Museus de Arte em Londres

museus de arte em londres

Se tem algo que eu não tenho do que reclamar são os museus de Londres, além de serem muitos, são também grátis e muito diversos, tem museu de arte, histórico, museu diferentão, museu de quase tudo por aqui… a quantidade de museus é tão grande, que mesmo morando aqui é quase impossível conhecer tudo.

museus de arte em londres

Morar em Londres e ter esse tanto de museus gratuitamente me fez virar uma viciada em museus, acho que o fato de eu ter mais de trinta posts sobre museus em Londres explica bem. Quando era mais nova, não tinha muito o costume de ir aos museus, e quando ia não necessariamente era de arte, meio que peguei o gosto por museus de arte em Londres, e não parei mais.

O fato é que como eu disse, tem museu para todos os gostos, e hoje resolvi falar um pouco sobre museus de arte em Londres, selecionei alguns para esse post.

Museus de Arte em Londres

museus de arte em londres

Tate Britain

Levou algum tempo até eu conhecer o irmão menos famoso do Tate Modern, mas quando eu conheci eu me apaixonei, quadros, esculturas e um prédio lindo, tudo isso num museu que não fica lotado mesmo estando perto do burburinho londrino.

museus de arte em londres

O Tate Britain é a referência em se tratando de arte britânica, formando uma cronologia que começa em 1540 e vai até o século XIX só com artistas britânicos. Para quem quer conhecer um pouco da história do país através da arte, esse museu é perfeito.

museus de arte em londres

Tate Modern

Acho que dizer que ele é o museu de arte moderna mais visitado no mundo já dá para ter uma noção do quanto ele é especial, não é? O Tate Modern é um daqueles lugares que eu vou quando estou sem ideia do que fazer, sempre tem coisas bacanas, além das exposições ainda tem várias lojinhas, café, restaurante…

museus de arte em londres

O Tate Modern é um daqueles museus que tem que ir várias vezes para conhecer tudo, são dois prédios diferentes unidos e no mais alto dele tem um terraço, aliás é no décimo andar que a gente tem uma plataforma de observação de 360º com uma das melhores vistas de Londres.

museus de arte em londres

O Tate tem trabalho de artistas que datam de 1900 até os dias atuais, incluindo peças de grandes artistas do século XX como Pablo Picasso e Salvador Dali, o Tate é um desses grandes museus de arte que a gente vê muita obra de pintores famosos. O Tate tem um horário de funcionamento diferenciado às sextas e sábados, fechando as 22h.

museus de arte em londres

National Gallery

A National Gallery está entre os museus mais visitados de Londres, na cidade ele só perde para o British Museum em números de visitantes, e é também um dos museus mais visitados do mundo. São mais de 2300 quadros, que datam do século XIII ao século XIX.

museus de arte em londres

As vezes custa acreditar que esse tipo de museu é grátis, a primeira vez que eu fui, estava frente a frente com um dos quadros de girassóis do Van Gogh e ficava ainda sem acreditar que o quadro estava ali, que era grátis e acessível para todo mundo. Além do Van Gogh há também quadros dos principais pintores do Renascimento Italiano e das escolas francesas (Monet, Cézanne, Renoir etc..)

museus de arte em londres
museus de arte em londres

Acho que só o prédio já valeria a visita, a cada vez que vou lá eu fico meio boquiaberta olhando os detalhes. Reserve pelo menos um período para ver o museu, a frente dele engana e por dentro são muitas salas, alas e galerias e a gente termina ficando um pouco meio perdido.

museus de arte em londres

National Portrait Gallery

Com a National Portrait Gallery, acontece mais ou menos a mesma coisa que com o Tate e o Tate Britain, o “irmão famoso” termina ofuscando o brilho e os visitantes do menos famoso, mas depois de algum tempo a gente descobre que o irmão menos famoso também é muito legal.

museus de arte em londres
museus de arte em londres

Como o nome diz, National Portrait Gallery é uma galeria de retratos, mas retrato aqui se aplica para retratos de pinturas, quadros de nobres, inclusive retratos recentes como é o caso do retrato de Paul Mc Cartney ou dos príncipes William e Harry.

museus de arte em londres

As salas são organizadas pela cronologia e dinastia, e há uma espécie de árvore genealógica no começo de cada galeria diferente, um pouco para a gente saber quem é quem. Por exemplo o Henri VIII (aquele da Ana Bolena!) era da dinastia dos Tudor, e a atual família real britânica é da dinastias dos Windsor.

A galeria fica quase atrás da National Gallery, pertinho da Trafalgar Square mas é bem menos visitada, não chega a ser vazia (principalmente durante os finais de semana) mas tem bem menos visitante que a National Gallery, talvez por estar um pouco mais escondida, e ser menos conhecida.

guildhall

Guildhall

Eu já tinha passado por lá várias vezes, mas demorei até visitar Guidhall, e quando fui eu adorei. Basicamente a galeria mostra quadros que tem Londres como cenário de fundo, e os temas variam de natureza a celebrações sociais em quadros que na sua maioria datam da Era Vitoriana.

guildhall

A galeria fica na área do antigo anfiteatro romano de Londres, e no sótão da galeria há uma pequena exposição de resquícios romanos e objetos que foram encontrados durante as escavações, essa parte me lembrou o Museum of London, que  também fica na região.

Eu fui na Guildhall em pleno sábado e ainda assim a galeria estava vazia, acho que no total eu cruzei com umas dez pessoas, e é uma pena porquê os quadros são incríveis.

Wallace Collection

Foi o último dessa lista que conheci, e eu fiquei o tempo todo imaginando : Como é que a maioria das pessoas não conhecem esse museu? O museu fica num casarão que pertenceu a um nobre britânico e o museu nada mais é que a coleção dele.

wallace collection
wallace collection

O Wallace Collection é um museu de uma riqueza incrível, e em se tratando de quadros chega a ser as vezes meio que demais porquê são muitos quadros e as vezes a gente nem sabe bem pra onde olhar.

São mais de 700 quadros na coleção (incluindo obras de Rembrandt, Canaletto e Van Dycks) e nem tudo está exposto mas acho um dos mais bonitos museus de arte em Londres.

wallace collection


Além de quadros, o Wallace collection possui ainda esculturas, cerâmicas e muitas outras coisas, e em especial a sala de armaduras que é incrível, e tem uma das maiores coleções de armaduras reais que já ví, na minha opinião só perde pra Armeria Reale em Turim.

Mapa dos Museus de Arte em Londres


Outros museus em Londres 

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.