Palácio de Caça de Stupinigi

Palácio de Caça de Stupinigi

palácio de caça de stupinigi

O Palácio de Caça de Stupinigi fica nos arredores de Turim e é uma das Residências da Casa de Saboia, que era a dinastia que governou a Itália enquanto Turim foi a capital. Em alguns momentos me lembrou o castelo de Fontainebleau perto de Paris, acho que é por ser a minha referência em se tratando de palácio de caça perto de uma cidade grande.

palácio de caça de stupinigi

palácio de caça de stupinigi

Mas porquê palácio de caça? Stupinigi hoje fica na fronteira com Turim, região metropolitana mesmo, mas na época de construção do palácio, era quase como uma cidade do interior, afinal não havia carros e ir de um canto a outro da cidade podia levar horas, então o que hoje é praticamente um bairro dentro da cidade, séculos atrás era quase como o interior, e ao invés de ser uma casa de campo, era um palácio de caça porquê os nobres costumavam ir para caçar.

palácio de caça de stupinigi

Quando a gente olha a fachada do palácio, uma das coisas que mais chamam a atenção é uma escultura de um cervo no alto do teto. Essa aqui é a escultura original, que data do século XVIII e foi substituída pela atual que é uma cópia por questões de preservação, assim a escultura original que data da construção do palácio fica protegida de agentes externos como sol, chuva, etc..

palácio de caça de stupinigi

O palácio tem o formato de uma cruz de Santo André e no centro da cruz fica o salão central que é a parte principal do castelo e na minha opinião é a sala mais bonita. O salão é todo de estilo rococó, e por isso mesmo muito carregado nas pinturas, cores e detalhes.

palácio de caça de stupinigi

Como o palácio é um palácio de caça, a decoração não poderia ser muito diferente, toda a decoração tem o tema da caça, são pinturas e esculturas onde mostram os nobres indo para a caça com cães de caça, animais de caça, festas e tudo que envolve o tema. Há também inúmeras menções a Diana, que é a deusa romana da caça e por isso está sempre presente na decoração.

palácio de caça de stupinigi

O palácio foi restaurado pela última vez em 2011, e está bem bonito e bem conservado, a mobília original não apresenta a idade que tem. Quando eu fui, em fevereiro de 2016 ainda tinha uma ou duas salas fechadas, nada que atrapalhe a visita já que é é uma quantidade mínima de salas que a gente não consegue visitar.

palácio de caça de stupinigi

O palácio levou apenas 11 anos para ser construído, o que é muito pouco visto o tamanho e a tecnologia da época. O palácio foi projetado por Filippo Juvarra, que foi um nome bem importante da arquitetura na região, enquanto estive em Turim eu ouvi o nome dele várias vezes, porquê foi ele o responsável por várias atrações turísticas da cidade e da região, inclusive o Palazzo Madama e a Basílica de Superga.

palácio de caça de stupinigi

Eu ainda não tive a oportunidade de visitar todos os palácios reais de Turim, mas fiquei bem encantada com esse, é muito bonito e eu consegui visitar tranquilamente, tudo bem que eu fui durante o inverno, mas tinha poucas pessoas visitando o palácio, bem diferente de outros palácios que visitei na Europa, dava para ver tudo e fotografar tudo com calma.

palácio de caça de stupinigi

Como todo palácio, é uma sucessão de salas e a visita inteira demora pelo menos 1:30h a depender da pessoa, claro que o tempo é relativo e cada pessoa visita no seu ritmo, mas eu colocaria pelo menos duas horas apenas para o palácio, se você for na primavera ou verão e quiser conhecer o jardim e o parque então acrescente mais tempo, eu reservaria uma tarde inteira para o Palácio de Caça de Stupinigi.

palácio de caça de stupinigi

Outra parte importante do Palácio de Caça de Stupinigi é o quarto da rainha, fiquei bem encantada com o conjunto de escrivaninha e mesas do quarto, que é todo de ébano e a parte branca é de marfim, a escrivaninha tem um design um pouco diferente porquê ela tem 5 pés!

palácio de caça de stupinigi
palácio de caça de stupinigi

Algumas salas eram bem específicas, tinha a sala de jogos que era uma sala cheia de mesas com tabuleiros e jogos, era uma sala praticamente exclusiva dos homens, que além de sala de jogos funcionava também como sala para fumar.

