O que Fazer em Bruxelas e o que Visitar

foto : Shutterstock por S-F

Que tal conhecer a capital da União Europeia? Bruxelas é considerada a maior área urbanizada de toda a Bélgica, englobando 19 comunas, entre elas a cidade de Bruxelas, capital da Bélgica. Nessa capital estão as sedes do Parlamento Europeu e também da Otan.

Nesse artigo vamos dar algumas dicas bem legais sobre o que fazer em Bruxelas. Criamos um guia completo sobre as atrações imperdíveis da cidade, para uma visita de curta, média e até mesmo longa duração.

O que fazer em Bruxelas

Agora chegamos a uma das partes mais gostosas desse artigo: o que fazer em Bruxelas. Separamos uma lista com as melhores atrações da cidade. São opções para todos os gostos e estilos de viagem. Antes de montar o seu roteiro, vale a pena dar uma conferida nas nossas dicas.

foto : Shutterstock por Koverninska Olga

Grand Place

A Grande Place foi construída a partir do século XV, com arquitetura um pouco mais moderna, que lembra as construções do século XVII. Em razão da sua importância para a história da humanidade, foi declarada patrimônio pela Unesco. 

Na região da praça os visitantes podem encontrar os principais museus da cidade, como o Museu da Cidade de Bruxelas. Ele está dentro do Maison du Roi, prédio que abriga várias obras de arte, como é o caso do famoso Manneken-Pis original, ou homem fazendo xixi, como é mais conhecido.

Para os amantes da cerveja, existe um museu na Grande Place que é dedicado a essa bebida. Ao visita-lo é possível conhecer um pouco mais sobre as origens da cerveja, algo que é marca da cultura belga. No café do museu são servidas algumas variedades da bebida. 

manneken pis

Manneken-pis

Já que estamos falando sobre o que fazer em Bruxelas, essa escultura não poderia ficar de fora. Você com certeza já viu essa obra em algum lugar enquanto navegava pela internet. Estamos falando do Manneken-pis.

O tamanho da escultura, pessoalmente, pode acabar decepcionando muitos visitantes. Nas fotos a escultura pode parecer muito maior e mais atrativa do que realmente é. Mas nem por isso ela perde o seu charme e simbolismo.

Essa obra de arte pode ser encontrada bem pertinho da Grand Place e o que não faltam são turistas na proximidade, contemplando a obra original é que famosa em todos os cantos do mundo. 

Quem compra o ingresso para entrar no museu da Cidade de Bruxelas, além de poder comtemplar de perto o Manneken-pis, tem direito a entrar no museu “guarda-roupas”, onde estão as mais de 900 peças usadas pela escultura. 

Mas elas só são usadas – pela escultura, claro – em dias festivos. Nos demais, ele permanece nu. Se você estiver com sorte, a escultura estará personalizada durante a sua estadia na cidade de Bruxelas.

centro de bruxelas

Galeries Saint Hubert

Uma galeria bem linda que fica perto da Grand Place e tem uma variedade de lojas de luxo e alguns dos melhores chocolates artesanais de Bruxelas. Lá dentro fica também uma filia do Le Pain Quotidien que aproveitei para ir várias vezes durante minha estadia em Bruxelas.

cerveja belga

Delirium Café

Se você é amante de cerveja e quer saber o que fazer em Bruxelas além de conhecer mais sobre essa bebida nos museus, não pode deixar de conhecer o Delirium Café. As melhores cervejas do país estão por lá. 

E opões não faltam para os visitantes: são mais de 200 páginas no menu – o que garantiu uma classificação no Guiness Book. Por isso a visita é recomendada. E se você não conhece muito sobre cafés, poderá contar com o suporte de algum dos funcionários. Eles entendem tudo sobre a bebida.

mont des arts

Mont des Arts 

Para ter uma visão privilegiada da cidade de Bruxelas, nada melhor do que subir até o topo do Mont des Arts. O ponto é tradicional entre os turistas, sendo palco de algumas boas opções em museus. 

Essa é a porta de entrada para o antigo centro da cidade. Apesar de não ser um dos pontos mais badalados para turistas, possui atrativos, como um jardim bem preservado, prédios bem legais e, claro, uma linda vista da cidade.

Place de St. Catherine

Nessa praça está a primeira capela da cidade teve sua fundação no ano de 1200. No entanto, com as reformas posteriores, a construção atual é datada como pertencente ao ano de 1854. Conserva o estilo gótico e renascentista. 

Do lado de fora, a praça abriga diversas opções em restaurantes tradicionais, especializados em peixes e mariscos. No passado era grande a movimentação de barcos de pesca no local, que era conhecido como um importante mercado de peixes.

o que fazer em bruxelas

Parc du Cinquatenaire 

Esse parque é importante para a história da Bélgica. Foi construído como forma de comemoração ao 50º aniversário de independência do país, no ano de 1880. Conta com uma vasta área verde preservada, além de jardins, esculturas e obras como o Arco do Triunfo.

Os visitantes, além de aproveitar as belezas do parque, podem conhecer os museus locais, como o Musée Royal de l’Armée et d’Histoire Militaire (Museu da História Militar). Os amantes de carros podem dar uma passadinha no Autoworld, que conta com mais de 250 unidades de veículos em exposição.

atomiun

Atomium 

O Atomium é uma estrutura que impressiona, por fora e por dentro. A obra foi construída no ano de 1958, para uma exposição em Bruxelas. Conta com 103 metros de altura e nove esferas gigantes, ligadas por hastes de metal inoxidável. 

Essas esferas, em sua ligação, representam um átomo de ferro, ampliado na proporção de 165 milhões de vezes. A obra, que deveria ser temporária, acabou se tornando um dos símbolos e pontos turísticos da cidade.

O turista pode observar por fora e também por dentro. A vista fornecida pelo sétimo andar é incrível. Para chegar até lá, só de elevador, após passar por um detector de metais, como procedimento de segurança. Restaurantes e cafés podem ser encontrados dentro da estrutura.

mini europe
foto : Shutterstock por Ingus Kruklitis

Mini Europe 

Se você quer saber o que fazer em Bruxelas com crianças, temos uma dica especial. Bem perto do Atomium é possível encontrar atrações bem legais para os pequenos. Entre elas estão o Planetário e o parque Mini Europe, onde estão expostas várias miniaturas de construções europeias famosas, como a Torre Eiffel.

o que fazer em bruxelas
foto : Shutterstock por Werner Lerooy

Elevador Marollen-Poelaert

Um dos passeios preferidos pelos visitantes é o Elevador Marollen-Poelaert. Ele é panorâmico, permitindo uma vista completa da cidade. Nos dias mais claros é possível contemplar o Atomium e outros pontos da cidade, bem do alto.

Durante o pôr do sol o elevador se torna ainda mais atrativo. Muitos visitantes levam comidinhas e vinhos para passar o momento da melhor maneira possível. E para melhorar ainda mais, a entrada no elevador é gratuita.

o que fazer em bruxelas
foto : Shutterstock por artjazz

Parc de Bruxelles

Temos uma dica sobre o que fazer em Bruxelas quando você quiser dar um tempo e relaxar. O Parc de Bruxelles é um excelente espaço para tomar ar puro e descansar um pouco. No passado, esse espaço era usado pela realeza para a caça esportiva. Agora os visitantes e moradores aproveitam o verde do parque para passear.

Prontinho, agora você já tem diversas opções sobre o que fazer em Bruxelas. Pronto para montar o seu roteiro de viagem? Lembre-se de programar os seus passeios para não perder nada durante a sua estadia.

tintin em bruxelas

A Bruxelas de Tintin

A Bélgica é um centro importante de quadrinhos, com quadrinhos como Tintin e Smurfs que foram criados lá. Em Bruxelas você pode encontrar street art e painéis gigantescos de Tintin em vários pontos da cidade. Existe até um Rota do Tintin para quem quer conhecer mais.

onde ficar em bruxelas

Onde ficar em Bruxelas

Já estive em Bruxelas várias vezes, inclusive eu tenho um post com dicas de hotéis em Bruxelas. Se você puder, recomendo sempre o centro de Bruxelas para quem vai a cidade pela primeira vez. Na minha última vez fiquei no Alma Grand Place, que é quase colado na Grand Place.

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Bruxelas

Cidades perto de Bruxelas para conhecer

Bruxelas é um

Transporte em Bruxelas

Dá para visitar boa parte de Bruxelas a pé, o centro é plano e bem fácil de andar, e várias das principais atrações estão numa distância que dá para ir a pé.

Para as atrações mais distantes, você pode pegar o metrô de Bruxelas que é prático, rápido e eficiente. São quatro linhas que levam você a todos os pontos de Bruxelas. O bilhete unitário custa 2,10 € e o de 24h custa 7,50 €.

trem bruxelas

Como chegar em Bruxelas

Uma das perguntas mais frequentes dos turistas diz respeito ao deslocamento até Bruxelas. Existem algumas boas opções de transporte, que incluem o avião e o ônibus. Abaixo avaliamos cada um dos meios de transportes, para depois falarmos sobre o que fazer em Bruxelas quando chegar lá.

