O que Fazer em Tallin e o que Visitar

tallin

Tallin é uma cidade que parece ter saído dos contos de fadas! Faz uns dois anos que sonho em ir a Estônia, ou melhor dizendo a Tallin. Tallin é a capital da Estônia, e você vai adorar conhecer essa cidade!

A cada vez que alguém me pergunta onde quero ir e eu respondo Estônia, 95% das pessoas ou não sabem onde fica ou olham para mim incrédulas por eu querer ir para um país “desconhecido” ou que não aparece na TV e por isso imaginam que não seja turístico.

tallin

Nesse momento eu fico imaginando qual seria a cara dessas pessoas se soubessem que quero ir para Bulgária, Sérvia, Azerbaijão, Irã ou Uzbequistão… e que Tallin é a mais conhecida das cidades que sonho em visitar.

Tallin sempre me pareceu uma cidade de contos de fadas, com aquelas casinhas lindas que dá vontade de não parar de fotografar.

tallin

 Tallinn para mim era o ponto alto das férias de verão, durante algum tempo eu sonhei com essa cidade que apesar de ficar a pouco mais de 3 horas de vôo de Londres não era tão fácil ir.

Precisava conciliar minha ida com um tempo clemente, não queria conhecer a cidade debaixo de neve ou num clima que não me permitisse poder andar por horas e horas livremente pela cidade.

tallin

Saímos de Helsinque e fomos a Tallinn de ferry atravessando os 80 km no Golfo da Finlândia que separa esses dois países, e já antes de chegar no centro histórico de Tallin meus olhinhos brilhavam, porquê a cidade é linda e exatamente como eu imaginava.

tallin
tallin

Não sei muito bem de onde vem a vontade de conhecer a Estônia, eu imaginava que queria ir por ser um país pouco falado ou um país de onde não tenho nenhuma ideia, não me lembro de já ter visto reportagens mostrando Tallin ou o povo estoniano na televisão.

tallin

Acho que não é pelo fato de ser desconhecida já que a Letônia e a Lituânia e muitos outros países são ainda mais desconhecidos, mas a vontade maior sempre foi de ir para Tallin e nos últimos tempos meio que virou uma obsessão minha.

O que fazer em Tallin

tallin
tallin

Muralha medieval de Tallin

 Uma das primeiras coisas que fizemos foi subir na muralha antiga da cidade, custa 3 euros por pessoa e é fácil de subir já que não é tão alta.

Na parte de fora tem essa espécie de plataforma longa onde dá para ver alguns pontos da cidade, na parte de dentro nas extremidades tem alguns documentos e maquetes falando sobre como era Tallin na Idade Média.

tallin
tallin

 Tallin é a mais bonita e mais bem conservada cidade medieval que já fui, toda a parte antiga da cidade é fortificada e é dentro dos muros da cidade antiga que estão os lugares a serem visitados. Parece realmente uma casa de bonecas a cidade, tudo muito bonito e caprichado.

tallin

Na praça central, fica o prédio da prefeitura de Tallin e esse dragão é uma espécie de mascote da cidade desde a época medieval. O dragão aqui na verdade é uma calha e a gente vê vários nas lojas de lembrancinhas da cidade.

tallin

Centro histórico de Tallin

O centro histórico da cidade é extremamente rico, durante a época da Liga Hanseática era nessa praça que era feita todo o comércio da época, e os principais prédios da cidade ficavam aqui, até hoje é onde fica a prefeitura de Tallin e uma antiga farmácia que funciona até hoje.

tallin

Apesar do passar dos séculos e de diferentes povos dominarem a Estônia, essa praça sempre foi o ponto alto da cidade, hoje além de praça central ela abriga a maior parte dos restaurantes da cidade e a prefeitura também fica nessa praça.

tallin

Sempre tem um portão, um beco, uma ruela onde ir e a graça mesmo é sair caminhando sem rumo, muita gente fica apenas um dia em Tallin e eu acho que dá para conhecer tudo num dia apenas visto que tudo está concentrado na parte antiga da cidade.

fachada Catedral de Alexandre Névsky

Catedral de Alexandre Névsky

Cheguei a Tallin no começo da tarde e ficaria mais um dia inteiro mas a chuva foi um desafio e o lugar que eu mais queria ir que era a Catedral de Alexandre Névsky eu só consegui ir no segundo dia. Do porto já é possível ver a catedral ortodoxa que é um dos principais pontos turísticos de Tallin.

