu já tinha comido isso várias vezes antes de ir para a Tailândia e é o tipo de comida que eu adoro por causa da convivialidade de dividir com outras pessoas e você mesmo “fazer” a comida. Foi nesse restaurante onde tivemos um pouquinho de problema na hora de pedir já que ninguém falava inglês então foi tudo na base dos sorrisos e dos gestos, nessa hora um cardápio com desenho é o que há!

Comidas na Tailândia

Ahhh os bolinhos de polvo! Tá certo que essas bolinhas aí não são exatamente tailandesas e sim japonesas, mas encontrei várias barraquinhas nos shoppings vendendo takoyaki, eu só conheci a versão de polvo e de camarão mas encontrei lugar que vendia quase 20 sabores.

Comidas na Tailândia

Os espetinho de Bangkok! Essa foto tirei no shopping mas foi na rua que me acabei! Se não tive sorte comendo nas barraquinhas de rua, posso dizer que me encontrei nos espetinhos! Não  sei que tipo de molho eles usam mas garanto a vocês que é algo delicioso e viciante, depois do primeiro espetinho você vai voltar muitas vezes para comer mais, os meus favoritos eram o de frango e o de carne de porco que custavam 10 bahts nas ruas de Bangkok. Ainda tinha o espetinho maior com uma lula gigante que praticamente era um refeição.

Comidas na Tailândia

 

 

Comidas na Tailândia

Frutos do mar seco é algo bem fácil de encontrar, todas essas coisas secas que vocês estão vendo na foto são tipos diferentes de lulas, em Salvador é bem comum camarão seco e defumado e até peixe seco, mas nunca tinha visto outros frutos do mar, tive até vontade de comprar mas o medo que a alfândega inglesa me pegue com a boca na botija foi maior e acabei não comprando.

Comidas na Tailândia

As frutas! Brasileiros que moram no Brasil talvez não se empolguem muito, muitas frutas que temos no Brasil são encontradas também na Tailândia, com exceção de uma e outra como a fruta do dragão, mas para mim que não moro no Brasil e tenho pouco acesso a essas frutas foi um deslumbro total, acho que poucas vezes comi tantas mangas e bebi tantas águas de coco em um tão curto espaço de tempo.

Eu simplesmente quase não bebi água por lá, quando a sede chegava eu bebia uma água de coco, e comi muita maga, eles vendem as frutas já cortadas em saquinhos e com um palito pra gente espetar e comer, tem manga, jambo, abacaxi, jaca…

Comidas na Tailândia

Falando em frutas, alguém conhece essa fruta aí? Apesar de parecer não é jaca, a fruta se chama durian é menor que jaca e por dentro parece mais com cupuaçu. Durian é uma fruta bem típica da Ásia e o que eu não sabia era que ela tinha o cheiro tão forte, em vários países asiáticos é estritamente proibido transportar essa fruta no transporte público. Eu tava com meu marido em Koh Phi Phi e compramos um picolé, resolvi testar o picolé de durian porquê não conhecia bem a fruta mas quando dei a primeira mordida….gente o cheiro é horrível, não consegui continuar e terminei jogando fora.

Uma anedota : Quando eu morava em Paris eu de vez em quando ia num supermercado chinês comprar algumas frutas tropicais e nunca conseguia ficar muito tempo dentro da loja porquê tinha alguma coisa com um cheiro muito forte e enjoado e eu terminava indo sempre muito rápido, nunca soube o que era que fedia  na loja até que agora alguns anos depois eu descobri que era o cheiro do durian que tanto me incomodava.

Comidas na Tailândia

Jambo! Fazia pelo menos seis anos que não comia jambo, sempre que vou para o Brasil já não é mais a época de jambo e qual não foi a minha alegria ao ver jambo em várias barraquinhas de Bangkok? Já assim cortado no saquinho e com um espetinho para você sair comendo.

Comidas na Tailândia

Crepe salgado eu não cheguei a provar não, mas eles tem um crepe doce maravilhoso, é bem fácil de achar e geralmente é chamado de thai pancake, é uma massa bem fininha que é frita num tacho e cortada em pedaços depois, eu experimentei alguns mas o meu favorito foi o de banana com manteiga de amendoim.

Comidas na Tailândia

 

comidas na Tailandia

Uma coisa que notei no supermercado foi a variedade de gostos diferente das batatas-fritas, além dos tradicionais queijo, cebola e bacon tinha também gosto um tanto diferentes para nós como lula,  peixe grelhado e esse Lay’s que era de algas marinhas.

comidas na Tailandia

Outra coisa que me chamou a atenção foi a variedade de chá verde, existia de várias marcas e com vários gostos diferentes,  em alguns restaurantes que eu fui eles serviam o chá verde em jarras enormes aos clientes.

comidas na Tailandia

Foram quase duas semanas de farra culinária na Tailândia, mas por incrível que pareça não ví insetos, ou coisa do tipo para vender e já estou sentindo falta da comida tailandesa.

Procurando um hotel na Tailândia?

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

2 Comments

  1. samarah

    Nossa, to adorando ler suas experiências! Ta super útil pra mim e especialmente essa das comidas da Tailândia :))

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais em Ásia, Bangkok, Comidas e Bebidas, Tailândia
ayutthaya
Ayutthaya : Templos Perto de Bangkok

zoo tailandia
Dusit Zoo Bangkok

Fechar