O que Fazer em Cracóvia e o que Visitar

o que fazer em cracóvia
foto : Shutterstock por TTstudio

Você deve estar se perguntando se tem muito o que fazer em Cracóvia, pois saiba que ela foi a capital da Polônia até o século 16, e hoje ainda é a segunda maior cidade do país, e a mais visitada pelos turistas.

E, por já ter sido capital, você pode imaginar a quantidade de atrações de Cracóvia que atraem turistas de todo mundo!

Além de ser uma cidade grande, dos quase 820 mil habitantes, quase 270 mil são estudantes. Por isso, a vida noturna em Cracóvia é bem agitada. Muitos estudantes estrangeiros que vão fazer intercâmbio na cidade.

Cracóvia é uma das cidades europeias mais bonitas, e possui alguns dos pontos turísticos mais interessantes no mundo.

Um dos motivos pelos quais é tão visitada também é por ficar bem próxima de Auschwitz. Felizmente, ela foi preservada durante a Segunda Guerra Mundial, e a maior parte de suas construções ficaram intactas.

E então, ficou a fim de conhecer um pouco mais sobre Cracóvia? Embarque comigo em uma viagem para lá e conheça abaixo algumas das principais atrações turísticas de Cracóvia!

Leia também :

mapa cracóvia
foto : Shutterstock por chrupka

Onde fica Cracóvia

Cracóvia fica no sul da Polônia, distante uns 300 km da capital Varsóvia. A maior vantagem da localização de Cracóvia, é que ela fica perto da fronteira de países como Eslováquia, República Tcheca e Ucrânia.

o que fazer em cracóvia
fotoShutterstock por Patryk Kosmider

Praça Central

A Praça Central é a mais importante e maior praça da Polônia. Se um dia você estiver lá e ouvir o nome Rynek Glówny, saiba que estão se referindo sobre essa praça!

Ela começou a ser construída no século XIII, e nela estão localizados alguns dos mais importantes pontos turísticos da cidade.

A atração mais importante da praça é a Basílica St. Mary. Ela começou a ser construída no início de 1.100 d.C., e passou por algumas reformas cerca de 200 anos depois.

Se você reparar, as duas torres da igreja não possuem o mesmo tamanho. Existe uma lenda em Cracóvia que explica porque uma é menor do que a outra.

Na época em que estava sendo construída, dois irmãos arquitetos foram contratados para construir a basílica.

O irmão mais novo tinha sido ensinado pelo mais velho, e como era um arquiteto melhor, começou a construir uma torre mais esbelta.

O irmão mais velho ficou com inveja e assassinou o irmão mais novo com uma faca, jogando o corpo no Rio Vístula.

No dia da entrega das torres para a cidade, o irmão mais velho já não podia conviver com a culpa, e depois de confessar o assassinato, se jogou da torre.

Se essa lenda é verdadeira ou não, ninguém sabe. Mas dizem que a faca que está pendurada na porta do Mercado Municipal é a que foi usada no crime!

Collegium Maius
foto: Shutterstock por eFesenko

Collegium Maius

O Collegium Maius é o mais importante da Cracóvia, e faz parte de um complexo que pertence à antiga Universidade de Cracóvia. 

A sua construção começou no século XV, e um dos alunos mais ilustres que a universidade teve foi Nicolau Copérnico.

Hoje em dia a universidade não fica mais lá, mas o prédio foi utilizado para sediar o Museu da Universidade Jagellonia. Neste museu, você poderá encontrar muitos objetos e instrumentos de estudos de áreas distintas, que vão desde astronomia à química e biologia.

O museu é um pouco grande e há muita coisa para ver por lá. Por isso, é bom separar algumas horas para visitá-lo.

Se você não quiser entrar no museu, vale a pena de qualquer forma conhecer o pátio do colégio, que por si só já é uma bela atração!

Castelo Wawel

Das atrações turísticas de Cracóvia, você não pode deixar de conhecer o Castelo Wawel, localizado próximo ao Rio Vístula. Este castelo é uma das construções mais importantes da antiga capital da Polônia.

Muitos anos atrás, quando ele começou a ser construído, o intuito era que servisse de moradia para os reis da capital. Anos depois ele foi passando por reformas e novas construções que foram sendo agregadas ao castelo.

De um estilo gótico, passou a representar o estilo renascentista. Dentro do castelo há vários museus importantes para a cidade, e se você tiver um tempo, vale muito a pena visitá-los.

Ao lado do castelo fica outra atração bem conhecida, o Dragão de Wawel. A cada 5 minutos, essa estátua solta fogo pela boca e fica bem próxima da gruta do castelo.

Essa estátua também faz parte de uma das principais lendas da cidade. Nesta lenda, um dragão que dormia próximo à gruta estava devorando todas as pessoas e animais que passassem perto da gruta.

Então, o rei Krak decidiu que aquele que conseguisse matar o dragão, se casaria com a sua filha e ganharia metade do reino.

Muitas pessoas tentarão, mas em vão. Até que um sapateiro teve a ideia de matar um carneiro e recheá-lo com enxofre. Ele foi colocado na porta da gruta, e durante a noite o dragão devorou o bicho.