Havia também uma sala para as mulheres, que era mais ou menos como as salas de hoje em dia, um lugar de sentar e conversar mesmo, o que é interessante é que nas sala que as mulheres usavam, tinham poltronas e sofás mais largos, o que é compreensível vendo os vestidos que as mulheres usavam na época.

palácio de caça de stupinigi

Eu fiquei muito impressionada com os jardins, mas infelizmente eu visitei o Palácio de Caça de Stupinigi no inverno e sequer consegui sair do palácio porquê estava muito frio. O jardim é de perder de vista e depois do jardim ainda tem um parque, que era onde os nobres caçavam

palácio de caça de stupinigi

Informações práticas sobre o Palácio de Caça de Stupinigi :

Como chegar : É possível chegar ao palácio usando apenas o transporte público assim como também é possível ir de bicicleta ou de táxi. Com o transporte público, pegue o bonde número 4 em direção a Drosso Capolinea e desça em Caio Mario, quase na frente desse ponto, tem um outro chamado Caio Mario Nord e lá você pega o ônibus 41, direção Orbassano e desce em Stupinigi, de lá já vai ver o palácio.

Horário de abertura : Terças à sextas das 10 as 17:30, sábados, domingos e feriados das 10 as 18:30h. Fechado às segundas.

Preço : 12€ adulto, audioguia incluso no bilhete, mas não há em português.

Outros post sobre Turim :

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e falar sobre cabelo, por isso decidiu ter dois blogs: Um para cada paixão.

Related posts

10 Comments

  1. Oscar | www.viajoteca.com

    Essas residencias reais na Europa são de tirar o fôlego e pensar que que na época que a maioria delas foi construída não existiam várias das ferramentas que existem hoje.. Na Alemanha visitei uma residência de verão / caça que me fez lembrar muito Stupinigi. Obrigado por compartilhar um pouco desse lugar com a gente

    Reply
  2. Gil Sousa

    Nunca tinha ouvido falar em palácios de caça, e se calhar até já visitei alguns 🙂 Muito bonito mesmo, e também muito cheios de decorações, talvez um pouco até demais, mas na época era bem comum. Gostei bastante do artigo, pena que não conseguiu visitar os jardins, também parecem muito bonitos 🙂

    Reply
  3. Tina Wells

    Muito lindo e interessante, não só a decoração e as salas suntuosas como a história do lugar! Dá vontade de ter vivido nessa época (fazendo parte da realeza, claro)!

    Reply
  4. Juliana (Blog Turistando.in)

    Paula
    Eu tenho uma paixão além do normal por Torino! Poderia dizer que foi paixão à primeira vista, mas eu jà tinha grandes interesses antes mesmo de ir para là! Chegar ali apenas confirmou minhas expectativas!
    Contudo, apesar de ter ido duas vezes para là (e ainda pretendo morar um tempo), nao tinha ouvido falar deste palàcio!
    Achei muito interessante, mas tentarei não fazer como você e ir fora do inverno! Eu sempre viajo no inverno (amo) e com isso, também dou o azar de ver os jardins assim….. sem nada! Aliàs, pensando bem, todas as vistas que fiz em Palàcios e Castelos foi no inverno!
    🙁

    Reply
  5. Lidiane Albuquerque

    Adorei o post ! Amoooo visitar palácios e castelos, sou extremamente encantada por eles! Tudo tão lindo, fico encantada pesando como era a vida naquela época !

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *