Museu do Automóvel em Turim

museu do automóvel

Sabe aquele lugar que você acha que não vai gostar e se surpreende? Assim foi eu com o Museu do Automóvel em Turim! Eu achava que era o tipo de museu apenas para homens e gente que gostava de carros, e fiquei surpresa quando fui porquê ele apesar de falar de carros, é bem interessante para qualquer pessoa e as crianças adoram!

museu do automóvel

O percurso da visita começa no segundo andar, por onde a gente começa a ver os primeiros carros existentes, sabem aqueles carros que aparecem nas novelas de época? Há dezenas deles no Museu do Automóvel, alguns são tão rústicos que mais parecem um híbrido de carro com carroça e a velocidade máxima era de 20 km/h.

museu do automóvel

A história de Turim está intrinsecamente ligada a história dos automóveis, se você conhece um pouco de carros, sabe que a Fiat foi fundada em Turim, e não é só isso, sabe o que significa Fiat? Fabbrica Italiana Automobili Torino, e durante muitos anos a Fiat foi a maior empregadora da cidade.

museu do automóvel

Aqui vemos os três maiores símbolos da cidade de Turim : Os Alpes, a Mole e a Fiat. Como a Fiat foi criada em Turim, a imagem da cidade sempre foi ligada a carros e a indústria automobilística que fez a cidade crescer no século passado, com a chegada de muitos imigrantes que chegaram para trabalhar na fábrica da Fiat.

museu do automóvel
museu do automóvel
museu do automóvel

Ainda falando sobre indústria, o museu mostra como é uma linha de montagem de uma fábrica de carros, e os detalhes desde a criação do design até a pintura e últimos acabamentos.

Logo na primeira sala do museu, eles mostram uma outra fábrica, mas essa bem artesanal no século 18 onde tudo era feito manualmente, e os modelos de carro eram quase exclusivos, já que eles fabricavam bem pouco, era comum um modelo ter menos de 100 tiragens.

museu do automóvel
museu do automóvel
museu do automóvel

O Museu do Automóvel fala basicamente de 3 coisas : A história do automóvel, a relação do automóvel com a humanidade e o automóvel e design na parte um pouco mais futurista.

A parte mais futurista mostra designs mais modernosos como os carros com porta em estilo asa de morcego, mas também fala do futuro no quesito ambiental, e como alguns fabricantes estão tentando criar carros melhores para o meio ambiente.

museu do automóvel
museu do automóvel

O Museu do Automóvel de Turim foi idealizado em 1932, mas só foi oficialmente aberto em 1960 num prédio moderno da parte Sul de Turim e é o único museu nacional desse tipo na Itália.

museu do automóvel

Há muitos carros de vários países, claro que principalmente carros italianos (e Fiat em geral) mas também carros franceses, ingleses, americanos, alemãos etc… Só senti falta de mostrar um pouquinho de carros asiáticos, não vi eles representados lá.

museu do automóvel

O que mais gostei do Museu do Automóvel é que o tempo todo ele traça uma relação entre carro e sociedade, já que os carros refletem um pouco do contexto atual. Durante os anos da Guerra Mundial por exemplo, as fábricas faziam mais carros militares (até porquê quase não haviam homens para comprar e dirigir carros comuns)

museu do automóvel

Depois, com o passar dos anos, os carros foram se adaptando as necessidades da família e a gente pode ver isso claramente a partir da segunda metade do século passado, alguns carros são bem identificáveis assim, o carro da metade da década de 60 e começo da 70 por exemplo parecia ser um carro saído diretamente do filme Hair.

museu do automóvel

Fórmula 1 no Museu do Automóvel

museu do automóvel
museu do automóvel

Uma das partes mais admiradas é sem dúvida a galeria da Fórmula 1, e como não poderia ser diferente estando na Itália, a Ferrari domina as coleções de carros nessa parte e tem algumas salas exclusivas para ela, falando um pouco sobre carros e pilotos que passaram pela scuderia rossa.

Na parte dos pilotos, tem uma espécie de linha do tempo com os principais pilotos que passaram pela Fórmula 1, e claro que tem uma foto de Ayrton Senna.

Outro toque brasileiro no Museu do Automóvel de Turim é um macacão da Ferrari com uma bandeirinha do Brasil, mas não tinha nome e eu não descobri se era do Rubinho ou do Felipe Massa.

museu do automóvel
museu do automóvel

Informações práticas sobre o Museu do Automóvel de Turim : 

Preço : 12€

Transporte : A estação de metrô mais próxima é Lingotto, de lá é necessária andar uns 10 min.

 

Localização do Museu do Automóvel

Outros posts sobre Turim 

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.