10 Museus Menos Turistões para Visitar em Londres

wallace collection

Londres é  conhecida pela quantidade e variedade de museus, e se não bastasse isso, a maioria dos museus da cidade são grátis.

Muita gente costuma visitar pelo menos um museu de Londres durante a viagem, mas as pessoas acabam sempre indo mais ou menos nos mesmo museus, que são o British Museum, V&A, Tate Modern etc… que são os maiores museus da cidade, e estão sempre lotados de turistas.

museu maritimo nacional

Por outro lado, há museus que apesar de serem maravilhosos, não são super turísticos, alguns até são conhecidos, mas não vivem lotados e dá para visitar com mais calma, alguns são menos conhecidos mas ainda assim maravilhosos.

Para quem visita Londres pela segunda vez (ou 3ª, 4ª e assim por diante) talvez queira fazer algum programa um pouco menos turístico, e visitar alguns museus menos lotados.

Fiz uma lista com 10 museus menos turistões de Londres e tem de tudo, de arte britânica a brinquedos, um pouco para todos os gostos.

1 – Wallace Collection 

Considero ele como um dos museus mais incríveis de Londres, e ainda não sei como não é tão popular. O museu fica num casarão e é uma coleção de objetos que vão de cristais a armaduras, aliás uma das mais requintadas coleções de armaduras orientais.

wallace collection

E no andar de cima a gente encontra uma coleção maravilhosa de quadros, chega a ser demais de tantos quadros maravilhosos! Tem quadros do Rembrandt e Canaletto, tudo isso de graça e num museu que está longe de ser um dos mais visitados de Londres.

Depois da minha primeira visita, ele entrou na minha lista dos museus favoritos em Londres, e quando alguém que gosta de museu me pede uma dica de museu para visitar em Londres, eu sempre insisto para que a pessoa tire um tempinho para visitar o Wallace Collection que fica bem no centro de Londres.

tate britain

2 – Tate Britain

Longe de ser tão conhecido como o Tate Modern, o Tate Britain reúne obras de arte de artistas britânicos de vários séculos, inclusive contemporâneos como Francis Bacon e Damien Hirst.

De modo geral o Tate Britain retraça os últimos 500 anos de Arte Britânica e o museu funciona como uma espécie de cronologia com salas sucessivas fazendo uma linha do tempo da Arte Britânica.

tate britain

Mesmo ele estando a menos de 15 minutos a pé do Big Ben, não é tão lotado de turistas assim. O Tate Britain tem a segunda maior coleção de obras de Arte Britânica, só perdendo para a National Gallery.

museu maritimo nacional

3 – Museu Marítimo Nacional

Se você gosta de Geografia, História e Astronomia, esse é um bom museu para você conhecer em Londres, ele fica dentro do Greenwich Park e é um dos maiores museus marítimos do mundo com explicações sobre o Império Britânico e sua relação com a navegação.

museu maritimo nacional

Tem maquetes de navios, mapas, objetos de navegação e na minha opinião é um dos melhores museus de londres para levar crianças, todas as vezes que eu fui tinha muitas famílias e as crianças se divertiam vendo barcos em miniaturas e uniformes, quase uma brincadeira de batalha naval para elas.

horniman museum

4 – Horniman Museum

Acredito que o fato dele ser afastado do centro a principal razão dele não ser tão visitado, eu mesma demorei um tempão até visitar porquê ficava sempre adiando por ele ser um pouco mais afastado do centro.

horniman museum

Quando visitei eu simplesmente amei! Ele tem um quê de Museu de História Natural mas também tem uma seção incrível com instrumentos musicais do mundo inteiro, coisa que a gente nem sonha em conhecer e um aquário (pago a parte) e várias atividades e oficinas para as crianças, sem contar o jardim que tem no museu com uma vista linda de Londres.

5 – Geffrye Museum

Ele é um museu especialista em design de interior inglês, o museu mostra o interior de uma casa inglesa com o passar dos séculos, fazendo um paralelo com a sociedade britânica. É interessante ver como as casas mudaram de acordo com o tempo e o estilo de vida das pessoas.

geffrye museum

São várias salas que funcionam como uma espécie de cronologia dos séculos e mostra como eram as casas inglesas, e é engraçado ver as mudanças das últimas décadas e em certos momentos até reconhecer objetos contemporâneos, vi móveis parecidos com os que já vi em fotografias na casa de meus avós por exemplo.

museum of london docklands

6 –  Museum of Docklands

Para quem se interessa em conhecer um pouco da história das docas de Londres, esse é o museu perfeito! Ele retraça toda a história do porto de Londres que já foi um dos mais importantes do mundo, e das docas de Londres que recebiam boa parte de toda a riqueza do mundo, com uma parte importante sobre o mercantilismo

museum of london docklands

A região de Docklands que é onde historicamente eram as docas, é uma região que mudou bastante nas ultimas décadas e o museu fala também sobre isso, da transformação do porto em zona residencial e centro financeiro, no caso de Canary Wharf.

museum of childhood

7 – Museum of Childhood 

Claro que o museu dos brinquedos vai ser um dos favoritos da criançada! Eu tinha um pouco de pé atrás com ele porquê achava que era um museu apenas para criança, mas até eu me diverti vendo alguns brinquedos que marcaram minha infância.

museum of childhood

Gostei também de aprender mais sobre bonecas principalmente, ver bonecas do mundo inteiro e saber que originalmente as bonecas estavam longe de ser um brinquedo para crianças, já que as bonecas mais antigas que temos conhecimento eram usadas em rituais pagãs.

10 maiores museus grátis de Londres

8 –  Museu da Guerra

Com um nome desses, eu levei um tempão até conhecer porquê achava que seria uma museu mais pesado, sabe? Claro que tem canhões e alguns filmes de guerra, mas não é tão pesado como eu imaginava, e é até interessante para quem procura um programa para fazer em Londres com crianças

Imperial war museum museu da guerra

As crianças adoram ver os aviões, carros e tanques de guerra que estão expostos no museu, é como se fosse os brinquedos deles mas em tamanho gigante. Para mim foi uma surpresa ver crianças gostando desse museu, mas dava pra ver que era um passeio bem comum em família.

guildhall

9 – Guildhal

Só depois de muito tempo em Londres que eu fui conhecer essa galeria, é uma galeria de arte cuja temática é Londres! A maioria dos quadros expostos contam um pouco da vida londrina da época Vitoriana principalmente, e é daquelas galerias relativamente pequenas e fáceis de ir, recomendo para quem está nas redondezas ou que vai passar um tempo na região.

10 – Saatchy Gallery

Uma galeria de Arte Contemporânea em Sloane Square/Chelsea que poucas pessoas visitam. É uma galeria que dá voz aos artistas que ainda não são tão conhecidos, a maioria das exposições são de artistas jovens ou que nunca tiveram exposição no Reino Unido.

Da última vez que fui tinha uma exibição bem legal sobre selfies, uma coisa que quase todo mundo pode entender e se sentir a vontade, sem essa coisa que arte é para gente entendida, bem simples mesmo.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

2 COMENTÁRIOS

  1. Adorei as dicas.. E fiquei tri feliz que conhecemos 2 dos museus que são considerados diferentões hehehe

    Alguma dica especial para visitar Londres com adolescente de 13 anos???

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.