Rocamadour

Rocamadour

 rocamadour

Rocamadour é um daqueles vilarejos lindos da França que eu sempre quis conhecer, o vilarejo fica no departamento do Lot, um departamento conhecido pela quantidade de vilarejos bonitos, na região sudoeste da França. São vários vilarejos na região do Vale do Lot, dá até para fazer uma viagem só visitando os vilarejos próximos de Rocamadour.

 rocamadour

Eu sou uma fã incondicional dos vilarejos franceses, sempre acompanho a eleição do vilarejo mais bonito da França, que todos os anos escolhe qual o vilarejo com menos de 2 mil habitantes mais bonito, há até um programa na televisão onde as pessoas votam, essa eleição começou em 2012 com Saint-Cirque-Lapopie campeã, e de lá pra cá eu já visitei mais dois vilarejos que ganharam o título : Eguisheim e Cordes-sur-Ciel, dos 5 campeões eu conheço 3, e Rocamadour foi finalista esse ano, mas infelizmente ficou em terceiro lugar.

 rocamadour

A cidade é um santuário e ponto de peregrinação, mas diferente de Lourdes, a cidade atrai muita gente por razões não-religiosas também, Rocamadour é um dos vilarejos mais bonitos do país, e é um dos lugares mais visitados na França, atrás da Torre Eiffel, Castelo de Versalhes, Monte Saint Michel e a Cidade Medieval de Carcassonne.

 rocamadour

Mesmo sem ter interesse religioso, o vilarejo é extremamente lindo, mas é necessário estar em boas condições para subir os mais de 200 degraus até a parte principal do santuário. O vilarejo fica numa rocha, separado da estrada por uma falésia, e é do alto do rochedo que a gente consegue ter uma melhor vista da região.

 rocamadour

Eu passei apenas um dia lá, como a maioria das pessoas sem interesse religioso no local faz, cheguei no meio da manhã, visitei, almocei e fui embora a tarde. A gente entra na cidade pela Porte du Figuier (Porta da Figueira) que dá acesso ao vilarejo, propriamente dito, não tem muito como se perder em Rocamadour, só tem uma rua e é só seguir o tráfego dos turistas.

 rocamadour

 rocamadour

Além de lojas e restaurantes, a rua principal é cheia de casinhas medievais fofas, muita gente não anda a rua toda porquê sobe logo para o santuário, mas vale a pena andar 5-10 minutos a mais e conhecer toda a rua. Depois de passar pela rua principal que tem muitas lojinhas de souvenir e restaurantes, dá para ir subindo aos poucos

 rocamadour

A lenda conta que o nome do vilarejo vem de Roche à Amadour (Rocha de Amadour) e Amadour era o nome de Zaqueu, que posteriormente se casou com Verônica e virou ermitão no fim da vida e foi onde hoje é o vilarejo de Rocamadour que ele se retirou.

 rocamadour

O santuário de Rocamadour inclui várias basílicas e igrejas, o que eu fiz foi seguir as pessoas e ir entrando e visitando cada parte. Se você for nos meses de agosto assim como eu, tente usar roupas frescas, mas não esqueça que Rocamadour é antes de tudo um lugar religioso, então modere nos shorts e decotes.

DSC_0399 rocamadour

Lembram que eu falei que a cidade era um local de peregrinação religiosa? Aqui são placas de agradecimentos pela graça alcançada, todas endereçadas a N.D. que em francês seria Notre-Dame ou Nossa Senhora.

Antes mesmo do século XI, o vilarejo já era conhecido por ser um local de peregrinação, tendo inclusive várias histórias de milagre, e ainda hoje é um dos locais religiosos mais importantes da França.

 rocamadour

Eu passei algumas horas lá, mesmo porquê no vilarejo em sí não há muita coisa a fazer além de ver e passear. Para quem quer conhecer o Vale do Lot e Rocamadour, dá para ficar hospedado em Cahors, que é a maior cidade próxima, e por isso tem uma maior oferta de hospedagem.

Rocamadour na prática :

 rocamadour

É necessário estar de carro para ir até Rocamadour, diferente de alguns vilarejos da região, não há nenhum transporte público. O vilarejo fica incrustado numa rocha, e é necessário deixar o carro num estacionamento na parte de fora da cidade, de lá dá para subir a pé ou pegar esse trenzinho, mas o trenzinho só leva até a entrada principal, ainda assim é necessário subir os degraus do santuário.

O meu conselho é que vocês cheguem cedo! Rocamadour fica lotada de turistas principalmente no verão, eu estive lá em agosto e fica tudo lotado, se você quer conhecer com calma, vá mais cedo.

Outras cidades nos arredores de Rocamadour :

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e falar sobre cabelo, por isso decidiu ter dois blogs: Um para cada paixão.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *