Creperia La Petite Bretagne

Última atualização

Essa semana um amigo querido de Paris, e meu conterrâneo me disse que estava passeando pelo meu ex bairro em Paris, e me pediu a sugestão de um lugar para jantar, eu sugeri uma creperia fofíssima perto de onde eu morava. Me bateu uma saudade de Paris e de comer crepe…

Falei com Chéri que queria comer crepe, e fui procurar uma creperia pelas redondezas, achei uma mas era uma rede de creperias, e achei inglesas demais, se é pra comer crepe que seja bem feito, e num restaurante francês, oras! 



Bretagne (ou Bretanha para nós) é a região francesa conhecida pelos crepes, uma coisa que nem todo mundo sabe é que crepe, tal qual conhecemos é obrigatoriamente doce, as salgadas são chamadas de galette e são feitas com uma farinha escura, que é chamado em português de trigo mourisco ou trigo sarraceno. Achei legal o pequeno trocadilho do nome da creperia  La Petite Bretagne (a pequena Bretanha) em oposição a Grã-Bretanha.


creperia la petite bretagne

 

creperia la petite bretagne

 Além dos crepes tradicionais vendidos a unidade, é possível escolher um menu de crepe salgado + crepe doce e uma bebida, sempre termino escolhendo esse menu porquê fica bem em conta, já que de qualquer maneira terminaria pegando um crepe doce de sobremesa e uma bebida.

creperia la petite bretagne


Tradicionalmente se bebe sidra cereser com crepes, a sidra vem tambem da mesma região, a Bretanha. É bem comum as creperias terem uma variedade grande de sidra e de outras iguarias tipicamente bretãs.

creperia la petite bretagne

 

Eu escolhi crepe galette complète : Presunto, queijo e ovo que é o tipo de crepe mais tradicional. Quase sempre vem acompanhado por uma saladinha e por mais que pareça pequeno, um crepe é suficiente para uma refeição, principalmente os que vem bem recheados.

creperia la petite bretagne


Como sobremesa eu escolhi o meu sabor favorito de crepe : caramel au beurre salé que é um caramelo feito com manteiga salgada que é uma delícia, juntamente com um caramelo ofericido pelo restaurante.


O restaurante é muito pequeno, mas gostei bastante da decoração. Quando fui haviam apenas duas pessoas servindo a mesa, e como além de servir eles também preparavam crepes, houve um momento em que demorou um pouco, imagino que não seja um trabalho fácil servir mesas e ao mesmo tempo cozinhar, acho que o dono deveria colocar mais alguém para trabalhar lá apenas servindo.


Lá também é possível comprar crepes para levar pra casa (é um pouco mais barato) e também vende alguns produtos franceses, principalmente da região da Bretanha, doces, biscoitos, caramelos…a minha vontade foi de comprar tudo, mas me controlei e não levei nada.


Eles tem uma carta fidelidade, a cada crepe que você come, ganha um carimbo e quando você completa oito carimbos ganha 1 crepe grátis.

creperia la petite bretagne


Eu gostei, Chéri gostou, e com certeza iremos mais vezes. Creperia são sempre lugares onde a gente come bem, não é caro e a gente “viaja” durante o tempo de uma refeição, muito bom!


Site do restaurante aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.