Mesquitas em Istambul para Visitar

mesquita azul

As mesquitas de Istambul são uma das principais atrações da cidade. Se você quer saber como visitar as principais mesquitas de Istambul, saber se precisa usar alguma roupa especial, não deixe de ler esse artigo, vou contar tudo!

Eu sou suspeita para falar de Istambul porquê quem me conhece sabe do amor que tenho por essa cidade. Toda vez que vou a Istambul, eu sempre tento visitar mesquitas, eu acho a caligrafia árabe incrível além de adorar arte islâmica, então visitar as mesquitas de Istambul é sempre um prato cheio para mim.

Eu adoro visitar as mesquitas de Istambul, e tenho todo um ritual de visita em função do dia escolhido e da mesquita escolhida, já organizo as visitas junto com outras atrações que ficam nos arredores.

mesquitas de Istambul

Curiosamente, as mesquitas de Istambul não são muito visitadas (com exceção da Mesquita Azul) e eu suspeito que seja porquê as pessoas talvez não saibam que as mesquitas são abertas aos não-muçulmanos, basta estar vestindo a roupa certa (falo mais sobre isso no final do post) e ir no horário certo para visitar e você pode conhecer as mais lindas mesquitas de Istambul.

As Mesquitas de Istambul que eu mais gosto

10 Coisas para Fazer em Istambul

Mesquita Azul

É o ponto turístico mais visitado de Istambul, e uma das primeiras imagens que vem à nossa cabeça quando pensamos em Istambul. Seu apelido de Mesquita Azul vem da cor dos seus azulejos no interior, já que oficialmente ela se chama Mesquita do Sultão Ahmed.

Com seu estilo otomano clássico, a mesquita azul é a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes. Para quem não sabe os minaretes são essas “torres” e cada uma dessas torres tem um alto-falante que é por onde se pode ouvir o chamado para as orações nos horários de orações da religião islâmica.

10 Coisas para Fazer em Istambul

Um fato engraçado é que como ela foi construída com seis minaretes, o Sultão Ahmed pagou para que fosse acrescentado mais um minarete a mesquita principal da Meca que é o lugar mais sagrado do Islamismo e por esse motivo, precisa ter um diferencial.

A lenda conta que o sultão Ahmed pediu para que construíssem minaretes dourados (altın minareler em turco) mas o arquiteto na verdade entendeu seis minaretes (altı minare em turco) e no final o sultão teve que mandar um minarete a Meca.

mesquitas de Istambul

Mesquita de Suleymaniye

Das três maiores mesquitas que indico aqui nesse post, essa é a menos visitada das três mas também é a que tem o maior complexo de área externa e a mais difícil de ser visitada, já que fica no alto de uma colina e não exatamente perto de nenhum ponto de transporte público.

mesquitas de Istambul
mesquitas de Istambul

A mesquita de Suleymaniye é a maior das mesquitas de Istambul e tem um complexo enorme que inclui jardins e o mausoléu do sultão Suleymaniye, o Magnífico e sua esposa.

Visitar todo o complexo pode levar algumas horas, e como ela não é uma mesquita tão turística e com lojas ao redor, eu recomendo que vocês levem pelo menos uma garrafinha de água se for visitar durante a época mais quente em Istambul.

mesquitas de Istambul

Todas as vezes que eu fui ela estava assim, praticamente vazia e de turista além de mim era só umas três pessoas. Na última vez que fui, encontrei com a guia de lá que foi extremamente simpática e me indicou vários folhetos sobre a mesquita e alguns livrinhos sobre religião que são grátis para os visitantes.

mesquitas de Istambul

Vista da Mesquita de Suleyman

Istambul é uma cidade com muitas vistas incríveis, e a topografia da cidade permite ter a vista do Bósforo em quase qualquer canto da cidade, as vezes a gente está passando por uma ruela e dá de cara com uma vista maravilhosa, e como a Mesquita de Suleyman fica no alto, a vista é essa ai!

