Museu Erarta em Sao Petersburgo

museu erarta

Eu queria muito ir no Museu Erarta, que é o museu de arte contemporânea de São Petersburgo, tentei ir na minha primeira vez na cidade, mas por falta de planejamento, não foi possível.

Na minha segunda vez, percebi que estava na programação das visitas e fiquei bem feliz, porquê é em se tratando de museu de arte, ele é um dos meus tipos favoritos!

museu erarta

O Erarta tem uma proposta bacana de nos mostrar que a arte contemporânea não é aquela coisa lá, distante de pessoas normais como a gente, e que também arte não é algo difícil de entender, está aqui no nosso dia a dia.

Uma das provas que o Museu Erarta que ser um museu mais “sem firulas” é que no dia que eu fui, havia um andar inteiro para artistas sem formação alguma em arte, pessoas que fazem trabalhos artísticos, mas que nunca frequentaram uma escola de arte, gente que aprendeu

museu erarta

Com todo esse tema de que a arte não é algo tão distante da nossa realidade, o Museu Erarta resolveu levar um dos pintores que tem quadros lá, para ensinar um pouco da técnica dele para os visitantes.

Foi a primeira vez que vi um artista pintar ao vivo uma obra no museu onde ele está expondo, como ele usa manchas e pontos para fazer o desenho, ele estava explicando a técnica e ao mesmo tempo mostrando como fazer.

museu erarta

Quem olha esse quadro não percebe, mas ele não foi pintado “normalmente”, o pintor usou pequenos pontos para fazer o todo, uma técnica impressionista chamada pontilhismo, que nada mais é que criar pequenos pontos ou manchas e que no final dá um resultado visual que quase não parece pontos, só olhando de perto é que a gente percebe que toda a harmonia do desenho, é na verdade feita de pequenas manchas.

museu erarta

museu erarta

Por coincidência, no dia que fomos tinha uma exposição do Sebastião Salgado, eu já tinha visto o anúncio para uma exposição dele em Liubliana, e qual não foi a nossa surpresa de encontrar uma exposição dele sobre a Amazônia e o Pantanal?

Foi a minha primeira vez vendo o trabalho do Sebastião Salgado assim de perto, me deu um baita orgulho de ver um artista brasileiro ali na Rússia, e a guia do Museu Erarta fez questão de nos levar logo nessa seção para a gente ver as fotos.

museu erarta

museu erarta

Qual não foi a minha surpresa ao descobrir que as bonecas russas, as matrioskas na verdade são originárias do Japão! Vale lembrar que a Rússia é um país gigante, e de um lado, na Europa ele tem a Finlândia como vizinho, e do outro tem…o Japão!

museu erarta

Como estávamos na Rússia, tinha também muito de Arte Totalitária, foi a minha primeira vez vendo esse tipo de arte, muitos com temáticas comunistas, socialistas e com muitas representações da antiga União Soviética e do povo russo.

museu erarta

Voar sempre foi o sonho do homem, e essa moça com asas de avião reflete bem esse desejo antigo da humanidade, e ao mesmo tempo nos faz chegar mais perto do espaço,  a peça chamada de mensageiros do espaço tem uma cópia, no aeroporto de São Petersburgo.

museu erarta

Em alguns momentos, parecia que eu estava no Tate Modern, com os quadros que apesar da gente “não entender” a gente consegue captar a essência e sempre nos passa alguma sensação, e essa é bem a essência desse museu, trazer a arte pra nossa realidade, sem que seja aquela coisa de “gente entendida”, o Erarta mostra que todo mundo pode entender, gostar e fazer arte, que é algo acessível e eu gostei muito desse conceito.

museu erarta

museu erarta

 

Informações práticas sobre o Museu Erarta :

Horário de funcionamento : Das 10 as 22h. Fechado às terças.

Preço : 500 rublos o bilhete para adultos.

 

Outros posts sobre São Petersburgo : 

 

Eu visitei o Museu Erarta a convite da Global Russia, mas todas as opiniões são minhas e imparciais.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.