Mas sentiu tanta sede que quase secou o rio, e por isso acabou explodindo. Ele ganhou a mão da princesa e metade do reino.

Ulica Grodzka

Se você quer visitar uma das principais atrações de Cracóvia, não deixe de conhecer a Ulica Grodzka, a rua mais importante da antiga capital polonesa.

Essa rua foi muito utilizada pelo comércio anos atrás. Hoje em dia, ela liga dois dos mais importantes pontos turísticos da cidade: a praça central e o castelo de Wawel.

Ao longo da rua, você encontrará também a Igreja de Santo André, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade.

Ela foi construída no século XI d.C., com o intuito de servir de fortaleza na época para proteger a cidade contra os ataques inimigos.

Kazimierz, o bairro judaico
foto: Shutterstock por Agnes Kantaruk

Kazimierz, o bairro judaico

Apesar de a Cracóvia não ter sofrido muito com os ataques da Segunda Guerra Mundial, alguns pontos da cidade foram devastados, como o bairro Kazimierz. Se estiver em dúvida sobre o que fazer em Cracóvia, vá para lá!

Durante muito tempo ele ficou abandonado, e só depois que algumas cenas do filme A Lista de Schindler foram gravadas, que a cidade começou a reconstruir o bairro.

Ele acabou ficando tão famoso por conta das gravações que acabou se tornando um importante ponto turístico da cidade.

Hoje, a vida noturna é bem ativa na região. Quem quer curtir uma festa em uma casa noturna, apreciar uma boa vodka ou então conhecer algumas das melhores cervejarias, deve dar uma passadinha por esse bairro.

museu schindler
foto: Shutterstock por agsaz

Museu Oskar Schindler

Após as gravações do filme A Lista de Schindler, Oskar e sua fábrica foram conhecidas pelo mundo inteiro.

Foi nesta fábrica onde milhares de vidas foram salvas por Oskar Schindler, que deu emprego a muitas pessoas que teriam como destino a morte. 

Hoje em dia, a fábrica abriga um grande museu que conta toda a história de Cracóvia quando foi dominada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

A história toda se passa desde esse período de ocupação até quando ela foi libertada, que coincide com a época em que o país adotou o modelo político do comunismo.

Através de cenários montados, áudios e fotos, as pessoas são transportadas do museu para a época da guerra. Vale muito a pena conhecer o museu!

o que fazer em cracóvia
foto: Shutterstock por Pixeljoy

Forte de São Benedito

Outro ponto turístico muito interessante que você deve conhecer em Cracóvia é o Forte de São Benedito. Ele começou a ser construído no início de 1800, e dois séculos depois houve uma tentativa de transformá-lo em apartamentos de luxo.

Como ninguém se interessou pelo empreendimento, o forte ficou abandonado até hoje.

A construção da fortaleza é muito bonita, e vale a pena separar uma tarde para conhecer o Forte de São Benedito!

barbacã cracóvia
foto: Shutterstock por Liya_Blumesser

Barbacã de Cracóvia

Barbacã faz parte de uma das torres que eram utilizadas para evitar o ataque de inimigos à cidade alguns séculos atrás. Ela foi construída em formato circular, e naquela época protegia o Portão de São Floriano.

Para chegar até a torre, basta pegar uma das principais ruas que saem da Praça do Mercado, a Rua Florianska. Seguindo sempre pela mesma direção, você chegará à torre.

E ao chegar na torre, seguindo para o lado contrário chegará ao Castelo de Wawel!

bares em paris

Pub Crawl

Cracóvia é uma cidade conhecida por ter muitos estudantes, muito são estrangeiros e a noite é bem animada! Pub crawl é sempre uma ideia interessante para conhecer gente nova, e como a Polônia tem uma tradição de vodka, você pode experimentar vodkas também.

onde ficar em cracóvia

Onde ficar em Cracóvia

Cracóvia é uma cidade que ainda é barata. Mesmo os preços subindo nos últimos anos, você ainda encontra onde ficar em Cracóvia por um preço bem melhor que em outras cidades da Europa.

Eu fiquei no Campanille Krakow que tem uma localização perfeita! Ele fica dentro do centro histórico de Cracóvia, e você pode caminhar para praticamente todos os lugares se ficar lá.

Outros lugares que eu recomendo :

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagens em Cracóvia

Booking.com

Quantos dias ficar em Cracóvia

Dois dias inteiros em Cracóvia dá para visitar bastante coisa! Mas como Cracóvia tem muita possibilidade de passeios, e muitos dos passeios são imperdíveis, você pode adicionar um dia a mais para cada passeio.

Cinco dias em Cracóvia por exemplo não é muito, uma vez que tem muitos passeios para se fazer nos arredores da cidade.

Passeios perto de Cracóvia

Cracóvia é a cidade base para quem quer conhecer Auschwitz e as minas de sal de Wieliczka e a fábrica de Schindler. Há vários passeios e excursões nos arredores de Cracóvia.

Roteiro de viagem incluindo Cracóvia

Cracóvia fica bem no centro da Europa Central. É um caminho quase que natural para vários países da região, e tem vários roteiros de Europa Central e Europa do Leste incluindo Cracóvia.

