Pouca gente conhece Londres fora da rota turística, mesmo a cidade sendo muito visitada. Londres recentemente bateu Paris como a cidade mais visitado do mundo, e eu sei que a maioria das pessoas consegue citar facilmente várias das atracões de Londres.
Muita gente visita Londres em 4-5 dias e consegue ver o básico da cidade, mas Londres é tão mais que isso! Londres é uma daquelas cidade que a gente nunca consegue conhecer tudo, porque além de grande, Londres fora da rota turística tem muita coisa para visitar, algumas que só com algum tempo morando a gente conhece.
Londres tem ótimos museus mais desconhecidos, e muitos lugares menos conhecidos que vale a pena conhecer. A Londres fora da rota turística tende a ser mais vazia, mais calma e arrisco a dizer que um pouco mais selvagem em alguns pontos.
O que conhecer em Londres fora da rota turística
Regent’s Canal
Nos dias de tempo bom, andar pela beira do canal é um excelente programa! O canal tem 14 km de extensão e corta uma parte das regiões Norte, Centro e Leste de Londres. A primeira vez que fiz caminhada pelo canal, eu conheci uma Londres um pouco mais diferente, mais bucólica, com tartarugas nadando e gente morando nos barcos.
Claro que nos finais de semana de sol, o canal costuma ficar cheio de gente passeando, mas ainda assim eu acho que vale a pena conhecer, e sempre indico para alguém que quer fazer um passeio diferente em Londres. Ao longo do canal há alguns bares e pubs, o que eu geralmente faço é almoçar num desses pubs e depois caminhar.
Museus
Geralmente os turistas que visitam Londres e escolhem ir a museus, sempre acabam indo mais ou menos nos mesmo museus : British Museum, V&A, Tate Modern, Museu de História Natural etc… São ótimos museus, mas justamente por estarem na rota mais turistona eles estão sempre lotados!
O que nem todo mundo sabe é que mesmo os museus menos turistões são ótimos e gratuitos, aliás se tem uma coisa que parece não ter fim em Londres são os bons museus, e eu até fiz um post com sugestões de 10 museus menos turistões em Londres tenho certeza que tem vários que você nunca visitou ou não conhecia.
Parques
Com os parques acontece mais ou menos a mesma coisa que com os museus, os turistas geralmente visitam o Hyde Park, Green Park, St James’s Park ou o Regent’s Park e Londres tem uma infinidade de parques menos conhecidos e ainda assim lindos.
Durante a primavera os parques ficam lindos, com a floração das cerejeiras eles ganham tons lindos de rosa e para mim é o momento mais bonito para visitar os parques, mas tem também o outono e suas cores que deixam os parques de Londres lindos.
Leadenhall Market
Se você assistiu ou é fã de Harry Potter, você vai reconhecer esse lugar. O Beco Diagonal do filme de Harry Potter é na verdade o Leadenhall Market, um antigo mercado que fica no centro financeiro de Londres e mesmo que você não conheça o filme, vai achar o mercado lindo.
Durante a semana sempre tem movimento por ali, já que ao redor fica uma grande concentração de escritórios e de empresas, mas durante os finais de semana dá para ter o Leadenhall Market quase exclusivo para você. Eu fui num domingo e estava vazio, deu para tirar fotos, e passar alguns minutos admirando os tetos e as paredes lindas do lugar.
Leia também : Loja Lego em Londres, a maior loja Lego do mundo
Fazendinhas
Apesar de Londres ser uma das maiores metrópoles mundiais, é relativamente fácil achar fazendinhas urbanas pela cidade. É um passeio diferente e divertido para quem vai a Londres com crianças porquê elas amam!
Algumas ficam relativamente próximas do centro, como é o caso da Fazendinha de Stepney Green, outras ficam em bairros um pouco mais distantes, mas ainda assim acessíveis em transporte público.
Loja Twinings
A loja da famosa marca de chá termina se revelando um passeio também, apesar de pequena a loja é charmosa e antiga (é do século 18!) e ainda tem um museu contando um pouco sobre a bebida preferida dos britânicos. Se você está procurando por lembrancinhas de Londres, chás e biscoitos podem ser uma boa ideia e na Twinings não faltam opções.
Leia também : Onde comprar chá em Londres
Broadway Market
Arrisco a dizer que esse é um dos lugares mais fora da rota turística desse post, é uma feirinha de comida que fica no Leste Londrino e que nos dias estivais costuma ter pequenos concertos e muita gente passeando, já que a feirinha fica próxima do Regent’s Canal.
Não acho assim um passeio imperdível, a menos que você esteja hospedado próximo ou que tenha um interesse particular em feiras de comida, mas acho o Broadway Market um desvio legal para fazer se você estiver passeando pelo canal ou estiver no leste de Londres.
Ham House
Uma mansão que apesar de não ser real, é bem bonita e fica praticamente nos subúrbios de Londres. A Ham House fica em Richmond, um bairro afastado de Londres mas ainda assim lindo, e na beira do Rio Tâmisa.
Ham House foi construída num ponto estratégico entre o Hampton Court Palace e o Kensington Palace, e apesar das ambições dos donos, nunca foi uma residência assim tão importante e passou pelas mãos de vários condes diferentes. Hoje ela é aberta a visitação, e dá para conhecer um pouco do seu passado.
Leia também : Palácios perto de Londres para conhecer
Bairros distantes : Uma Londres fora da rota turística
Londres fora da rota turística pode ser bem calma, e nos bairros mais afastados do centro as vezes a gente se sente quase como se tivesse numa cidade do interior. Dá para acreditar que esse rio aí é o mesmo Tâmisa cheio de turistas da região de Westminster?
Quem quer ver uma Londres diferente, deve ir em bairros mais distantes do centro, alguns são lindos e oferecem a oportunidade de ter um pouco mais de contato com os locais. Como nessa cidade há um pub em cada esquina, você vai, passeia nas ruas principais, e no final toma uma cerveja num pub, que tal? Eu já escrevi sobre Richmond e sobre Kingston, dois lugares afastados mas lindos para conhecer.
Brompton Cemetery
Não tem nada de mórbido nesse post! Apesar de ser um cemitério, o Brompton em alguns momentos parece mais um parque! Aliás é bem comum aqui na Europa as pessoas irem correr em cemitérios, porquê a maioria deles são quase como um parque, cheio de área verde.
O Brompton tanto parece um parque, que é administrado como um dos parques reais de Londres, tem grama, tem árvores e vários monumentos.
Claro que também tem tumbas, mas não dá aquele clima sombrio ou coisa do tipo, tem bancos, tem gente fazendo piquenique na grama, e tem uma das maiores concentrações de esquilos que já vi na cidade, e é um dos lugares que as pessoas dificilmente lembram quando falam de Londres fora da rota turística, mas é tão interessante que inclusive tem tours por lá.
Outros post de lugares em Londres fora da rota turística :
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Adorei as dicas “fora da rota” de Londres. Amo essa cidade!