O que Fazer e o que Visitar em Arras

arras

Minha viagem ao norte da França me levou até Arras. Com exceção da cidade de Lille, o norte da França e a região francesa do Nord-Pas de Calais não é nada turística.

A região ganhou uma maior popularidade nacional com o filme Bienvenue chez les ch’ti que parece se chamar A Riviera não é aqui,  em português: O filme conta de maneira humorada um pouco da vida dos “ch’ti” que é como os habitantes da região Norte são chamados na França.  

Os ch’ti seriam o que chamamos de “caipiras” por causa do sotaque um pouco estranho, e sem contar que o norte é conhecido também pelo mau tempo e pelas chuvas abundantes o que ajudou a deixar essa parte esquecida da rota turística da França. Só tinha ido ao norte uma vez e esse ano resolvi conhecer um pouco mais a região.

arras

Arras fica perto de Lille que é a grande metrópole do norte, perto da fronteira com a Bélgica e apenas 50 minutos de Paris pelo TGV que é o trem-bala francês. A pequena população de pouco menos de 50 mil habitantes faz Arras parecer uma pequena cidade do interior mas na verdade ela é a capital do departamento chamado Pas de Calais.

arras

O que fazer em Arras e o que visitar

arras

Subir no campanário de Arras

O campanário da prefeitura é ponto de parada quase obrigatória. por 3€ é possível subir no campanário e ter uma visão privilegiada da cidade, basta comprar o bilhete no escritório de turismo que fica no térreo e subir…de elevador! É bem verdade que depois do elevador ainda tem 40 degraus de escada-caracol mas o elevador facilita muito a vida de quem quer subir.

arras

A cidade de Arras foi quase completamente destruída durante as duas guerras já que o Fronte ficava a apenas 10 km da cidade e foi liberada das mãos dos alemães pelos britânicos, até hoje a cidade abriga vários memoriais da guerra e tem uma gratidão enorme pelos britânicos.  

arras

Por coincidência quando fui esse ano haviam várias comemorações dos 70 anos da liberação de Arras.

Vários britânicos estavam em caravana e cada um com uma camisa com a as datas do final da Segunda Guerra Mundial e as datas da festa que aconteceria um dia depois quando eu já não estaria na cidade, a prefeitura de Arras preparou um palco para a festa e estava previsto um show pirotécnico para o dia seguinte.

arras

Arras e a Segunda Guerra

Como a Segunda Guerra principalmente marcou muito a cidade, há diversos cemitérios de guerra, sendo o cemitério militar britânico o mais famoso deles.

Nos anos que morei na França, todos os anos no começo de setembro tinha cerimônias e por ter visto várias vezes na televisão eu quis ir visitar os monumentos que retratam a liberação de Arras pelos britânicos mas fiquei decepcionada ao saber no escritório de turismo da cidade que só era possível a visita de carro já que os locais são fora da cidade de Arras, em zonas rurais um tanto afastadas.

arras

Perguntei se eles faziam algum tipo de tour mas a resposta foi negativa, eu quase não acreditei que a cidade de Arras não explorasse toda a parte histórica ligada a Segunda Guerra  turisticamente.

arras

Arras pode ser visitada em poucas horas, aliás o escritório de turismo propõe tours em Arras com duração de 1h apenas, eu cheguei na cidade a tarde e no final da tarde já tinha visitado tudo.

Não recomendo que passem muito tempo na cidade se vocês não estiverem com carro para ir visitar alguns dos memoriais da guerra que ficam fora da cidade. A cidade em si é muito compacta e pode ser visitada rapidamente, Arras pode ser uma ideia de day trip saindo de Lille por exemplo.

arras

Place des Héros

Os prédios de arquitetura flamenga são vistos em todo o centro e chamam a atenção, as duas maiores praças de Arras : Place des Héros e Grande Place.

No dia que eu fui a Grand Place tava fechada por conta das comemorações e havia um parque de diversões e uma quermesse montados lá, o que dificultou a visita e as fotos de um dos principais pontos turísticos da cidade.  

dinard

Onde comer em Arras

Um lugar que comi e gostei foi a creperia chamada Les Foucrêpe’s que fica na Place des Héros, ou seja bem na praça principal da cidade.

Como eu fui numa época que o tempo ainda permitia, eu pedi uma mesa do lado de fora e almocei com a bela vista da cidade. Como Arras está longe de ser uma cidade super turística, os preços são bem em conta.  

arras

Onde se hospedar em Arras

Eu fiquei hospedada no Hotel Diamant, acho que não tem como estar mais bem localizado que isso. O hotel simplesmente fica na praça principal da cidade, absolutamente TUDO está perto desse hotel, e mesmo ele sendo simples e barato ele é relativamente espaçoso, gostei muito de ter me hospedado lá.  

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Arras

Como chegar em Arras

A maneira mais simples de se chegar a cidade é com certeza de trem. Há trens saindo de Paris, Lille e até mesmo de Bruxelas ou de cidades mais distantes como Lyon e Nice.      

Outras cidades próximas de Arras para conhecer

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

4 COMENTÁRIOS

  1. Estive em Arras no ano passado, quando vi uma foto da feirinha de Natal e achei tudo lindo!!! Fiz um bate e volta saindo de Paris. Mesmo se a cidade é pequena, no nosso caso faltou tempo para ver tudo pois visitamos o museu e um dos subterrâneos da cidade, mas faltou o outro, mais fora do centro, mas o mais impressionante, utilizado durante a guerra. A cidade tb conta com excelentes restaurantes, conseguimos ir em um ao meio dia e outro no jantar, antes de pegar o ultimo trem para Paris 🙂 A cozinha do norte tb entra na viagem gastronômica 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.