Roteiro de 5 dias em São Petersburgo

Roteiro de 5 dias em São Petersburgo

roteiro de 5 dias em são petersburgo

São Petersburgo para mim é uma dessas cidades incompreendidas, ou melhor é uma cidade que não chama tanto o turista como Paris ou Praga, eu explico : Todo mundo sabe que essas duas cidades são lindas, mas pouca gente sabe que São Petersburgo é tão ou mais linda que as duas.

Já contei que na minha primeira vez na cidade eu não esperava nada, na verdade eu esperava avenidas largas, prédios gigantescos e uma cidade cinza, mais ou menos como Varsóvia, Praga ou outras cidades com influência soviética que eu visitei. Quando cheguei em São Petersburgo eu surtei! Eu não conseguia parar de pensar “Como é que ninguém sabe que essa cidade é linda assim?”

roteiro de 5 dias em são petersburgo

Além de linda, São Petersburgo é gigante e tem muitos, muitos monumentos para se visitar e dá para a gente preencher tranquilamente uma semana inteira de visitas pela cidade, mas raras são as pessoas que dedicam tanto tempo a cidade.

Já estive em São Petersburgo duas vezes, e em uma vez passei 5 dias na cidade e na segunda vez passei 4 dias na cidade, e acho cinco dias uma quantidade boa para visitar a cidade.

roteiro de 5 dias em são petersburgo

Decidi postar um roteiro de 5 dias em São Petersburgo para servir de base para quem quer visitar a cidade, inclui palácios, museus, e passeios na cidade mas você pode fazer adaptações de acordo com seu gosto, pode fazer uma viagem mais devagar e acrescentar mais dias (e atrações) ou diminuir um dia e cortar algumas atrações, esse roteiro de 5 dias em São Petersburgo é apenas uma base.

Roteiro de 5 dias em São Petersburgo dia a dia.

São Petersburgo é uma cidade plana e excelente para ser explorada a pé, leve um sapato confortável porquê a maioria das atrações ficam no centro mesmo e dá para fazer quase tudo a pé, e como a cidade é bem bonita, você vai querer andar muito para ver tudo. Então vamos lá ao roteiro de 5 dias em São Petersburgo :

Dia 1 : Museu Hermitage e Museu Erarta.

 

roteiro de 5 dias em são petersburgo

Lembra quando eu disse achava que São Petersburgo tinha prédios gigantes? O Museu Hermitage é a prova disso! O Hermitage é um dos maiores museus do mundo com mais de três milhões de peças (nem tudo está exposto!) e fica no antigo Palácio de Inverno que era a moradia oficial dos Tzares.

Roteiro de 4 dias em São Petersburgo

São salas e mais salas nos diversos andares do prédio, de antiguidades egípcias a arte russa, passando ainda pelo Renascimento Italiano, o Hermitage tem uma das maiores coleções de quadros do Renascimento, engraçado que eu não esperava ver Leonardo da Vinci e Caravaggio, mas os quadros eram um das atrações mais concorridas do Hermitage, todo mundo se aglomerando para tirar foto desses quadros.

Roteiro de 4 dias em São Petersburgo

O Hermitage pode facilmente preencher um dia inteiro, e se você gosta muito de museu eu sei que conseguirá passar o dia inteiro. Para esse roteiro eu coloquei apenas metade do dia nele, como disse fica a critério de cada um fazer modificações nesse roteiro. As duas vezes que fui a Rússia, fui em agosto e o Hermitage fica bem quente por dentro, além de estar lotado, a visita fica um pouco difícil, e apesar de ter muita coisa para visitar, depois de algumas horas eu estava esgotada.

Roteiro de 5 dias em São Petersburgo

Para coroar o dia com museus, o Erarta, que é o museu de Arte Contemporânea de São Petersburgo. Ele é um museu bem novo, vai fazer seis anos que foi aberto, e eu não pude ir na minha primeira ida a cidade mas aproveitei minha segunda visita para conhecer e gostei muito.

Roteiro de 4 dias em São Petersburgo

No dia que eu fui, tinha uma exposição do Sebastião Salgado no Erarta, aliás duas : Gênesis e Amazônia e Pantanal que eu adorei! Foi a primeira vez que tive a oportunidade de ir a uma exposição de Sebastião Salgado, fiquei encantada com o trabalho dele, e muito orgulhosa claro! Engraçado que alguns dias antes eu ví que ele também estava com uma exposição em Ljubliana mas como o meu tempo lá estava curto, não pude ir.

Roteiro de 4 dias em São Petersburgo

O Erarta é o maior museu de arte contemporânea em São Petersburgo, e não tem só quadros, são esculturas e muita arte que a gente pode entrar, tocar, participar, é como se a gente incorporasse um pouco da arte em nós, entrei numa sala onde a porta parecia uma porta de máquina de lavar, depois sentei numa mesa de chá gigante à la Alice no País das Maravilhas, tinha também um pintor com suas obras expostas lá, e ele ensinava ao vivo um pouco da sua técnica.

Mesmo sem entender todo o conceito de arte contemporânea, eu me senti fazendo parte do meio, e isso foi bem legal.

Dia 2 : Palácio de Catarina a Grande, e catedrais.

Roteiro de 5 dias em São Petersburgo

O Palácio de Catarina fica no subúrbio de São Petersburgo e é maravilhoso por dentro e por fora! Conhecido também pelo nome de Palácio de Verão (porquê os tzares costumavam ir durante o verão) são salas e mais salas de luxo e muito ouro, as que mais me chamaram atenção foi a sala de baile e a sala de chá.

Roteiro de 4 dias em São Petersburgo

Dá para passar o dia inteiro por lá, entre o palácio e o parque, mas vá preparado porquê é bem difícil encontrar lugar para comer ou beber nas redondezas, pelo menos se você não estiver de carro.

Isso que parece um mini palácio, era na verdade a cozinha do palácio! Durante os meses de primavera e verão, os jardins ficam bem convidativos, e um passeio pelo jardim é bem agradável.

Roteiro de 4 dias em São Petersburgo

roteiro de 5 dias em são petersburgo

A Catedral do Sangue Derramado é na verdade um apelido, o verdadeiro nome dela é Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derramado (ufa!) é uma das visitas imperdíveis de São Petersburgo. O estilo em muito lembra a Catedral de São Basílio, em Moscou, e ela é linda por fora!

Lembro de quando cheguei em São Petersburgo pela primeira vez, tinha pego um ônibus saindo de Tallin e cheguei de manhã cedinho, e fui caminhando até meu hotel, até que passei por perto dela e fiquei admirando-a por alguns segundos. Voltei no mesmo dia para ver, ela é linda mas à medida que a gente se aproxima, e vai vendo os detalhes, fica ainda mais linda.

Roteiro de 4 dias em São Petersburgo

Ela é linda por fora, mas consegue ser ainda mais linda por dentro! As paredes são todas de mosaicos, parece pintura mas são mosaicos bem pequenos, a catedral fica lotada de turistas sempre, e apesar da entrada paga eu acho que vale muito a pena, é o interior de uma igreja mais bonito que eu já vi na vida! Quando entrei, fiquei embasbacada com tantos desenhos e com a riqueza dos mosaicos em todas as paredes.

Roteiro de 5 dias em São Petersburgo
roteiro de 5 dias em são petersburgo

Outra catedral linda é a de Santo Isaac, com sua cúpula ela é uma das maiores catedrais do mundo, se você tiver força na perna o suficiente para subir mais de 300 degraus, será recompensado com a vista panorâmica de São Petersburgo.

Por dentro ela é um museu, e você com certeza vai olhar muito pro alto, o teto é todo decorado e o interior é enorme, a gente se sente meio formiguinha enquanto passeia por lá. Quer ver um pouco da catedral? Aqui tem um link para um panorama de 360º da catedral.

Roteiro de 5 dias em São Petersburgo

Devo visitar a catedral do Sangue derramado ou a de Santo Isaac?

Já ouvi essa pergunta algumas vezes, e eu responderia que as duas! As duas são lindas, as duas valem muito a pena a visita! A de Santo Isaac é um pouco mais tranquila de se visitar, e tem a vista deslumbrante de toda São Petersburgo. A do Sangue Derramado é um pouco menor, mais lotada e tem os mosaicos mais lindos que já vi.

Eu tentaria encaixar as duas no roteiro, mas em caso de absoluta falta de tempo e se só pudesse ir em apenas uma, eu optaria pela do Sangue Derramado, mas isso é uma escolha pessoal, com certeza vai ter muita gente que prefere a de Santo Isaac.

roteiro de 5 dias em são petersburgo

Dia 3 : Passeio de barco e Fortaleza de São Pedro e São Paulo :

Não deixe de incluir um passeio de barco pelo rio Neva no seu roteiro de 5 dias em São Petersburgo! O passeio de barco é uma excelente forma de ver alguns monumentos e prédios por um outro ângulo, e a depender do passeio você conhecer também algumas partes de São Petersburgo onde os turistas raramente vão, além é claro de ver monumentos como o Hermitage e a Catedral de Santo Isaac e outros pontos.

roteiro de 5 dias em são petersburgo

roteiro de 5 dias em são petersburgo

Para quem não sabe, São Petersburgo é na verdade um conjunto de 42 ilhas, e apesar de diferente me lembrou Estocolmo por ter tantas ilhas e pontes interligadas. A depender da época do ano, é possível também fazer passeio nos canais, mas o meu passeio favorito continua sendo no rio por ter um melhor panorama dos monumentos.

roteiro de 5 dias em são petersburgo

Depois do passeio no rio, uma boa pedida é visitar a Fortaleza de São Pedro e São Pauloque funciona mesmo como um museu. Foi nessa parte da cidade que São Petersburgo foi formada, a fortaleza além de funções de defesa, foi uma prisão durante anos, e hoje ainda abriga um museu sobre a tortura.

A parte mais incrível para mim é a Catedral de São Pedro e São Paulo que fica lá dentro, além de ser linda por dentro com lustres gigantes e muito ouro, é também lá que está enterrado a maioria dos tzares russos.

Há diferentes preços para entrar na fortaleza, de acordo com o que você vai visitar, eu peguei o mapa da fortaleza e priorizei a catedral e andar um pouco sem rumo mesmo, depois aproveitei e fui ao Jardim de Verão que fica lá perto.

roteiro de 5 dias em são petersburgo

Dia 4 : Nevsky Prospekt e Museu Fabergé

roteiro de 5 dias em são petersburgo

No quarto dia, resolvi deixar a manhã um pouco livre, sem muita coisa a fazer, ou melhor sem muitas obrigações formais além de passear pela Névsky Prospekt que é a principal avenida da cidade.

De arquitetura tradicionalmente soviética, a Nevsky é bem larga e bem comprida, e é nela que tem as principais lojas da cidade, aliás para quem quer fazer compras em São Petersburgo, basta seguir a Nevsky que vai encontrar as principais redes de varejo da Europa.

Também na Nevsky há muitas outras coisas para visitar, além de lojas comuns há o Café Singere a Eliseyev Emporium que são lojas tradicionais com uma arquitetura especial e que vale a visita, assim como outros pontos de interesses como a catedral de Kazan, a Igreja Armênia, Biblioteca Nacional entre outros.

Roteiro de 5 dias em São Petersburgo

O Museu Fabergé como o nome indica, é dedicado às obras de Carl Fabergé e abriga mais de 4 mil obras do Fabergé, com ênfase especial aos Ovos de Páscoa Imperiais criados especialmente para os dois últimos tzares da Rússia. Além dos ovos, há muitas jóias, prataria, e artigos religiosos, esses últimos costumava ser um presente muito popular para as famílias.

Uma das peças que me deixou mais encantada foi um desses ovos imperiais, que tinha formato de uma árvore de louros feito de safiras, diamante, ouro, rubi, ametista e várias outras pedras, a meticulosidade do trabalho era incrível, os detalhes e toda a riqueza das peças chamam a atenção dos visitantes.

roteiro de 5 dias em são petersburgo
Foto : www.travelwithpedro.com

Dia 5 : Peterhof, o Palácio de Pedro o Grande :

O palácio serviu de moradia para Pedro o Grande e, apesar de Peterhof nomear o grande palácio, o que existe é na verdade um conjunto de vários pavilhões e palacetes dispersos no parque. Infelizmente não é possível tirar fotos na parte de dentro, mas a parte que eu mais gostei foi o salão de âmbar que é todo feito com pequenos pedaços de âmbar (6 toneladas) e revestido em ouro.

O blog Vontade de Viajar tem um post bem prático explicando em detalhes como chegar ao Palácio de Catarina e ao Peterhof.

roteiro de 5 dias em são petersburgo

O palácio é maravilhoso, mas o jardim é esplêndido e me lembrou muito o jardim do Palácio de Versalhes. Infelizmente no dia que eu fui estava chovendo e não pude explorar o jardim todo como eu queria, mas mesmo assim tive uma ideia do bonito que é.

Logo quando a gente sai do palácio, dá de cara com a grande cascata e a fonte Sansão, e o jardim em estilo francês cobre toda a área entre o palácio e o Golfo da Finlândia.

roteiro de 5 dias em são petersburgo

Onde comer em São Petersburgo

Como era a minha segunda vez na cidade, eu já conhecia um pouco da culinária russa e tive o prazer de repetir alguns pratos já tradicionais como strogonoff, pelmeni, borsch (aquela sopa de beterraba!) e muitos mais, comi tão bem que depois que voltei passei a procurar restaurantes de comida russa para conhecer um pouco mais.

