O que Fazer em Edimburgo e o que Visitar

Edimburgo

Cogitando passear pelas lowlands escocesas e não sabe o que fazer em Edimburgo? Pois saiba que, na cidade mais visitada do país, há diversas atrações para serem vistas. Há castelos, museus e até algumas experiências típicas, como provar o whisky e ver a produção do kilt!

Edimburgo é a porta de entrada para a Escócia, a cidade oferece castelos, museus e muitas atrações turísticas. Há muito o que fazer em Edimburgo, você pode facilmente passar vários dias na cidade.

Edimburgo

Não é a minha primeira vez na Escócia e nem em Edimburgo, já estive lá no ano passado mas dessa vez pude explorar um pouquinho a mais e voltei ainda mais encantada e com a certeza que voltarei lá mais vezes já que é um lugar encantador!

Assim, para você aproveitar mais sua viagem, separamos diversas dicas e informações de o que fazer em Edimburgo. Temos certeza de que você se encantará com essa cidade cheia de histórias!

Edimburgo

Ir à Edimburgo é como se o visitante voltasse no tempo! Mesmo com a cidade dividida em Old Town e New Town, em ambos os locais se respira história, com belíssimas construções, monumentos e a própria cultura em si.

Por isso, saiba que há muito o que fazer em Edimburgo no quesito histórico-cultural. Separamos aqui alguns lugares para você conhecer enquanto estiver por lá, confira.

O que fazer em Edimburgo

Edimburgo

Castelo de Edimburgo

A segunda atração mais visitada da Escócia, esse castelo não pode ficar de fora do seu roteiro de o que fazer em Edimburgo.

O Castelo de Edimburgo pode ser visto de diversas partes da cidade. A construção é gigantesca, e com certeza é um passeio que merece algumas horas do seu dia! Para ajudar os turistas, o local oferece mapas com algumas opções de roteiros.

Além disso, também é possível fazer tours, que ocorrem a cada meia hora no verão e a cada hora no inverno. Esses tours levam cerca de 30 minutos e estão inclusos no valor do ingresso do castelo.

Alguns pontos bastante interessantes para você ver durante sua visita ao Castelo de Edimburgo são:

  • Capela de Santa Margarida;
  • Palácio Real e o Grande Salão;
  • Prisões militares;
  • Museu Nacional da Guerra da Escócia;
  • Joias da Coroa Escocesa

Uma atração bastante apreciada, também, no Castelo é o disparo da One O’Clock Gun, que começou em 1861, com a finalidade de que os navios acertassem os relógios marítimos para as 13h. Até os dias atuais, a arma é disparada diariamente às 13h, com exceção dos domingos, Natal e Sexta-feira Santa.

Visitei o castelo no ano passado e é bem interessante já que ele possui as jóias da coroa escocesa, e conta bastante a história militar escocesa e dos reis escoceses.

Edimburgo

The Royal Mile

A Royal Mile é uma sucessão de ruas que se estendem do Castelo de Edimburgo até o Palácio de Holyroodhouse. Situada no centro histórico de Edimburgo, é a principal via da cidade, e conta com aproximadamente uma milha escocesa (daí o seu nome).

O local é sempre bastante animado, com vários turistas perambulando por lá. Pelo caminho você encontra tocadores de gaita de fole, estátuas humanas, barzinhos, lojas de souvenires, tudo no melhor clima escocês!

Aprecie a arquitetura local e, se possível, entre nos becos que dão em lugares inusitados. Repare ainda que na fachada de algumas casas há informação de quem viveu nelas. Ou seja, é um local que respira história!

O legal é ter tempo para desbravar a Royal Mile com calma e o ponto positivo é que nela ficam algumas das atrações de Edimburgo! Além do Castelo e do Palácio que ficam em suas extremidades (como mencionamos há pouco), é por ali que ficam também o Scotch Whisky Experience e o Tartan Weaving Mill que falaremos logo mais. 

Edimburgo

No dia que fomos, ficamos passeando pela cidade até que ví uma movimentação suspeita na Mile End que é a rua principal da parte antiga da cidade, havia até um cordão de isolamento e quando fui perguntar ao policial o que estava acontecendo, ele me disse que a rainha estava visitando a catedral de St Gilles.

Edimburgo

Eu e meu irmão ficamos um tempinho por lá para tentar tirar uma foto, foi uma cerimônia bem pomposa (como tudo que toca as cerimônias reais) e na verdade foi um cerimônia de honra às pessoas que são/foram importantes para a sociedade escocesa.

De longe de onde eu pude ver a Rainha Elizabeth e seu marido o Duque de Edimburgo, o Príncipe Andrew e se não estou enganada o Príncipe William, não digo com certeza porquê estava meio longe mas parecia ser ele sim.

Edimburgo

Palácio de Holyroodhouse

Esse palácio que estava todo fechado ao redor por conta da visita da rainha é o Palácio de Holyrood. A primeira vez que ouvi esse nome eu só queria chamar de Hollywood. Na verdade o nome Holyrood é derivado da palavra Haly Ruid que na língua escocesa quer dizer cruz real.