Avião

Uma das formas mais simples de chegar em Bruxelas é de avião. Existem voos todos os dias, que fazem conexões em cidades do continente europeu. Os visitantes podem sair a partir das principais cidades do Brasil.

Quem vai visitar Bruxelas saindo diretamente da Europa ainda pode contar com os preços promocionais praticados por companhias de baixo custo – low cost. Além de ser mais rápido, a viagem pode sair ainda mais em conta.

O aeroporto da cidade está bem pertinho do centro, sendo uma distância de aproximadamente 15 quilômetros. Do aeroporto até a cidade os turistas podem se deslocar em táxi, ônibus e carro particular. 

trem pra bruxelas

Trem

Assim como diversas outras cidades, Bruxelas está atendida pelo serviço de trens, que permite o deslocamento dentro do continente. Dá para chegar facilmente de trem saindo de Paris para Bruxelas, ou ainda trem de Londres para Bruxelas, além da possibilidade de chegar por outras cidades.

A Estação Central fica bem no centro da cidade, tornando-se uma ótima opção para os visitantes. Quem escolhe chegar de trem tem a facilidade de já desembarcar em um ponto estratégico, perto da Grand Place. Já a Estação Midi, é a estação dos trens que vem de Paris, de Londres e de outras grandes cidades.

Outro destaque para esse meio de transporte é a velocidade e variedade de horários. Os visitantes podem ir para a estação sem muita antecedência, tendo em vista as partidas frequentes. A viagem é bastante segura e ainda permite contemplar a paisagem ao longo do caminho.

flixbus

Ônibus

Uma das opções de transporte mais econômicas para chegar até Bruxelas é de ônibus. Existem companhias que fazem a conexão a partir de diversas cidades da Europa, por um valor consideravelmente baixo. O tempo de viagem, no entanto, pode ser elevado. 

A Flixbus tem ônibus saindo várias cidades da Europa. No entanto, só acho que valha a pena se você estiver numa distância curta ou no máximo média. Eu fui de Lille para Bruxelas de Flixbus, e durou 1:30h a viagem.

Carro

Chegar e se locomover em Bruxelas de carro é uma possibilidade, muito embora não seja recomendada. A cidade é atendida por várias estradas, em bom estado de conservação e com boa sinalização. 

No entanto, estacionamentos locais podem custar bem caro para o turista. O transito, por sua vez, pode ser um pouco complicado. Por isso, quem deseja fazer o deslocamento de carro deve pensar um pouco antes de tomar a decisão.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

12 COMENTÁRIOS

  1. Também não acho Bruxelas uma dessas cidades “imperdíveis”, mas gostei de passar um final de semana por lá. Em termos de “monumentos”, realmente não se compara com Paris ou Londres, fazer o quê… A gente se acostumou com o “top” !

  2. Tambem eh bom dar dicas de albergues, muitas pessoas como vc so ficam em albergues! 😉 aproveita pra dizer quais vc ficou, se gostou, se indica… As fotos vc pode pegar do proprio site do abergue! 😉 fica a dica pra postar! Bjus.

  3. Mas que pena que vc ficou com trauma. Eu não cheguei a ir à Bruxelas, mas gostei muito do que eu vi da Bélgica (mais de Mechelen), uma pena mesmo que aconteceu à sua mala. Espero que vc supere esse trauma e consiga desfrutar mais da cidade numa próxima oportunidade.

    Mas valeu pelas fotos e pelo post!

    Kisu!

  4. Eu ainda não conheço Bruxelas. Quando fui pra Bélgica, fui direto para Bruges! Mas pra falar a verdade tenho vontade de conhecer, acho que uns dois dias lá devem ser legais. Algumas das coisas que você listou do que fazer em Bruxelas eu ainda não conhecia. Fiquei ainda mais interessada 🙂

  5. Bruxelas é umas das minhas cidades favoritas na Europa inteira! Não só porque tem um monte de coisa pra fazer, mas principalmente pelas cervejas e pelo chocolate kkkk amo demais!

  6. Que lugar dos sonhos. Amei seu artigo sobre o que fazer em Bruxelas e o que visitar. Pode ter certeza que iremos seguir todas as dicas e conhecer tudo que foi mencionado aqui.
    Ainda temos muito a explorar, na Europa fomos somente na Itália, mas depois de tudo isso já queremos Bruxelas. Obrigado por inspirar pessoas a conhecer lugares nesse mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.