O que Fazer em Aachen e o que Visitar

aquisgrana alemanha
foto : Shutterstock por A.Basler

Aachen, onde fica?

Fui até Aachen que é conhecida como a cidade de Carlos Magno. Decidi ir a Aachen durante a minha viagem pelo norte da França e Bélgica. Como disse no outro post, Liège não é exatamente uma cidade turística e tem pouca coisa para se fazer se você não estiver interessado em museus e exposições.

Como sabia que Liège fica próximo da fronteira com a Holanda e Alemanha eu pensei em dar uma esticadinha até lá e como uma amiga me disse que preferia Aachen a Maastricht foi essa também minha escolha.

catedral de aquisgrana

Cinquenta minutos de trem separam Liège de Aachen já na Alemanha e foi pra lá que eu fui. Por ser uma cidade fronteiriça, é grande a quantidade de belgas e holandeses por toda a cidade. Aachen fica na região administrativa de Colônia.

O que fazer em Aachen e o que visitar na cidade

Aachen, a Cidade de Carlos Magno
Aachen, a Cidade de Carlos Magno

Aachen seria mais uma cidade do norte da Alemanha se não fosse por um fato : É a cidade onde Carlos Magno nasceu e morreu, e foi escolhida por ele para ser a capital do Sacro Império Romano-Germânico.

Aachen, a Cidade de Carlos Magno
O que fazer em aachen

Catedral de Aachen

Sem dúvidas, o maior ponto turístico de Aachen. A catedral é na verdade um conjunto de capelas lindas. Ela foi o primeiro lugar que eu visitei na cidade, e onde passei mais tempo. Era inclusive nelas que aconteceu várias coroações dos imperadores.

O que fazer em aachen

A entrada na capela é gratuita mas para tirar fotos do interior é necessário pagar uma taxa de 1€ que eu paguei e valeu muito a pena, a catedral é muito bonita apesar da parte aberta a visitação naquele dia estar lotada de turistas.

O que fazer em aachen
O que fazer em aachen

Quando a gente ouve a palavra capela imaginamos algo pequeno e simples não é? A Capela Palatina em Aachen é extremamente rica, esse candelabro que vocês podem ver na foto ele é de cobre puro e gigantesco. São várias as jóias e as riquezas nessa capela.

O que fazer em aachen
O que fazer em aachen

A capela é a única parte que resta do antigo Palácio de Aachen de Carlos Magno, entre os anos de 963 e 1531 as coroações dos imperadores eram realizadas nessa capela, mais tarde a cerimônia passou a acontecer em Frankfurt.

O que fazer em aachen

Eu passei apenas algumas horas na cidade, é engraçado como em certas partes da cidade o antigo e o moderno estão muito próximos, perto da catedral ví uma construção muito recente que me parecia uma biblioteca e era engraçado de ver o contraste dos dois imóveis.

O que fazer em aachen
O que fazer em aachen

Dá para conhecer a cidade em apenas um dia, por isso Aachen não é exatamente uma destinação mas uma day trip (passeio bate e volta) que pode sair tanto de Liège na Bélgica como de Colônia na Alemanha.

mercado de natal alemanha

Mercado de Natal de Aachen

Eu também tive a oportunidade de ir uma vez a cidade durante o mês de dezembro. Para quem não sabe, o mês de dezembro na Alemanha é marcado pela tradição dos mercados de Natal na maioria das cidades.  Os mercados natalinos são a grande atração de toda a Alemanha durante o mês de dezembro.

mercado de natal alemanha

O mercado de Natal de Aachen fica entre a catedral e a feira,  se você estiver no centro histórico não tem como perder. São dezenas de barraquinhas que vendem artesanato, culinária local, doces e muito vinho quente!

mercado de natal alemanha

Se você quiser conhecer a cidade durante o mercado de natal, reserve tudo com um pouco mais de antecedência, pois a cidade costuma ficar bem cheia.

Se você procura o que fazer em Aachen durante o mercado, lembre que algumas atrações podem fechar ou ter horários mais curtos devido ao evento, já que o mercado de natal fica na praça principal, entre a catedral e a o prédio da prefeitura.

O que fazer em aachen

Decoracão das ruas

Uma coisa que percebi é que as ruas são quase sempre decoradas, muitas estátuas (grandes e pequenas) portas decoradas e bastões no centro da cidade. Muitos desses lugares era casas de profissionais e era uma forma de propaganda dos serviços.

O que fazer em aachen
O que fazer em aachen
O que fazer em aachen

Saindo um pouco do centro histórico, pude ver várias ruas comerciais com lojas das principais redes alemãs.

hotel mercure alemanha

Onde ficar em Aachen

Na minha segunda vez na cidade, eu dormi em Aachen já que o intuito era conhecer o mercado de Natal que começa no final da tarde. Eu fiquei no Mercure Aachen que apesar de ficar um pouco fora do centro histórico, me atendeu super bem. Os hotéis em Aachen são na sua maioria fora do centro histórico.

Clique aqui para ver todas opções de hospedagem em Aachen

O que fazer em aachen

Como chegar em Aachen

Aachen tem trens vindos das principais cidades da Alemanha, e dos países vizinhos. A estação de trem fica a uns 10/15 minutos do centro histórico da cidade, e apesar de ser uma cidade de médio porte, é possível visitar toda a cidade a pé.

Eu só conheço as cidades alemãs do norte, Hamburgo, Bremen, Hannover, morro de vontade de conhecer as cidades do sul e toda a Baviera que espero visitar em breve!

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.