Esse palácio, fundado em 1128, era inicialmente um mosteiro. A partir do século XV ele foi sendo utilizado como residência principal da monarquia escocesa.

A rainha Isabel II costuma usar o Palácio de Holyroodhouse no início de cada verão, sendo que ali é a residência oficial da monarca britânica nas suas passagens pela Escócia!

Durante a visita, você se depara com as majestosas salas de cerimônia, antes de chegar aos apartamentos reais. O palácio é ricamente decorado, com tapetes belíssimos, diversos retratos reais e móveis de época.

Palácio de Holyroodhouse escócia
foto : Shutterstock por Shuang Li

Na “Great Gallery”, uma imensa sala que conta com 44 metros de comprimento, estão dispostos quase cem retratos dos membros da família real. A Rainha ainda utiliza essa sala  para realizar recepções oficiais.

Se você estiver visitando o Palácio no verão, sugerimos que aproveite o passeio para conhecer os jardins do local e tirar belíssimas fotos! Além disso, vale a pena conferir também as ruínas da Abadia de Holyrood, construída no século XII, onde eram realizados batizados, casamentos e coroações dos monarcas escoceses!

Antes de ser um palácio, foi uma abadia construída no século XII a pedido do Rei David I da Escócia e atualmente é sempre ocupada por membros da Família Real principalmente nos meses de verão. Ele é aberto a visitação ao público quando nenhum membro real está lá.

Edimburgo

Scottish National Gallery

Se você busca o que fazer em Edimburgo no ramo cultural, o Scottish National Gallery é o lugar! Situada no coração da cidade, a galeria abriga uma das melhores coleções de arte do mundo.

Por lá o visitante se depara com obras de  Botticelli, Rafael, Ticiano, Rembrandt, Vermeer, Constable, Turner, Monet, Van Gogh e Gauguin, entre muitos outros!

O Scottish National Gallery fica aberto todos os dias, das 10h às 17h, com exceção das quintas-feiras, quando fecha às 19h. A entrada também é gratuita!

National Museum of Scotland

Um museu, no centro de Edimburgo, com entrada gratuita e altamente eclético, será possível? Sim! O Museu Nacional da Escócia é um museu um tanto “diferente” e agrada bastante quem o visita! 

O local conta com diversas salas temáticas, com os mais variados assuntos. E quando falamos variados, são variados mesmos: de múmias a robôs, de fósseis a carros da Fórmula 1! E o legal é que há muitas atrações interativas, tornando a visita muito mais divertida.

A visita ao Museu Nacional da Escócia é interessante principalmente se o clima não estiver a seu favor (o que é bem comum!). Também é um ótimo programa para fazer com crianças já que costuma agradar todas as idades!

O museu fica aberto diariamente, das 10h às 17h e, como falamos, a entrada é gratuita!

Parlamento Escocês
foto : Shutterstock por Ulmus Media

Parlamento Escocês

O novo edifício do Parlamento Escocês foi inaugurado em setembro de 2004 e desde o início a arquitetura do lugar foi bastante criticada pelos escoceses. Isso porque o prédio tem um design moderno, que não combina com o clima medieval de Edimburgo. Mesmo assim, vale a visita, já que o prédio costuma impressionar!

O parlamento fica bem próximo ao Palácio de Holyroodhouse, então se você já planeja visitar o palácio, é uma opção incluir o parlamento no seu roteiro.

A entrada é gratuita, e há possibilidade de fazer um tour-guiado (também gratuito) nas segundas, sextas e sábados. O parlamento está aberto para visitação, normalmente, de segunda a sábado, das 10h às 17h, com a última entrada às 16h30.

o que fazer em Edimburgo
Edimburgo

A parte baixa da cidade é também a parte moderna, cheia de lojas e comércios, principalmente na Princes Street. Para quem se interessa em compras a Princes Street possui várias das lojas de departamentos mais populares do Reino Unido como : Primark, H&M, Top Shop entre outras…

Edimburgo
Edimburgo

Scott Monument

Essa é a vista de baixo do Scott monument, ainda na parte moderna da cidade de longe é possível ver um monumento que mais parece uma torre escura, é o Scott Monument construído em homenagem a Sir Walter Scott que foi um escritor escocês.

A torre com quase 62m de altura é um ponto de observação onde permite aos visitantes de ter uma visão geral de Edimburgo. A entrada custa £4 mas o que me freiou foi que para subir a escada é daquelas em forma de espiral, quando descobri isso dei para trás porquê até o ponto mais alto são 287 degraus que eu até subiria se fosse numa escada normal.

Scotch Whisky Experience

Um programa diferente para se fazer na cidade é conhecer o processo de fabricação da famosa bebida escocesa: o whisky! A Scotch Whisky Experience permite que o visitante aprenda o passo a passo de como é a elaboração do whisky, além de degustar uma seleção da bebida ao final.

O tour leva cerca de uma hora! Inicialmente, a bordo de um barril que desliza em um trilho, o visitante assiste a um filme sobre a produção do whisky. Após, há uma sala onde é falado sobre as regiões produtoras de whisky na Escócia. Por fim, há ainda a degustação da bebida, em uma sala onde se encontra uma grandiosa coleção de whisky. 

A duração do tour varia de acordo com o tipo de ingresso adquirido. O tour mais rápido leva cerca de 50 minutos.

Tartan Weaving Mill

Em frente ao Scotch Whisky Experience fica o Tartan Weaving Mill. Do lado de fora parece apenas mais uma lojinha de souvenires, mas não se engane! O local, que fica em um prédio de 5 andares bem amplos, é uma mistura de fábrica, museu, loja de artesanato e, claro, souvenires!

É um local interessante, pois mostra bastante da cultura escocesa e dos seus kilts, as famosas “saias” escocesas. A vestimenta é muito mais do que um simples traje, e há centenas de anos ela é utilizada para distinguir um clã do outro! A distinção é feita através do tartan, que é o padrão quadriculado (xadrez) da estampa. Assim, cada clã tem um tartan diferente! Legal, não?

Na Tartan Weaving Mill é possível ver como se dá o processo de fabricação dos kilts e também experimentar e comprar um. Ainda, se você quiser, pode tirar fotos com o traje típico – claro, que para isso você terá de desembolsar algumas libras!

O local fica aberto diariamente, das 9h às 17h30 e a entrada é gratuita!

Edimburgo

The Royal Bank of Scotland

Quando tirei essa foto meu irmão riu e me perguntou : Você vai tirar foto até do banco? Eu simplesmente respondi que se o banco é bonito vale a pena não é?

Na verdade esse prédio é histórico e é chamado de Dundas House, é como se fosse o “banco central” da RBS que é o The Royal Bank of Scotland que funciona nesse prédio desde 1821. O RBS é um dos bancos escoceses autorizados a fabricar notas escocesas.

Onde ficar em Edimburgo

Edimburgo é uma cidade agradável de se andar, mas no inverno pode ser um tanto fria então ficar bem localizado é bem importante, para não precisar andar muito com temperaturas congelantes.

Um hotel que eu fiquei e recomendo é o Grassmarket Hotel, um hotel moderninho e com preços ok, e uma localização maravilhosa bem no centro de Edimburgo. Outros hotéis que eu recomendo :

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Edimburgo

Passeios na Escócia

Existem vários passeios de um dia para se fazer na Escócia, mas sem dúvidas um dos mais populares é o passeio para o Lago Ness. Não tenho certeza se você vai ver o monstro por lá, mas sem dúvidas vai adorar conhecer um pouco mais da Escócia.

Dá para combinar uma ida a Edimburgo e aproveitar para conhecer Glasgow, que é a maior cidade da Escócia, e fica perto de Edimburgo.

o que comer na escócia

O que comer em Edimburgo

A gastronomia costuma ser parte importante das viagens, já que ela também conta muito da cultura e dos costumes do local, não é? Assim, separamos algumas dicas de pratos típicos ou bastante comuns na região, confira.

Pratos com salmão

A Escócia (assim como a Noruega e a Dinamarca) é uma das maiores produtoras de salmão da Europa. Assim, sugerimos que você prove o autêntico salmão escocês. Há diversos pratos e uma grande variação na forma de preparar o peixe nos restaurantes de Edimburgo, escolha um e aproveite!

foto : Shutterstock por stockcreations

Haggis

Esse prato é um pouco polêmico para muitos turistas. Isso porque trata-se de um prato feito de miúdos do carneiro (coração, rins e pulmões), que são temperados com cebola, aveia e especiarias e, originariamente, é cozido dentro do bucho do carneiro!

Atualmente o Haggis possui diversas variações e acompanhamentos, mas os acompanhamentos mais tradicionais são o purê de batatas e o purê de nabo.

Scottish Eggs

Outro prato famoso por lá é o Scotish Egg, que nada mais é do que um ovo envolto em carne de salsicha, empanado e depois frito. No Brasil nós chamamos isso de “bolovo”, né? Ele é muito mais gostoso do que parece, eu tinha receio de provar mas qdo experimentei, aprovei.

Angus beef

O Angus Beef é uma deliciosa carne produzida no norte da Escócia. É bastante comum os restaurantes terem no cardápio opções de pratos com o Aberdeen Angus ou o Red Angus. Obviamente não é uma carne barata, mas costuma valer o preço pago!

Como chegar em Edimburgo

easyjet

Avião

Edimburgo possui um aeroporto de tamanho médio. Além de voos para as principais cidades europeias, possui ainda voo para Nova York pela Delta, para Pequim com a Hainan Airlines, e para Doha com a Qatar.

Entre as companhias aéreas low cost europeias, podemos ver muitos voos da Ryanair, da Easyjet, e de outras menos conhecidas como é o caso da Jet2.

trem na inglaterra

Trem

Se você já estiver na Inglaterra ou na Escócia, pode também escolher viajar de trem para chegar em Edimburgo. Há trens que saem de Londres para Edimburgo, mas também há trens que saem de cidades como Birmingham, Bristol, Leeds e outras cidades.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.