Ortakoy : Bairro para Visitar em Istambul

ortakoy

Lembro ainda da primeira vez que ví Ortakoy, estava fazendo o cruzeiro no Bósforo e o barco parou para pegar mais passageiros. Fiquei encantada com aquele bairro que mais parecia uma cidade do interior, fofinho e colado na Ponte do Bósforo, e corri para ver o nome do pier, para voltar no dia seguinte, Ortakoy era o nome da parada.

ortakoy

Claro que eu não voltei no dia seguinte, acabei me entretendo com as várias outras opções de passeios em Istambul, mas no meu último dia na cidade eu resolvi passar o dia lá, e a verdade é que quando a gente chega em Ortakoy, parece que saímos de Istambul e estamos em alguma cidade do interior da Turquia.

ortakoy

Ortakoy e a ponte mais famosa de Istambul

Ortakoy fica do lado de Besiktas, na parte européia de Istambul, e é lá que fica um dos principais cartões-postais da cidade : A Ponte do Bósforo. Sim, aquela que liga a Europa a Ásia! Ainda me lembro a primeira vez que ouvi falar dessa ponte, como achei fascinante o fato de você atravessar uma ponte e estar em outro continente.

A Ponte do Bósforo não é aberta para pedestres, então é do Pier de Ortakoy que você pode chegar o mais perto possível (se não tiver de carro, óbvio) e tirar uma daquelas fotos com a ponte ao fundo, e de noite é ainda melhor porquê a ponte fica iluminada.

ortakoy

O bairro parece um vilarejo, e não tem tantos turistas como Sultanahmet por exemplo, além da mesquita tem umas três ruas principais e toda a frente perto do pier, de onde se tem uma vista incrível da Ponte do Bósforo e do próprio Bósforo. Há também várias lojinhas e uma feirinha que vende lembrancinhas e artesanato.

ortakoy

A mesquita de Ortakoy é um lugar que vale a visita! Claro, ela é uma mesquita pequena e tá longe de ser uma Mesquita Azul por exemplo, mas se você gosta de conhecer mesquitas, ela é uma boa pedida, porquê não costuma ser tão cheia como as mesquitas mais famosas de Istambul.

ortakoy

Passear em Ortakoy

Minha sugestão é dar uma volta, visitar a mesquita, tirar fotos e aproveitar para comer no localpara aproveitar a vista. Se você não for em horário de comer, tome pelo menos um café (turco, se possível!) e relaxe, Ortakoy é um desses lugares para a gente abstrair a vida cotidiana, e prestar atenção no azul do Estreito de Bósforo entre um gole e outro (ou colherada!).

ortakoy

Para quem gosta de festas, além dos bares e discotecas de Taksim, outro lugar bem animado é Ortakoy que tem alguns dos melhores lugares para dançar em Istambul e discotecas grandes e famosas como Reina e 360, que como o nome indica, tem uma vista de 360 graus da cidade e é um lugar incrível para ver a Ponte do Bósforo.

ortakoy

Como chegar em Ortakoy

Barco : Há barcos saindo do pier de Besiktas, se tiver tempo pegue o barco, o passeio é bem legal.

Ônibus : Há uma infinidade de ônibus que passam em Besiktas que é bem perto, mas para quem quer descer bem em Ortakoy, o ônibus 22 é a melhor opção, dá para pegar ele em Kabatas (estação final do bonde que passa em Sultanahmet)

 

Outros posts sobre Istambul

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.