Valenciennes

Última atualização

valenciennes

Ainda na região Nord-Pas de Calais eu passei algumas horas em Valenciennes. A cidade é bem compacta e para piorar eu fui numa segunda e em várias cidades  pequenas na França, segunda é um dia que boa parte do comércio não abre, então Valenciennes estava meio deserta quando passei por lá.

valenciennes

No pequeno centro é a prefeitura que chama a atenção, o imóvel que tem uma fachada linda que data do século XIX.  A praça central onde fica a prefeitura é bem atípica pois a prefeitura fica nesse imóvel antigo mas tudo em volta é bem moderno, e na frente tem um imóvel residencial que provavelmente data dos anos 80 e um pouco mais adiante um obelisco bem fino de metal com ares um tanto futurista.

valenciennes

valenciennes
Como sei que praticamente em qualquer cidadezinha francesa tem um posto de informação turística eu fui lá procurar o de Valenciennes para pegar um mapa e saber melhor o que visitar mas…lembram da história da segunda? Pois é, o posto de informação turística tava fechado também.
valenciennes

Essa é a Basílica de Nossa Senhora do Cordão, a lenda conta que na Idade Média Nossa Senhora ou um anjo enrolou um cordão em torno da cidade e esse cordão mágico isolou a cidade da Peste. Até hoje a padroeira é festejada na cidade.

Valenciennes
Valenciennes
Valenciennes
Valenciennes

Um fato curioso é que me senti um pouco “estranha” no pouco tempo que fiquei em Valenciennes : eu era a única turista e as pessoas me olhavam a cada vez que tirava uma foto. Não cheguei a me sentir hostilizada nem nada mas a sensação me incomodou, já estive em cidades muitos menores e nada turísticas mas dessa vez foi diferente, as pessoas me olhavam fotografar um pouco num tom de chacota e como eu estava sozinha foi ainda mais difícil. Apesar de viajar sozinha ser algo bem comum para mim, esse momento foi um tanto chato.

valenciennes
Valenciennes
Valenciennes

Além da minha visita não ter sido bem preparada eu não gostei da cidade, achei que além de uma praça e uns dois prédio não tem muita coisa a visitar e não acho que valeu a pena eu ter saído de Lille pra ir a Valenciennes apesar de ser muito perto e ter chegado em apenas 30 minutos de trem.

 

Procurando hotel?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.