Existe um sem fim de possibilidades, desde Dresden – Praga – Cracóvia, ao famoso Praga – Budapeste – Cracóvia. Cracóvia fica numa posição ótima para conhecer os países vizinhos, e tem uma boa rede de transporte.

varsóvia

Outra excelente ideia é fazer um roteiro de viagem pela Polônia, incluindo Katowice, Poznan, Lodz, Varsóvia, Lublin e Gdansk. Ou ainda esticar para Viena e Bratislava.

Kosice na Eslováquia também fica perto, ou ainda Brno e Ostrava na República Tcheca, e Lviv na Ucrânia. Mesmo Kiev por exemplo, está a menos de 500 km de Cracóvia e combina para encaixar no roteiro de viagem.

clima cracovia
foto : https://pt.climate-data.org

Melhor época para visitar Cracóvia

Cracóvia é uma cidade fria no inverno, com temperaturas negativas e muita neve. Se você não tem experiência com o inverno europeu, recomendo que visite Cracóvia num tempo mais clemente.

Apesar de junho, julho e agosto serem os meses mais quentes do ano, são também os mais chuvosos. Eu fui em setembro e já estava começando a esfriar (usei um casaco leve e bota) mas não choveu dia nenhum.

ryanair

Como chegar em Cracóvia

Avião

O aeroporto de Cracóvia é o segundo maior aeroporto do país. Apesar da LOT ser a empresa nacional, é a Ryanair que tem a maior quantidade de voos para Cracóvia, incluindo voos saindo de Lisboa e do Porto.

Trem

Como eu disse, Cracóvia é um ponto importante entre as rotas da Europa Central e do Leste, e há muitos trens que passam por Cracóvia para os países vizinhos, inclusive trens noturnos.

Tem trem noturno para Berlim, trem para Viena, para Praga e até mesmo para Moscou, se depois de Cracóvia você quiser continuar sua viagem de trem, não terá nenhum problema!

compras polonia

Compras em Cracóvia

Compras na Polônia é bem mais em conta que nos outros países europeus. A Polônia ainda é um país mais barato em relação aos outros países.

O melhor lugar para quem quer fazer compras em Cracóvia é sem dúvidas a Galeria Krakowska, que fica colada com a estação de trem, e é o maior shopping de Cracóvia. Se você quiser comprar cosméticos, dê uma olhada na Inglot, marca local.

Dicas práticas sobre Cracóvia

Lembrando também que o dinheiro oficial da Polônia não é o Euro, e sim o Zloty. Portanto, ao levar euros, troque-os em alguma casa de câmbio em Cracóvia ou em Varsóvia, caso decida visitar a capital!

Vale lembrar que na Polônia o idioma oficial é o polonês, mas nos principais pontos turísticos, sempre tem alguém que fala inglês. Mesmo assim é bom aprender o básico para não passar por apuros ao chegar na cidade.

A Polônia é um país bem seguro, mas mesmo assim, como em qualquer lugar, há criminalidade (por menor que seja). Por isso, é importante ficar atento quando estiver por lá.

Cracóvia é barata?

Sim! Em relação aos países da Europa Ocidental (França, Espanha etc..) a Polônia, e mais especificamente Cracóvia, é bem mais barata.

Qual a distância entre Cracóvia e Varsóvia?

300 km separam Cracóvia da capital Varsóvia. Dá para ir de Varsóvia para Cracóvia de trem tranquilamente.

Como faço para ir para Auschwitz saindo de Cracóvia

A melhor maneira de visitar Auschwitz é reservando um passeio. Ir por conta própria é complicado, e sem guia você vai perder o principal, que é a história do lugar.

Onde ficar em Cracóvia?

A melhor opção sempre vai ser no centro da cidade. Eu me hospedei no Campanille Krakow que tem uma localização perfeita! Clique aqui para ver outras hospedagens em Cracóvia.

Como ir de Varsóvia para Cracóvia

Trem é a melhor maneira, há pelo menos uma dezena de trens que fazem essa rota todos os dias.

E então, você gostou de conhecer mais sobre a antiga capital polonesa e descobrir o que fazer em Cracóvia?

Então, deixe o seu comentário abaixo, e caso já tenha viajado para lá, conte para nós a sua experiência!

Não se esqueça também de compartilhar esse post em suas redes sociais e com outras pessoas que estejam planejando viajar para lá!

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

7 COMENTÁRIOS

    • Marta

      Não comentei aqui pq já havia comentado no post sobre Varsóvia, a Polônia é o país mais barato que já fui, tudo é em média 40-50% mais barato. A única atração que paguei foi para ir a Auschwitz que foi uma média de 30 euros e neste valor estava incluído transporte e a guia local, mesmo em Varsóvia no dia que fui no palácio dei sorte de ir num domingo, dia que a visita é gratuita

  1. Adorei o poste! A Vista da igreja e linda. Porem nunca tinha subido uma escada tao longa na minha vida. Paulinha vc foi em um castelo la? Agora nao lembro o nome. O que tem uma gruta de um dragao. Super interessante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.