5 Comidas para Provar na Rússia

5 Comidas para Provar na Rússia

roteiro de 5 dias em são petersburgo

Eu não sei vocês, mas quando eu ouço a palavra Rússia, me vem na cabeça frio, tzares, palácios e várias outras coisas que associamos a esse país, mas raramente comida. Acho que conhecemos muito pouco da culinária russa, o que é uma pena porquê nas duas vezes que fui ao país eu comi muito bem e voltei encantada com alguns pratos russos que comi.

Eu comi em vários restaurantes nas duas vezes que estive em São Petersburgo e pude provar vários pratos típicos russos, e para a surpresa geral as 5 comidas para provar na Rússia que eu indico aqui no post não é nada muito exótico ou diferente do que comemos, com certeza você já experimentou algo bem parecido.

 

Comidas para provar na Rússia

 

5 comidas para provar na Rússia

Strogonoff

Sabe aquele nosso strogonof com creme de leite que geralmente comemos com arroz e batata palha? Pois, o verdadeiro é bem diferente daquele que estamos acostumado! Sim, é esse ai do prato de cima que geralmente é servido com batatas de acompanhamento.

Há várias versões para a origem desse prato, mas todas diz que o prato foi criado em São Petersburgo (que era a capital da Rússia) e apesar das diferentes versões, o que se sabe oficialmente é que uma competição em 1890 batizou oficialmente o prato, ainda que a receita e o nome já fosse conhecidos muito antes disso.

5 comidas para provar na Rússia

Frango à Kiev

Por causa do nome, eu imaginava ser um prato ucraniano, afinal Kiev é na Ucrânia. Sim, eu estava certa, frango à Kiev é ucraniano mas também é um prato russo. A Rússia sempre foi a grande potência local, é comum encontrar variações dos pratos russos em outros países eslavos.

Para quem não conhece, frango à Kiev lembra frango à milanesa, com a diferença que geralmente o pedaço de frango não é achatado e sim como se fosse um croquete, e é sempre recheado, o recheio mais comum é de manteiga de alho com ervas, mas claro há variações e pode ter também recheio de queijo e presunto.

comidas para provar na Rússia

Pelmeni

Foi um dos primeiros pratos russo que provei, e é um dos mais conhecidos e mais uma vez a gente vai encontrar variações em vários outros países eslavos. O Pelmeni grosseiramente falando seria como um ravioli, uma massa fininha recheada geralmente com carne e servida geralmente com manteiga ou creme de leite.

Quem tem dificuldade em experimentar coisas novas na viagem pode começar com o pelmeni que na minha opinião é uma das comidas russas mais próximas do que comemos, e é o primeiro prato que eu sempre indico quando alguém me pede indicações de comidas para provar na Rússia.

comidas para provar na Rússia

Borsch

A tradicional sopa de beterraba russa é certamente um dos pratos russos mais conhecidos. Apesar de ser conhecido como sopa russa, o prato também é popular em vários outros países como Polônia, Ucrânia e Países do Báltico, tendo pequenas variações regionais.

Em minha primeira vez na Rússia, eu provei a borsch e achei bem ok, mas não era um prato que gostei muito, provei porquê sabia que era algo bem tradicional e queria experimentar, afinal não tem como ser super bom sendo sopa de beterraba com repolho não é? Eu estava enganada!

Borsch é bem bom sim, mas é bom quando você come direitinho e coloca o creme de leite deles. Os russos usam uma espécie de creme de leite azedo (sour cream) que misturam na borsch e ela fica ótima, depois que aprendi o truque eu passei a gostar mais da sopa.

comidas para provar na Rússia

Pirozhki

Foi a surpresa da minha última viagem, porquê todos os outros pratos russo citados eu já conhecia pelo menos de nome, mas o pirozhki era a primeira vez que ouvia falar.

O pirozhki me lembrou um pouco esfiha, é um pãozinho assado com recheio, os recheios mais populares são o de carne e de legumes (repolho, batata, cogumelo e cebola) e geralmente servido junto com sopa, mas das duas vezes que comi, ele foi servido quase como uma entrada, recebemos uma cesta com os pãezinhos e eu devorei em segundos de tão bom que era.

 

Outros posts sobre a Rússia

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *