Museu Cerralbo : A Melhor Surpresa de Madri

Museu Cerralbo : A Melhor Surpresa de Madri

museu cerralbo

Minha descoberta mais marcante de Madri foi com certeza o Museu Cerralbo, eu já tinha ido a Madri outra vez e fiz aquela visita básica da cidade, mas dessa segunda vez resolvi sair um pouco mais do esquema básico Plaza del Sol – Plaza Mayor e descobri outros lugares da capital espanhola, e sem dúvida alguma o lugar que mais me surpreendeu foi o Museu Cerralbo.

museu cerralbo

Quando eu entrei e dei de cara com esse salão eu só pensava no quanto o lugar era incrível, barato e pouco visitado, o museu Cerralbo é um palácio com uma coleção incrível, mas não sei porquê ele não é muito popular entre os turistas que visitam Madri.

museu cerralbo

O Museu Cerralbo é uma coleção de objetos que pertenceram ao Marquês de Cerralbo, que foi um famoso historiador e arqueólogo.

O palácio já foi construído com o objetivo de ser um museu, e o Marquês de Cerralbo e doou suas obras para o estado espanhol e assim o Museu Cerralbo pôde ser aberto ao público.

museu cerralbo

O palacete tem dois andares, e cada um dos andares tinha funções bem distintas, e até hoje é possível ver essa diferença : O térreo era onde acontecia a vida propriamente dita do palacete, onde estão os quartos, o escritório do marquês e cômodos usados na vida quotidiana.

O primeiro andar era o andar das festas e vida social, é onde encontramos salas e mais salas, sala de jantar, de estar, salão de jogos, e vários indícios de que eles tinham uma vida social movimentada, aliás já repararam que na televisão eles sempre mostram muitas festas que as pessoas ricas frequentavam?

museu cerralbo

museu cerralbo

Salão de Armas

Algumas salas fazem lembra o Wallace Collection pela riqueza de quadros e armaduras. O salão de inspiração medieval era o local de recepção e do ritual de beija-mão das festas do palácio. São diversas armaduras e armas numa sequência de salas e corredores, uma das maiores coleções da Espanha.

museu cerralbo

Quarto do Marquês de Cerralbo

O quarto do Marquês de Cerralbo é um quarto um tanto simples para alguém com esse título, não tem toda a opulência dos salões e das outras partes da casa, é um quarto com cama e móveis mais simples.

Além da cama e móveis, tem também objetos de higiene e beleza, como um kit de barbear um tanto retro, baldes e bacias que eram usados para higiene na época.

museu cerralbo

Salão de jogos

Lembram que falei que falei da função social do palacete? A gente pode ver isso no salão de jogos, onde uma mesa de bilhar gigante toma boa parte da sala. O bilhar era a diversão favorita dos cavalheiros no século XIX, era a maneira deles se divertirem após os jantares de negócios.

museu cerralbo

Engraçado que tudo nessa sala é feito com essa função, inclusive as cadeiras e poltronas um pouco mais adaptados aos jogos. Sim, esse era um jogo de xadrez meio gigante, com peças em mármore.

museu cerralbo

Essa é uma daquelas salas que a gente entra e nem sabe bem onde começar a olhar de tão incrível que é, parece um dos muitos castelos da França, mas fica no centro de Madri e tem um precinho maravilhoso. Outra coisa que eu gostei foi a coleção de quadros, na sua maioria franceses e espanhóis que estão por todo canto no museu.

museu cerralbo

Sala de jantar

Uma das peças principais da casa era a sala de jantar, onde grandes jantares e decisões eram tomadas, foi frequentada por políticos, autores e figuras importantes da época.

É daquelas salas cheias de coisa, muita porcelana, relógios e objetos de coleções, com uma importante coleção de pinturas naturalista europeia dos séculos XVII e XVIII.

museu cerralbo

Eu sei que o Museu Cerralbo tem também um jardim em estilo inglês, com um lago central e algumas estátuas, mas no dia que eu fui, o jardim estava excepcionalmente fechado por causa da chuva. Na verdade a pequena parte que eu pude ver, estava meio alagado e cheio de poças, então não pude visitar essa parte.

Informações práticas sobre o Museu Cerralbo

Horário de funcionamento : De terça a sábado, das 9:30 as 15h. Domingo das 10h as 15, fechado as segundas.

Transporte : Metrô Plaza de Espana ou Principe Pio

Preço : 3€

 

Outros posts sobre Madri

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *