10 Motivos para Visitar Turim

10 Motivos para Visitar Turim

visitar turim

Eu vou confessar que não me encantei por Turim na minha primeira vez na cidade, apesar dela ser a quarta maior cidade da Itália, eu não sabia muito o que esperar dela e tinha poucas informações sobre a cidade, eu sequer sabia o que tinha para fazer na cidade.

Não é que na primeira vez eu não gostei, eu até gostei, mas me pareceu uma cidade daquelas que a gente vê em dois dias e está visto. Como eu estava enganada!

visitar turim

Foi na segunda vez que eu cai de amores pela cidade, e acho que Turim é um tanto injustiçada, porquê todo mundo vai para Roma, Florença e Veneza, mas pouca gente se aventura até Turim porquê acha que a cidade é cinza, sem graça e industrial, que engano!

visitar turim

Precisou eu estudar com calma a cidade para poder conhecer um pouco mais do basicão, e cair de amores pela cidade. A cidade não recebe a fama que merece, acho que é porquê poucas pessoas conhecer as atrações da cidade, quer uma prova disso? Todo mundo consegue citar pelo menos cinco atrações de Roma, mas ninguém conhece bem as atrações de Turim, ninguém sabe bem o que visitar em Turim, e se eu te contar que há mais de vinte residências reais em Turim e na região metropolitana? E se eu te contar que há museus maravilhosos e sem filas? E que a comida é igualmente incrível?

Porquê Visitar Turim :

visitar turim

1- Turim é uma cidade a ser descoberta

Diferente de outras cidades italianas, a gente não tem muito ideia do que vai encontrar quando chega em Turim, então a surpresa de ver lugares históricos, praças lindas e palácios é ainda maior!

Também por não ser uma cidade tão visada dos turistas, é muito tranquilo passear na cidade, dificilmente você vai encontrar enormes filas nas atrações de Turim, como é o caso em outras cidades turísticas, nada de um milhão de pessoas no fundo da sua foto! Tá, na alta temporada até tem turistas, mas não é nada que seja muito difícil de encarar, e por não ser a primeira opção dos turistas, os preços são bem mais baixos que em outras cidades.

visitar turim

2 – Palácios incríveis

Essa com certeza foi uma das principais coisas que me fizeram ficar encantada com Turim! Eu adoro castelos e palácios e em Turim há vários para visitar, porquê entre Turim e a região metropolitana é possível visitar mais de vinte palácios e castelos diferentes, aposto que você não sabia disso!

Turim foi capital de um importante ducado, e também foi a capital da Itália durante a monarquia, e quem diz monarquia, diz palácios e residências suntuosas. Esse da foto é o Palácio de Caça de Stupinigi que fica coladinho em Turim. São várias residências reais dentro e fora da cidade, dá para passar uma semana só visitando palácios se você preferir!

visitar turim

3 – Museus

Turim tem museus incríveis! E o melhor de tudo é que eles não são lotados, e dá para ver tudo com calma. Você sabia que o segundo maior museu sobre o Antigo Egito está em Turim? É o Museu Egípcio que mesmo com toda fama e sendo uma das maiores atrações de Turim, não é assim lotado como os museus de outras grandes cidades da Europa.

Para mim, os museus foram uma das melhores partes de visitar Turim, juntamente com os palácios reais da Dinastia de Savoia

visitar turim

Além do museu egípcio eu poderia citar pelo menos uns cinco museus imperdíveis em Turim, tem de arte moderna, de carro, de arte oriental, do cinema e muitos museus históricos que são pouco visitados apesar da riqueza. No dia que fui ao Museu de Arte Oriental por exemplo, eu não cheguei a cruzar com dez pessoas durante toda a visita, era quase como uma visita exclusiva.

visitar turim

4 – Cafés Históricos

O centro de Turim é repletos de cafés históricos, a gente as vezes vê uma porta normal por baixo das arcadas da cidade e não imagina o que vai encontrar lá dentro.  A primeira vez que entrei em um café histórico de Turim, eu quase dou meia volta e saio no mesmo instante porquê imaginei logo que ia custar uma nota, afinal o café parecia quase um palácio!

Os cafés históricos estão por toda a parte em Turim, claro que não é assim o lugar mais barato do mundo, mas acho que vale a pena ir pelo menos em um para apreciar e conhecer um pouco mais dos cafés centenários da cidade. Uma dica : Se você estiver realmente fazendo uma viagem mais econômica, entre e tome um café no balcão mesmo, dá para admirar um pouco dos cafés históricos, e como não tem serviço de mesa, custa mais barato.

5 – Chocolate

Você sabia que Turim é a capital do chocolate? Antes mesmo da Suíça ter essa fama, a cidade já tinha fama de cidade do chocolate. Há uma infinidade de chocolatier na cidade, onde você pode provar o Gianduia (tradicional chocolate com avelã) mas também tomar chocolate nos cafés.

A bebida mais famosa da cidade é o Bicerin, uma mistura de café, chocolate e creme que é divina, não deixe de provar quando visitar Turim!

Vocês sabiam que a marca Ferrero (aquela do Nutella) é da região? Chocolate com avelã é algo bem comum em Turim, mas isso não chegou com a Ferrero, na verdade começou antes com as altas taxas sobre o cacau, e com a falta desse os italianos criaram uma “gambiarra” de chocolate com avelã, já que a região do Piemonte produz bastante, e o resultado é esse maravilhoso que conhecemos hoje!

visitar turim

7 – Apericena

Tudo bem que você pode tomar um aperitivo praticamente em qualquer lugar da Itália, mas que tal tomar um Martini na cidade do Martini? Apericena nada mais é que a junção do aperitivo com jantar, uma invenção de Turim.

A partir das 18:30 a maioria dos cafés já começam a servir o apericena, você entra e paga um valor, esse valor inclui um drink e acesso ao buffet, claro que varia de lugar para lugar mas no geral o buffet tem frios, bruschettas, sanduichinhos, etc… seria mais ou menos como quando a gente vai num bar de tapas. O que eu mais gosto no apericena é que a gente come e bebe, geralmente eu não janto depois, e termino gastando menos.

visitar turim

8 – Localização

Turim fica perto de Milão, e com trens rápidos é possível ir de Milão para Turim em apenas 55 minutos, embora eu ache que seja melhor passar mais tempo em Turim, dá para fazer um bate e volta saindo de Milão e aproveitar para passar o dia em Turim.

Para quem gosta de esquiar, tem uma infinidade de estações de esqui bem pertinho de Turim, aliás a cidade é rodeada pelos Alpes, um paraíso para quem gosta de natureza.

Fora da temporada de inverno, há uma infinidade de lugares próximos na região de Piemonte para ir, tudo a menos de 2h de Turim, se você gosta de trufas, Alba é o lugar, vinho? Siga para Barolo, se prefere cidades fofas, Asti e Bra, e para os amantes de praia vão gostar de Savona.

Visitar Turim é fácil, o centro histórico pode ser feito todo a pé, e se você estiver hospedado no centro, praticamente não vai usar o transporte público, exceto se for vistar os palácios fora da cidade, e o Eataly em Lingotto, mas as principais atrações são bem centrais.

visitar turim

9 –  A Paris italiana

Eu não gosto muito desses títulos, acho que cada cidade tem sua beleza, mas confesso que em alguns momentos Turim me lembrou Paris sim, e olha que eu morei em Paris e conheço super bem a cidade.

Turim é a cidade mais próxima da França (entre as grandes cidades italianas) e tanto algumas fachadas com uma parte das pontes sobre o Rio Pó me lembrou algumas partes de Paris sim, tomadas as devidas proporções, é claro!

visitar turim

10 – Arcadas e passagens

Dá para visitar Turim apenas por baixo dessas arcadas lindas. Turim tem 18 quilômetros de arcadas, dos quais 12 são contínuos, e cobrem todo o centro histórico da cidade. Por baixo dessas arcadas ficam os principais cafés históricos da cidade, e várias das principais lojas de Turim.

Essa parte das arcadas me lembrou muito Bolonha, que é outra cidade com arcadas por todo o centro da cidade. As arcadas mais antigas de Turim datam da época medieval

Outros posts sobre Turim :

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

14 Comments

  1. paloma

    A cidade e rica em cultura e História, mas sinceramente ainda não tinha ouvido falar nessa Cidade, espero poder conhece-la pq gostei bastante.

    Reply
  2. Pri Fujihara

    Você se apaixonou por Turim e nos fez nos apaixonar junto!! Nunca tinha ouvido falar dessa cidade e já me encantou com todos esses pontos que você levantou!
    E eu amo descobrir cidades assim, que todos pensam “Por que ir pra lá?” “Mas lá não tem nada…” e você vai lá e prova o contrário!!

    Demais!!

    Abcs,
    Pri Fujihara – Orientando-se pelo Mundo

    Reply
  3. Ana Coutinho

    Uau, Paula! Essa cidade deve ser mesmo deslumbrante! Parabéns pelo relato, sinceramente eu nunca tinha ouvido falar mas já amo e aprecio muito não ser a primeira opção dos turistas ( eu e minha mania de fugir da multidao hehehe) seria legal se você informasse as formas de chegar na cidade partindo de Roma. Um beijo!

    Reply
  4. Ruthia Portelinha

    Paula, que máximo ir a museus sem fila. Não perderia tempo no museu egípcio, já que conheço o país de origem, mas tudo o resto me parece fantástico, sobretudo quero provar o Bicerin e ir a esse palácio de caça. Lindo! Já estive em Milão e havendo ligações low-cost desde o Porto, facilmente dá para explorar essa região.
    Abraço

    Reply
  5. Pelcio Almeida

    Eu já havido ouvido falar sobre Turim, por ter lidos livros que citavam a cidade, mas sinceramente ainda não tinha tido a curiosidade de pesquisar a respeito dela… Adorei o post, e sim despertou o desejo de conhecer a cidade.

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *