Riga : O que Fazer e Visitar

Riga : O que Fazer e Visitar

Última atualização

riga

A Letônia foi o meu quarto país da viagem de férias, logo depois de São Petersburgo pegamos um ônibus noturno e chegamos em Riga de manhã bem cedinho.

Ainda com as ruas vazias saímos para conhecer a maior cidade dos Países Bálticos com seu centro histórico em Art Nouveau Germânico que foi incorporado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Riga diferente de Tallin é uma cidade grande e possui várias atrações que não estão localizadas no centro histórico.


riga

Riga tem crescido em importância nesses últimos ano em nível europeu : aderiu ao Euro no começo desse ano, foi capital européia da cultura e já sediou eventos esportivos importantes. Pode até parecer pouco mas convém lembrar que a Letônia ganhou independência apenas em 1991 quando se separou da URSS.

riga

O que conhecer e visitar em Riga

riga

Parque Bastejkaln

Como chegamos de manhã muito cedo saímos andando pelo centro histórico que não é grande, até pensei que não tivesse nada para ser visitado fora do centro histórico como em Tallinn mas me enganei, na praça da ópera tem um parque bem florido, o Parque Bastejkalns repleto de flores e estátuas, com seu lago cortando o parque e sua ponte onde os apaixonados deixavam os cadeados.

riga

Catedral Ortodoxa da Natividade de Cristo

Um pouco depois do parque uma catedral chama a atenção, é a Catedral Ortodoxa da Natividade de Cristo. Ela começou a ser construída em 1876 e hoje é a maior catedral ortodoxa existente nos Países Bálticos.
No dia que fui a catedral estava completamente vazia, por não ter uma localização central ela não é cheia de turistas e há poucos locais mesmo porquê essa é uma catedral ortodoxa que era a religião dos russo colonizadores, a maioria dos letões são luteranos ou católicos. Por ser uma catedral ortodoxa, as mulheres precisam cobrir a cabeça antes de entrar, eu entrei mas achei ela muito mais interessante por fora que por dentro.
riga

Se vocês olharem o canto inferior direito da foto vão ver uma estátua, entre o parque e a catedral tem um monumento com uma mulher no topo, é o monumento à liberdade em memória aos que perderam a vida durante a guerra de independência.

riga

Casa dos cabeça preta

Uma das maiores atrações de Riga é a Casa dos Cabeça Preta que apesar de existir já no século XIV só ganhou notoriedade no século XVIII sendo um ponto de encontro e celebração dos comerciantes alemães – os cabeça pretas. Hoje é um dos símbolos da cidade de Riga e certamente o local mais fotografado no centro histórico da cidade.

A origem do nome vem do santo padroeiro desses comerciantes alemães que escolheram São Maurício (o mouro) como padroeiro, e justamente por ter traços mais morenos era chamado de “cabeça preta”.

riga
O relógio astronômico foi adicionado posteriormente a casa dos cabeças pretas, por volta do ano de 1620 assim como as 4 estááuas da façada um pouco abaixo do relógio representando os quatro símbolos da Liga Hanseática : Netuno, Mercúrio, União e Paz.
riga

Caminhamos até a altura da Ponte Vanšu que liga as duas margens do Rio Daugava. O passeio pela beira do rio não oferece muitos atrativos, praticamente não tem nenhum imóvel a beira do rio, e os imóveis mais antigos estão todos no centro histórico de Riga.

riga

Esse gato feioso aí fica na entrada de uma loja de lembrancinhas, aliás a maioria das lembrancinhas e cartões postais de Riga tem gato e um dos monumentos mais fotografados de Riga é a “casa do gato”. Riga é tão chegada nos felinos que o antigo badge de Riga no Foursquare era o símbolo de um gato.

riga

Atrás da Praça da Prefeitura encontrei vários caracóis gigantes e coloridos e descobri que eles são móveis e a cada semana mudam um pouco de lugar. Na verdade esses caracóis são uma espécie de protesto e reinvindicação, o nome com uma tradução meia-boca seria “a arte precisa de espaço” que tem como o objetivo a construção de um museu de arte contemporânea em Riga.

riga

A casa do gato em Riga

Lembram que falei da casa do gato? A casa do gato é uma casa onde em um dos telhados tem uma escultura de um gato, mas ela ficou mesmo famosa por causa da lenda que gira em torno dela. Dizem que o proprietário dessa casa, um rico comerciante mandou construir essa escultura de gato quando teve seu pedido de entrada negado para  a câmara de comércio local.

Você deve estar se perguntando o que a o gato tem a ver com a câmara de comércio, e se vocês repararem o gato está com o rabo levantado e parece um pouco inclinado como se ele fosse fazer suas necessidades, e na época ele estava com o rabo inclinado em direção a câmara de comércio. Ofendidos os membros da câmara de comércio entraram com um processo (e ganharam!) e o gato foi obrigado a virar de posição e hoje já não está com o rabo na direção da câmara.

riga

A única coisa que me chamou a atenção de maneira negativa em Riga foi que alguns funcionários não parecem “preparados” para trabalhar com turismo ou com atendimento ao público em geral, algumas cara feias e má vontade durante a minha curta estadia na cidade me fizeram pensar nisso.

Não posso usar as palavras simpatia e eficácia para descrever o meu contato com as pessoas que trabalham no ramo turístico em Riga, não chegou a ser algo grave e eu voltaria tranquilamente a cidade mas acho que o turismo em Riga cresceria mais se algumas pessoas mudassem de atitude perante os turistas/clientes.

riga

Os animais músicos

Assim que comecei a pesquisar sobre Riga na internet eu ví que eles tinham uma versão da estátua dos músicos de Bremen e em todos os blogs eu via essa estátua mas o que pouca gente sabe é que ela tem na verdade um significado político : se vocês repararem bem a cara dos animais vão ver que eles estão com uma cara de espanto ou de surpresa, é que segundo conta eles estariam vendo a “cortina de ferro” se abrir, o que faz todo sentido quando você descobre que a estátua foi criada em 1990, pouco antes do final da União Soviética que a Letônia até então pertencia. Outra versão que também segue essa linha é que eles estavam urinando na “cortina de ferro” que era a URSS.

A outra versão completamente diferente diz que é uma homenagem ao bispo que fundou Riga que era originário de Bremen, além disso Bremen e Riga são cidades-irmãs. Por coincidência. quando fui embora de Riga eu fui…para Bremen e lá pude ver a estátua original.

riga

Essa sim é uma catedral luterana, quando passamos por lá ela estava fechada para visitas porquê teria um concerto a noite e o coral estava ensaiando, no entanto nós subimos na torre para aproveitar a vista, para subir custa 2 ou 3 euros mas a grande vantagem é o elevador! Basta subir um andar de escadas e o restante é elevador.

riga

Do alto da catedral dá para ver uma grande parte do rio Gaudava, a antena de televisão e rádio letã que é a terceira antena mais alta da Europa,  e essas três casinhas aí é o mercado central de Riga.

Hotel em Riga

Onde se hospedar em Riga

Eu fiquei hospedada no Wellton Centrun Hotel & Spa e achei excelente, quarto bom, café da manhã bom, funcionários simpáticos e uma localização muito boa para conhecer as principais atrações de Riga a pé, e como a cidade é barata em relação a outras cidades da Europa, o hotel também estava com um preço bom.

 



Booking.com

riga

riga
Passei pouco mais de 24h na cidade e deu para visitar bastante, talvez se tivesse mais dias teria visitado mais coisas mas achei que o tempo na cidade foi suficiente.

Procurando hotel em Riga?

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais em Europa, Letônia, Riga
ham house
Ham House : Mansão na Beira do Rio Tâmisa

notting hill londres
Notting Hill – Portobello Road

Fechar