Museu de Arte Turca e Islâmica

Museu de Arte Turca e Islâmica

Eu já contei que sou apaixonada por Arte Islâmica, mas é bem difícil eu encontrar esse tipo de museu, infelizmente há poucos exemplares desse tipo de museu espalhados pelo mundo. Um dos museus de Arte Islâmica que eu conheço, é o Museu de Arte Turca e Islâmica que fica em Sultanahmet, bem no coração histórico de Istambul, ao lado da Mesquita Azul.

Museu de Arte Turca e Islâmica

Eu já tinha ido no Museu de Arte Turca e Islâmica, mas só da ultima vez consegui ir com mais calma e fotografar para escrever um post. Apesar de estar bem no centro histórico de Istambul, e ao lado do monumento mais famoso da cidade, o Museu de Arte Turca e Islâmica não é tão visitado, e muitos turistas nem sabem que ele existe.

Museu de Arte Turca e Islâmica

O Museu de Arte Turca e Islâmica funciona no antigo palácio de Ibrahim Pasha, que foi um importante grao-vizir durante o reinado do Sultão Suleyman O Magnifico, o prédio onde funciona o museu data do século 16 e foi recentemente renovado.

Museu de Arte Turca e Islâmica

Outra parte que fiquei encantada foi a do Alcorão, uma variedade de Alcorões decorados e escrito a mão, na época ser calígrafo era uma profissão bem importante. Acho que essa foi a parte onde passei mais tempo vendo, a riqueza de detalhes e a minuciosidade das pinturas foi algo que me encantou.

Museu de Arte Turca e Islâmica

Também há relíquias muçulmanas no Museu de Arte Turca e Islâmica, como uma suposta mecha da barba do profeta Maomé. Há também cópias do Alcorão que são consideradas as primeiras cópias do livro que foram escritas no começo do Islamismo, e muitos documentos de períodos pré-otomanos.

Museu de Arte Turca e Islâmica

Sem dúvida é a coleção de tapetes que deixa a gente boquiaberto! O museu tem a maior coleção de tapetes do mundo, alguns datando do Império Seljúcidapara quem nunca ouviu falar nesse império, grosseiramente é o Império Otomano na época Medieval.

Museu de Arte Turca e Islâmica

Uma rica coleção que vai de tapetes de oração a enormes tapetes que datados dos séculos 15 a 17, alguns dele cobrindo quase a parede inteira. Quem gosta de tapetes, ou pretende conhecer mais sobre o assunto, não pode deixar de ir a esse museu, já que ele é o maior nesse sentido.

Museu de Arte Turca e Islâmica

Todo o material do museu foi recoltado de diferentes lugares do antigo Império Otomanoque durante o seu auge englobava também o norte da África, Sudeste Europeu e Oriente Médio, então não tem só coisa turca, tem coisa também que vieram de outros países que pertenciam ao império.

Museu de Arte Turca e Islâmica

Museu de Arte Turca e Islâmica

Há ainda objetos que retratam a vida na Anatólia, móveis, e peças contando um pouco do cotidiano das pessoas, além de algumas peças de azulejo. Apesar de não ser grande como alguns museus de Londres, ele é um museu que adoro, e você pode incluir a visita quando estiver em Sultanahmet e quiser um pouco mais de calma, já que ele nunca está lotado.

Museu de Arte Turca e Islâmica

Não sei se já comentei, mas os turcos são a gentileza em pessoa, eu sempre fui muito bem tratada nas minhas idas a Istambul, e na minha última visita a esse museu, um senhor se aproximou de mim e me perguntou em turco de onde eu era, com o meu turco mais do que básico, consegui dizer um sou do Brasil, e ele emendou com outra pergunta que não entendi e disse em inglês que não falava turco.

Dai ele me responde em inglês, me deseja as boas vindas, e me diz que espera que eu goste do país dele e que volte mais vezes, eu respondi que gosto tanto que só esse ano, era a minha segunda vez lá, conversamos por uns dez minutos, e o senhorzinho me deu algumas dicas muito legais de Istambul, me desejou as boas vindas umas dez vezes

Museu de Arte Turca e Islâmica

Eu acho a caligrafia árabe muito linda, e para quem não sabe, o turco era escrito com letras árabes até quase cem anos atras, quando o Ataturk resolveu fazer varias reformas na Turquia, e uma delas foi fazer o turco ser escrito com letras latinas.

Museu de Arte Turca e Islâmica

Informações praticas sobre o Museu de Arte Turca e Islâmica :

Preço : 25 TL

Transporte : A estação mais próxima é a de Sultanahmet

Horário de Funcionamento : Das 9 as 16:30. Fechado às segundas.

 

Outros posts sobre Istambul : 

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.