Eu fiquei um tempão na parte de fora da mesquita olhando o Bósforo e o vai e vem dos barcos, a Ponte de Gálata e seus pescadores, a Torre de Gálata e várias outras atrações de Istambul.

mesquitas de Istambul

Mesquita Nova

É a minha mesquita favorita em Istambul, sempre a primeira que visito quando estou na cidade. Apesar do nome, a Mesquita Nova tem quase 400 anos e foi inaugurada em 1665 e hoje é uma das maiores e mais importantes mesquitas de Istambul.

mesquitas de Istambul

A Mesquita Nova fica no bairro de Eminonu, praticamente na frente da Ponte de Gálata e do Pier de Eminonu, numa das partes mais turistícas de Istambul e ainda assim raramente está cheia (acho que por isso ela é minha favorita!) quer dizer até tem turistas visitando o interior, mas diferente da Mesquita Azul, são poucos os turistas.

mesquitas de Istambul

Por dentro ela é super bonita e assim como as outras mesquitas imperiais de Istambul, ela tem azulejos de Iznik cobrindo toda a parte interna. Em alguns momentos eu chego a achar ela ainda mais bonita que a Mesquita Azul, talvez seja a combinação das luzes, tapete e azulejos que dão um tom azulado especial.

mesquitas de istambul

Mesquita de Dolmabahçe

Uma mesquita que raramente tem turistas, mesmo ficando perto de um das principais atrações de Istambul. Eu a conheci totalmente por acaso, tinha saído do Palácio de Dolmabahçe e dei de cara com essa pequena mesquita que foi construída quase como um anexo ao palácio a pedido da rainha-mãe.

ortakoy

Mesquita de Ortakoy

Essa ganha no quesito de mesquita mais fotogênica de Istambul, ela fica no bairro de Ortakoy e praticamente embaixo da Ponte do Bósforo. Vi a Mesquita de Ortakoy quando fiz o cruzeiro no Bósforo pela primeira vez e fiquei com muita vontade de parar lá para conhecer.

Ela não é grande e impressionante como outras mesquitas de Istambul, mas é bem bonita por fora e por dentro, além de ter uma localização privilegiada. Ela foi desenhada pelos mesmos arquitetos que desenharam o Palácio de Dolmahbaçe.

mesquita azul

Como se vestir para visitar uma mesquita

Muita gente ainda tem dúvidas sobre como se vestir para ir a uma mesquita.  Mesquita é um lugar sagrado, e por isso é preciso vestir roupas compostas, calça para homens e mulheres precisam usar roupas abaixo do joelho, também é necessário cobrir o colo e ombros.

Mulheres precisam cobrir a cabeça para entrar nas mesquitas! Na Mesquita Azul, por ser a principal atração de Istambul eles emprestam um lenço para você cobrir o cabelo, eu que sou prevenida sempre ando em Istambul com algum lenço ou écharpe na bolsa, assim se eu ver uma mesquita bonita na rua, posso entrar e visitar sem problemas.

Algumas mesquitas como a Azul e a Nova tem entradas diferentes para turistas e para mulçumanos, mas é tudo bem explicadinho com plaquinhas. Uma coisa padrão é tirar os sapatos antes de entrar, entrar numa mesquita calçado é uma ofensa bem grande.

É bem simples visitar as mesquitas de Istambul, elas estão abertas todos os dias e não cobram nada para entrar, no entanto não é possível entrar durante os horários de oração.

Melhores horários para visitar as mesquitas de Istambul

As orações não tem horários fixos, e mudam de acordo com os movimentos e posição da Terra e a época do ano, se o dia é mais longo ou não, mas é bem mais simples do que parece : Há uma chamada para oração ao raiar do dia, uma no meio dia (que varia de acordo com a duração do dia) uma a tarde, uma ao pôr do sol e uma quando anoitece.

Quer uma opinião? Vá de manhã! Entre as 10-11h é um horário ideal, onde você não precisa correr com a visita porquê a mesquita será fechada em seguida, ou se você ainda preferir a tarde, verifique que a oração da tarde já foi feita, e vá antes da oração do pôr do sol.

Os horários sempre vão variar de acordo com a época do ano, já que no inverno os dias são mais curtos e no verão os dias mais longos, mas mesmo na rua dá para você saber quando não ir já que há sempre uma mesquita por perto e é impossível não ouvir o chamado para a oração. 

Outros posts sobre Istambul

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Paula,

    Procurando algo relacionado com Istambul, cidade magnífica e que me encantou (fui lá apenas uma vez),dei com o seu blog com comentários muito interessantes e úteis.
    A esse propósito, e porque estou a classificar de fotos minhas tiradas por esse mundo fora, dei com uma de Istambul, tirada nos jardins que rodeiam uma mesquita, mas não consigo descobrir qual mesquita seja essa, e gostaria de saber. Será possível enviar-lhe a foto em questão e tentar informar-me, caso descubra de qual se trata?
    Antecipadamete grato por uma possível ajuda, uma vez mais as minhas felicitações pelo seu tão oportuno blog.
    Melhores saudações
    Joaquim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.