Onde se hospedar em São Petersburgo

roteiro de 5 dias em são petersburgo

Em minha viagem a São Petersburgo eu fiquei hospedada no Radisson, que tem uma excelente localização : Fica na Avenida Névsky que é a principal avenida da cidade e mesmo numa cidade grande como São Petersburgo, dá para ir a pé do hotel a vários pontos turísticos da cidade.

 

 

Outros posts sobre São Petersburgo :

Procurando hotel em São Petersburgo?


Booking.com

 

Eu visitei alguns dos lugares a convite do órgão russo de turismo, mas o texto e impressões são meus e imparciais.

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

20 Comments

  1. Lena Reis

    Paula,

    Ok, estou convencida! Quando houver uma oportunidade de conhecer essa cidade incrível, já sei aonde estão as melhores dicas!

    Um abração,

    Lena

    Reply
  2. Daniele Polis

    Que roteiro incrível!!!
    Eu sou louca para conhecer São Petesburgo, dedesde que assisti Anastasia ahaha
    Vendo essas fotos só me deu mais vontade de ir e ver tudo isso ao vivo. Incrível mesmo!

    Beijo

    Reply
  3. Murilo Pagani

    Eu sou um daqueles que nem imaginava que São Petesburgo tinha tantas atrações assim!!
    hahahaha

    Esse é um dos meus maiores prazeres no blog: compartilhar dicas de lugares que as pessoas nem sonham que pode render várias e várias viagem!!

    Adorei o post!

    Abraço

    Reply
  4. Luiz Jr. Fernandes

    Oi Paula, que demais esse post! Nossa estive em St. Peth em uma época muito fria e praticamente todos os dias estavam nublados, mas a cidade pulsa né?!? Como quero voltar em um tempo mais agradável pra conseguir desfrutar melhor das paisagens e da “simpatia” russa! Abração!

    Reply
  5. Rui Baptista

    Parabéns pelo post. Estive uns dias em S. Petersburgo e fiz muito parecido com a tua experiência. Certamente, uma excelente ajuda para quem nunca foi e, sem dúvida, deve ir! S. Petersburgo é um destino de eleição… parabéns pela escolha!

    Reply
  6. sonia ramos

    bom dia
    Esta cidade semrpe me fascinou, só tenho receio da lingua.

    Gostaria de saber como se deslocou ao palacio de catarina

    obrigada

    Sonai Ramos

    Reply
  7. VaneZa Narciso

    Nunca estive nesta cidade, mas todas as fotos que vejo, me encantam o colorido dos prédios, embora beeem antigos, estao preservadíssimos. E o roteiro está maravilhoso, é só imprimir e arrumar as malas. E o idioma é um empecilho? Como lidar com a diferença idiomática, embora se fale o inglês em qualquer lugar do mundo praticamente?

    Abraços!

    Reply
  8. Rodrigo

    Paula,
    Estou seguindo sua dica e vou com minha esposa em Abril de Tallin para S. Petersburgo de ônibus – Lux Express saindo as 15:45 e chegando as 21:40
    Você sabe informar qual o limite de bagagem de mão e para despachar?
    Gostaria de saber se é tranquilo ir do terminal de ônibus para o Hotel mesmo chegando a noite em S. Petersburgo? Tem taxi a essa hora? Sabe dizer quais as opções de transporte?
    Ainda não resolvi o hotel, tem alguma indicação?

    Parabéns pelo post,
    Grato

    Reply
    1. Paula Augot

      Rodrigo

      Na minha primeira vez eu fui a pé da rodoviária para o hotel, e era tipo 5-6h da manhã, não é perigoso, mas é um tanto chato (e em abril é frio!) porquê no meu caso era um domingo de manhã e tinha muita gente saindo da festa, gente bêbada por exemplo…não tive problema algum, mas só queria contar isso.

      Sobre o transporte, a rodoviária fica perto de uma estação de metrô, uns 5 minutos a pé, não lembro exatamente o nome exato, mas o google maps me disse que é o Obvodnyy kanal (linha 5), mas dá uma checada antes pra ver se não mudou. Vc pode pegar o metrô e pode também pegar táxi se preferir.

      Sobre a mala, eu estava com uma mala pequena, não sei informar a franquia de mala, mas ví outras pessoas com mala de viagem grande, normal e mochilas grandes tb, então acredito que seja ok uma mala por pessoa, mas dá uma checada antes no site deles pra ver se dizem alguma coisa.

      Sobre hotéis, a primeira vez eu fiquei em um que não curti muito, não lembro mais o nome, mas dá pra pesquisar aqui e olhar as avaliações http://bit.ly/2hHJNMT

      Boa viagem!

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *