Museu da Ciência e Tecnologia no Islã

Museu da Ciência e Tecnologia no Islã

Essa minha temporada de 4 semanas em Istambul me fez conhecer muitos museus, e um deles é o Museu da Ciência e Tecnologia no Islã, um museu pequeno e com uma temática um pouco diferente. Ele fica no Parque de Gülhane, pertinho do Palácio de Topkapi e do Museu Arqueológico.

Museu da Ciência e Tecnologia no Islã

Muita gente não sabe,  mas durante muitos seculos os árabes dominaram toda a ciência e todo o conhecimento, eram muito mais avançados que os outros povos, principalmente em se tratando de Matemática, Medicina, Astronomia e Geografia.

Antes de mais nada, vamos lembrar que apesar do museu ser em Istambul, turcos não são árabes! Muita gente acha que turcos são árabes porquê confundem povo e religião! Apesar dos turcos serem muçulmanos como os árabes, os turcos são originários da Ásia Central e foram islamizados.

Por outro lado, árabes são originados da Península Arábica e difundiram a religião deles a outros povos não-árabes, por isso nem todo muçulmano é árabe. Turcos não são árabes, iranianos não são árabes, paquistaneses não são árabes etc…mas todos esses povos tem a maioria muçulmana.

Museu da Ciência e Tecnologia no Islã

Voltando ao museu, são dois andares contando sobre descobertas feitas pelos muçulmanos, de astrolábios a objetos farmacêuticos, e uma grande variedade de mapas, inclusive um mapa da costa brasileira.

O térreo basicamente tem descobertas ligadas a química, medicina e ilustrações de mapas, enquanto o primeiro andar (o mais interessante para mim!) é mais sobre Astronomia/Geografia e é também a parte mais rica do museu.

Museu da Ciência e Tecnologia no Islã

Lembra que eu falei que os muçulmanos em geral estavam bem a frente do seu tempo? Pois, durante muitos anos eram eles os principais astrônomos, físicos, geógrafos, médicos etc. No Museu da tecnologia e Ciência no Islã tem uma parte só de Astronomia e arrisco a dizer que é uma das partes mais completas do museu, com muitos mapas e vários objetos como astrolábios e telescópios.

Mesmo o museu sendo pequeno, a maioria das peças tem informação em inglês e com certeza você já ouviu falar de alguns dos inventores que estão lá. Me senti um pouco exclusiva, porquê no dia que eu fui, havia apenas um casal e outra pessoa além de mim visitando o museu, como ele tem poucos visitantes, dá para ver tudo com tranquilidade.

Museu da Ciência e Tecnologia no Islã

Claro que o museu não é assim um dos imperdíveis de Istambul, nem colocaria ele numa primeira visita a cidade, ele é mais um museu para quem se interessa pelo tema, ou estiver na cidade por mais tempo ou ainda estiver indo pela segunda ou terceira vez, já que ele é um museu relativamente pequeno e até um pouco escondido.

Informações práticas sobre o Museu da Ciência e Tecnologia no Islã :

Endereço : Ele fica dentro do Gülhane Park, a estação mais próxima é Gulhane.

Horário de funcionamento :

Preço : 10 liras turcas.

 

Outros post sobre Istambul :

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.