Hampton Court Palace

Hampton Court Palace
Começo de agosto aproveitei um domingo para ir num lugar que faz quase um ano que tinha vontade de ir : Hampton Court Palace.

Se você conhece um pouco a História da Inglaterra com certeza já ouviu falar da dinastia Tudor, Ana Bolena e Henrique VIII, aliás recentemente teve até uma série chamada The Tudors e toda essa parte da História da Inglaterra aconteceu num palácio perto de Londres que é uma excelente opção de passeio e que num dia de sol pode combinar com um piquenique nos jardins do castelo.

Hampton Court Palace
Hampton Court Palace
Hampton Court Palace

 

Apesar de ser muito próximo de Londres o Hampton Court Palace não foi a casa oficial dos governantes por muito tempo, só foi residência oficial por mais ou menos 200 anos antes da construção do Palácio de Buckingham e desde o século XVIII que deixou de ser residência real.

Ficou fechado durante muitos anos e depois de uma reforma a rainha Victoria abriu o palácio para visitação no ano de 1838.

 

Hampton Court Palace

Henrique VIII é o rei inglês que eu mais conheço : gorducho e ruivo é impossível não reconhece-lo! Dizem que o palácio é mal assombrado por causa das barbaridades cometidas pelo rei, diversas histórias mostram vultos que são possíveis fantasmas que rondam pelo castelo, se é verdade ou não não sei mas que o rei foi um pouco extremo, isso sim!

Ele teve seis esposas, isso mesmo seis! A primeira foi Catarina de Aragão e o rei era tão fanático e tão focado em ter um filho homem para ser herdeiro do trono que vendo que sua esposa não conseguia dar a ele um filho homem ele pede ao papa a anulação de seu casamento visando casar com a famosa Ana Bolena.

Catarina de Aragão engravidou 6 vezes mas teve apenas uma filha, todas as outras gravidez terminaram com bebês que nasceram mortos ou que morreram pouco tempo depois do nascimento, e em se tratando de monarquia ter um herdeiro masculino e legítimo era indispensável.

Como na época não existia divórcio e a anulação do casamento era apenas em casos especiais, o papa não concedeu a anulação e ele como era rei decidiu criar outra igreja assim ele poderia casar novamente sem problema e ele seria o chefe da igreja dando assim início a igreja anglicana.

Hampton Court Palace

Uma das coisas que achei mais legal é que tem alguns atores vestidos com roupas de época e eles ficam circulando e falando com os turistas como se fossem os personagens reais de verdade. Teve um que estava na sala e disse a um turista para tirar o boné já que ele estava falando com o rei, minutos depois quando esse turista estava saindo da sala ele lembrou que o protocolo exige que ele nunca dê as costas ao rei e o turista entrou na brincadeira e saiu andando de costas para frente.

Também na área de lazer haviam alguns jogos de tabuleiro antigos e era possível sentar e jogar com os atores jogos que eram comuns na época do auge do palácio.

Hampton Court Palace

Uma das partes que eu mais gostei mas que as fotos não ficaram muito boas foi a cozinha e a adega, na cozinha tinha um ator também fazendo o papel de cozinheiro que foi explicando sobre a cozinha no século XVI e sobre o que era comum e o que não era comum comer na época e quais as coisas que comemos hoje e que na época era reservados apenas as pessoas muito ricas.

Foi engraçado saber que nem todo mundo tinha direito de caçar, que carne bovina era algo caro já que era necessário ter pasto e muito espaço para criar diferente do porco e da galinha que qualquer pessoa cria em casa.

Sabe as sobremesas que comemos hoje? Naquela época o açúcar era caríssimo e o mel também era caro então doces e sobremesas até tinha no palácio mas apenas porquê o rei podia, a maioria das casas não tinha acesso a essas coisas.

O pão também era diferente, a farinha branca era também cara e quanto mais branco o seu pão maior era o seu grau de riqueza assim enquanto a maioria da população comia pão escuro que muitas vezes era uma mistura de resto de cereais, o rei comia sempre um pão que se assemelha ao pão branco que comemos hoje.

Hampton Court Palace

Essa é uma das salas de armas, fico impressionada a cada vez que vejo essa quantidade de armas arrumadinhas e porquê não dizer, em forma de arte! A primeira vez que lembro de ter visto foi no castelo de Edimburgo.

Hampton Court Palace
Hampton Court Palace

Já depois da morte de Henrique VIII foi a vez da dinastia Stuart reinar, Jaime I da Inglaterra (que foi Jaime VI da Escócia) e sua corte ficaram conhecidos pelas festas, luxos e pelo gosto pela cultura. especialmente o teatro e conta-se que William Shakespeare era frequentemente visto elaborado peças teatrais para serem representadas em Hampton Court Palace.

Hampton Court Palace

Os Jardins do Hampton Court Palace

Os jardins são um espetáculo a parte! Em certas partes do jardim tive a impressão de estar em Versalhes. Os jardins são enormes divididos em seções e inclui um vinhedo e uma parte de um parque um pouco mais selvagem chamado home park onde há muitos animais silvestres incluindo cervos, esse parque era usado por Henrique VIII e seus amigos próximos para caçar, a caça naquela época era um lazer muito apreciado pela Nobreza já que também era uma espécie de treino para guerra.

Não é raro ver castelos com bosques nas redondezas, a caça era muito importante para a Nobreza e eram comum os torneios de caça.

Hampton Court Palace
Hampton Court Palace

A paixão dos ingleses por tênis vem muito antes de Wimbledon, no Hampton Court Palace fica a quadra de tênis interna mais antiga de toda a Europa, foi construída em 1528 a pedido de Henrique VIII e até hoje funciona como clube de tênis.

Hampton Court Palace
Hampton Court Palace

Os jardins sempre foram uma parte super importante do palácio, era lá que grandes festas e saraus de verão aconteciam. Hoje os seus mais de 1000 acres de jardim abrigam o Hampton Court Flower Show que seria como um “Oscar” das flores.

Hampton Court Palace
Hampton Court Palace
Hampton Court Palace

É possível também comprar um ingresso apenas para os jardins que custa £5,72 e é grátis para quem tem até 15 anos. Passear pelos jardins já é um passeio em sí, tem vários cantos e vários jardins e parques diferentes, tem até um labirinto que durante o século XVII era um dos lugares favoritos dos cortesões que iam se perder propositalmente em pares, se é que você me entende!

Hampton Court Palace
Hampton Court Palace
Hampton Court Palace

 

Como chegar ao Hampton Court Palace :

De Londres saem trens partindo de Waterloo a cada meia hora, a viagem leva em torno de meia hora até a estação final que se chama Hampton Court. O palácio fica a uns 200m da estação e além de estar sinalizado do lado de fora é bem fácil chegar pois é só seguir as pessoas, principalmente se for no final de semana a maioria das pessoas que descem do trem vão para o palácio também.

Hampton Court está localizada na zona 6 dos transportes da região de Londres, é possível ir de ônibus saindo de Richmond e também há vários ônibus saindo de Kingston.

Tem também a possibilidade de chegar de barco com o serviço de Riverboat que pode sair de Westminter, Richmond ou de Kingston mas que funcionam apenas no verão. O barco saindo de Westminster dura 4h de viagem e seria um passeio dentro do passeio.

Dá para usar o Oyster card? Dá se você tiver um travelcard até a zona 6 ou um oyster card pay as you go com crédito suficiente mas com a promoção 2for1 vale mais a pena comprar um bilhete de trem principalmente se você tiver em grupo. O preço para adultos é £16,50, crianças abaixo de cinco anos não pagam e até 16 anos custa £9,10 o bilhete.

 

Procurando hotel?

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

9 COMENTÁRIOS

  1. Marta

    Só tem uma pequena parte onde não é possível tirar fotos que é na capela, é bem fácil de ir porquê a estação de trem fica bem próxima ao palácio e é muito perto de Londres, recomendo muito a visita!

    beijo

  2. Comment…
    Olá Paula

    Descobri o seu blog e estou a gostar iimenso. Sou portuguesa e adoro viajar.

    Uma questão , já foi ao castelo de Windsor? Qual vale mais a pena?

    Em Agosto deve haver fila para entrar , ou não?

    obrigada
    Sonia

  3. Muito obrigada pela resposta, mesmo sabendo que gostos não se discutem… 🙂
    mesmo assim poderia me dizer porquê? É mais bonito por dentro? Ou é pelos jardins?

    Em Agosto é facil visitar o Hampton Palace , ou é melhor comprar bilhete na net?…
    Vou continuar a acompanhar o blog com muito interesse.
    bjs
    Sonia

  4. Paula
    Podia dizer se na sua experiênci em Agosto será muito dificil visitar os dois , Hampton e Castelo de windsor, ou será melhor comprar pela net?

    obrigada
    Sonia Ramos

  5. Boa tarde Paula

    Desculpe, pedir de novo a sua ajuda mas estou a planear a minha viagem a Londres e como tenho os primeiros dias muito preenchidos de acordo com as suas sugestões de roteiro estava a pensar fazer Greenwhich e Hampton Court no mesmo dia . Há alguma modo simples de ir de transportes de um local ao outro, visto que metro não é possivel?

    obrigada
    Sonia Ramos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.