Ela foi construída entre os anos de 1894 e 1900 quando a Estônia era dominada pela Rússia, e em 1991 com o fim da União Soviética a Estônia voltou a ser independente e pensaram em demolir a catedral já que era uma obra que representava os anos de tirania dominação russa mas, felizmente eles resolveram não levar adiante essa história de demolição e hoje a catedral é um dos pontos mais visitados em Tallin.

tallin

Eu vi algumas fotos do interior da catedral Alexandre Névsky e ela é impressionante por dentro, mas eu não pude entrar para visitá-la porquê como dá para ver em algumas fotos, ela estava em reforma durante a minha viagem e no dia que fui não pude entrar.

tallin

Parlamento da Estônia

Em frente da Catedral fica esse prédio rosa que é na verdade o prédio do parlamento da Estônia, em estilo barroco ele aparenta ter sido uma construção “recente” mas apesar dessa fachada ele na verdade é parte do castelo de Toompea que existe já desde o século XIII.

tallin

Igreja de São Olavo

Tallin é muito pequena e você praticamente não vai precisar de mapa, basta sair andando entre as ruas e becos e sempre vai ter uma coisa interessante a ver.

A Igreja de São Olavo possui um mirante no campanário e muita gente sobe para apreciar a vista, eu subi e a vista é bonita, se não estou enganada o preço para subir é 3€ mas a subida é um tanto complicada.

São mais de 250 degraus bem estreitos onde apenas uma pessoa passa de cada vez mas o problema maior é que existe apenas uma escada para subir e descer então quando você estiver subindo nos degraus estreitos alguém vai descer e vocês precisam parar para ver quem avança e quem fica parado e isso várias vezes durante todo o trajeto.

Eu subi mas se soubesse o quanto difícil era teria apenas me contentado de ver a vista dos mirantes da parte alta da cidade. Acreditem se quiserem, mas a Igreja de São Olavo já foi o prédio mais alto do mundo (até o começo do século XVII)

danca estonia

Na praça tinha um show de música e dança tradicional, eu corri para tirar uma fotos. Umas senhoras cantando e dançando música tradicional estoniana, todas vestidas com roupas tradicionais, parecia um sonho!

folclore estonia

O mais legal é que elas chamavam o pessoal que estava assistindo para dançar e ensinava o pessoal a fazer os passos, em alguns momentos até parecia a nossa quadrilha junina.

tallin

Na praça central funciona uma feira onde é possível comprar várias lembrancinhas de Tallin e vários produtos típicos também, tem também roupas e acessórios feitos de peles de animais e alguma comida em conserva de animais um tanto exóticos para o nosso paladar.

tallin

Também nessa praça é possível ver muita gente vestida em trajes medievais, tudo bem que a maioria deles estão trabalhando ou anunciando algo turístico mas é uma delícia para os olhos passear por essa praça e ver as pessoas em trajes típicos que parecem ter saído do século XIII.

tallin

 E depois de um dia e meio de Tallin e de chuva a nossa viagem seguiu para a nossa próxima cidade que era São Petersburgo, logo logo venho contar tudo em outro post.

tallin

Onde comer em Tallin

O restaurante onde comi e mais gostei foi o Olde Hansa, um restaurante medieval que fica na praça principal de Tallin e é super famoso por lá, li sobre ele em vários guias e decidi jantar lá.

comida olde hansa restaurante

Nesse restaurante, você se sente como se tivesse na Idade Média, nem mesmo eletricidade tem, a gente entra numa espécie de taverna a luz de velas, e come apenas produtos que já existiam na Estônia alguns séculos atrás, a minha experiência foi excelente!

olde hansa restaurante

Tudo bem que o Olde Hansa não é o restaurante mais barato de Tallin, mas a experiência de jantar lá é incrível, e mesmo se você não puder comer lá, vale a pena pelo menos ir tomar uma cerveja na varanda, quase sempre tem músicos com trajes medievais tocando lá.

tallin

Fora do centro histórico de Tallin

Eu até saí e fui na parte “real” de Tallin fora dos muros mas o interesse na parte de fora é bem próximo do zero, não achei nada que valesse muito a pena passar muito tempo fora dos muros da cidade antiga. Esse prédio foi o único prédio interessante que vi do lado de fora.

Onde se hospedar em Tallin

Como a cidade é bem pequena, praticamente qualquer lugar que você se hospedar dentro do centro histórico de Tallin, é um lugar bem localizado. Eu fiquei hospedada num apartamento bem no centro histórico da cidade e é onde eu recomendo que vocês se hospedem também.

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Tallin

Booking.com

Melhor época para conhecer Tallin

Sem dúvidas a melhor época para conhecer Tallin é o verão. A Estônia é daqueles países muito frios, com muita neve no inverno, sabe? Além das temperaturas negativas no inverno, uma coisa que é importante lembrar é que durante o inverno os dias são curtos.

Em Tallin, o dia as vezes dura apenas 6-7 horas, o que quer dizer que amanhece tarde (lá pelas 9h da manhã) e que anoitece cedo (as vezes as 4 horas da tarde já está escuro) e isso pode afetar o seu passeio.

como é voar com a air baltic

Como chegar em Tallin

É possível chegar em Tallin de ferry vindo de Helsinque e países nórdicos. Tem também a possibilidade de chegar de ônibus vindo dos países vizinhos, além do avião.

O aeroporto de Tallin é pequeno, é o aeroporto principal da Nordica (companhia aérea nacional) e aeroporto secundário da Air Baltic, além de receber também voos low cost da Ryanair, Easyjet, WizzAir e outras.

negra na Letônia

Tallin combina com o quê?

A Estônia é um país pequeno que pode ser facilmente visitado junto com outros da região. Por causa da proximidade da capital Tallin com as outras capitais dos Países Bálticos, muita gente termina fazendo o percurso Tallin – Riga – Vilnius.

No meu caso, eu fiz o roteiro começando em Helsinque na Finlândia, atravessei o golfo de ferry, e de Tallin fui para São Petersburgo na Rússia de ônibus e de lá para Riga. Essas são capitais que dá para combinar facilmente com uma viagem para Tallin.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

15 COMENTÁRIOS

  1. Ola Paula. Seu blog está sendo mto útil para mim. Estarei em Tallinn em Junho. Já reservei o ferry que vc sugeriu de Helsink – Tallinn.Tenho um dia e meio para conhecer. Vc acha que devo seguir que trajeto pra dar tempo de ver tudo?

    Obrigad, abraços.

  2. Olá Paula,
    Finalmente me decidi e comprei a passagem para Tallin com embarque de SP no final de Março/2017 e retorno pela Polonia (Cracovia) no dia Abril/2017.
    Será minha primeira viagem que farei só e gostaria de pedir algumas informaçõespara vc, se possivel.
    Quantos dias seriam necessários em Tallin, Riga e Vilinius?
    Vale a pena Kaliningrado e Gdansk?
    A principio só iria para Varsóvia e Cracóvia, além das capitais dos paises Balticos, mas dependendo do tempo, poderia incluir Kaliningrado….
    Vc me ajuda?
    Dsede já agradeço

    • Pedro

      Eu gostei muito de Gdansk, mas não acho assim um lugar imperdível sabe? É uma cidade bem bonitinha, mas é pequena. Kaliningrado e Vilnius eu não conheço e não sei o que recomendar.

      Sobre os outros : Tallinn 1-2 dias e Riga 2 dias tb foi o que eu fiz.
      Boa viagem!

  3. Oi Paula
    Gostaria de agradecer suas dicas….
    Realizei um sonho e cá estou eu em Tallinn, esperando um ônibus para Riga conforme vc relatou…..Bjs pois minha viagem continua…

  4. Oi Paula,
    Minha viagem foi um sucesso….
    Deu tudo certo de forma cronometrada…rsrs
    Valeu a pena comprar as passagens de onibus com antecedência. Cheguei a pagar 3 Euros para ir de Tallin para Riga e 5 euros de Riga para Vilnius (uma pechincha)….
    Depois de Vilnius, passei por Varsóvia, Breslávia e Cracóvia…
    Todas cidades maravilhosas!!!
    E não tive problemas com o inglês, que era um dos meus maiores receios…Vc se vira bem com a língua, tranquilamente…Muitos falam o inglês e com o o pouco que vc conhece dá para se virar…
    Acredito que esse tour solitário que fiz serão o começo de muitas….
    Obrigado novamente Paula

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.