Rocamadour

 rocamadour

Rocamadour, na França é um daqueles vilarejos lindos que eu sempre quis conhecer, o vilarejo fica no departamento do Lot, um departamento conhecido pela quantidade de vilarejos bonitos, na região sudoeste da França. São vários vilarejos na região do Vale do Lot, dá até para fazer uma viagem só visitando os vilarejos próximos de Rocamadour.

 rocamadour

Eu sou uma fã incondicional dos vilarejos franceses, sempre acompanho a eleição do vilarejo mais bonito da França, que todos os anos escolhe qual o vilarejo com menos de 2 mil habitantes mais bonito. Existe até um programa na televisão onde as pessoas votam, essa eleição começou em 2012 com Saint-Cirque-Lapopie campeã, e de lá pra cá eu já visitei mais dois vilarejos que ganharam o título : Eguisheim e Cordes-sur-Ciel, dos 5 campeões eu conheço 3, e Rocamadour foi finalista esse ano, mas infelizmente ficou em terceiro lugar.

 rocamadour

A cidade é um santuário e ponto de peregrinação, mas diferente de Lourdes, a cidade atrai muita gente por razões não-religiosas também, Rocamadour é um dos vilarejos mais bonitos do país, e é um dos lugares mais visitados na França, atrás da Torre Eiffel, Castelo de Versalhes, Monte Saint Michel e a Cidade Medieval de Carcassonne.

 rocamadour

Santuário de Rocamadour

Mesmo sem ter interesse religioso, o vilarejo é extremamente lindo, mas é necessário estar em boas condições para subir os mais de 200 degraus até a parte principal do santuário. O vilarejo fica numa rocha, separado da estrada por uma falésia, e é do alto do rochedo que a gente consegue ter uma melhor vista da região.

 rocamadour

Eu passei apenas um dia lá, como a maioria das pessoas sem interesse religioso no local faz, cheguei no meio da manhã, visitei, almocei e fui embora a tarde. A gente entra na cidade pela Porte du Figuier (Porta da Figueira) que dá acesso ao vilarejo, propriamente dito, não tem muito como se perder em Rocamadour, só tem uma rua e é só seguir o tráfego dos turistas.

 rocamadour

 rocamadour

Além de lojas e restaurantes, a rua principal é cheia de casinhas medievais fofas, muita gente não anda a rua toda porquê sobe logo para o santuário, mas vale a pena andar 5-10 minutos a mais e conhecer toda a rua. Depois de passar pela rua principal que tem muitas lojinhas de souvenir e restaurantes, dá para ir subindo aos poucos

 rocamadour

A lenda conta que o nome do vilarejo vem de Roche à Amadour (Rocha de Amadour) e Amadour era o nome de Zaqueu, que posteriormente se casou com Verônica e virou ermitão no fim da vida e foi onde hoje é o vilarejo de Rocamadour que ele se retirou.

 rocamadour

O santuário de Rocamadour inclui várias basílicas e igrejas, o que eu fiz foi seguir as pessoas e ir entrando e visitando cada parte. Se você for nos meses de agosto assim como eu, tente usar roupas frescas, mas não esqueça que Rocamadour é antes de tudo um lugar religioso, então modere nos shorts e decotes.

DSC_0399 rocamadour

Lembram que eu falei que a cidade era um local de peregrinação religiosa? Aqui são placas de agradecimentos pela graça alcançada, todas endereçadas a N.D. que em francês seria Notre-Dame ou Nossa Senhora.

Antes mesmo do século XI, o vilarejo já era conhecido por ser um local de peregrinação, tendo inclusive várias histórias de milagre, e ainda hoje é um dos locais religiosos mais importantes da França.

 rocamadour

Eu passei algumas horas lá, mesmo porquê no vilarejo em si não há muita coisa a fazer além de ver e passear. Para quem quer conhecer o Vale do Lot e Rocamadour, dá para ficar hospedado em Cahors, que é a maior cidade próxima, e por isso tem uma maior oferta de hospedagem.

Rocamadour na prática

 rocamadour

Como chegar a Rocamadour

É necessário estar de carro para ir até Rocamadour, diferente de alguns vilarejos da região, não há nenhum transporte público. O vilarejo fica incrustado numa rocha, e é necessário deixar o carro num estacionamento na parte de fora da cidade, de lá dá para subir a pé ou pegar esse trenzinho, mas o trenzinho só leva até a entrada principal, ainda assim é necessário subir os degraus do santuário.

O meu conselho é que vocês cheguem cedo! Rocamadour fica lotada de turistas principalmente no verão, eu estive lá em agosto e fica tudo lotado, se você quer conhecer com calma, vá mais cedo.

Onde ficar para visitar Rocamadour

Como Rocamadour é um vilarejo minúsculo, eu sugiro que você se hospede nas cidades próximas. Eu escolhi um hotel em Cahors porquê a cidade estava no meu roteiro. Cahors fica a 45 min de carro de Rocamadour. Outra possibilidade é se hospedar em Brive-la-Gaillarde, Figeac, Montauban ou até mesmo Toulouse, mas acho que Toulouse já fica um tanto longe de Rocamadour.



Booking.com

Outras cidades nos arredores de Rocamadour

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.